7 de outubro de 2019

Antes Tarde do Que Nunca - Versão Single

Yeah! (feat.  Lil Jon & Ludacris)
Usher

Infelizmente, nem todos os artistas conseguem manter o seu ápice criativo por muito anos após alcança-lo, deixando um legado de um ou dois grandes momentos e os outros acabando sombra do seu momento de glória. Um desses artistas é o Usher que, apesar de carreira longeva, alcançou o seu maior e melhor momento nos meados dos anos dois mil com o lançamento do arrasa quarteirão Confessions. E o seu principal momento foi o lançamento da genial Yeah!, canção que praticamente ajudou a iniciar um novo subgênero dentro do R&B/hip hop.

Em 2004, Usher era um nome em ascensão dentro do mainstream americano com três álbuns lançados, alguns milhões de cópias e alguns hits (três números um). Todavia, Usher ainda não tinha estourado mundialmente, mas isso mudaria com o lançamento Yeah! que também ajudou a mudar a imagem do cantor. Até então conhecido mais pelo seu sexy e/ou romântico R&B, o cantor adicionou uma pesada influência do hip hop e pop devido ao fato de ter mudado o seu time de produtores. E o resultado disso foi o gigantesco sucesso comercial ao ser número um no mundo inteiro e ter um dos clipes mais importantes dos anos dois mil, ajudando o álbum Confessions a vender cerca de 20 milhões de cópias mundialmente. Tudo isso devido ao dinamismo sonoro de Yeah!.


Produzido pelo Lil' Jon, o DJ Khaled do começo dos anos dois mil, Yeah! é um trabalho eletrizante, explosivo e grandioso que à cada momento consegue criar uma atmosfera tão épica que fica fácil de entender o motivo da canção não apenas ter feito sucesso, mas, principalmente, ainda estar na memória de boa parte do público. Começa pela batida que une perfeitamente a energia do crunk (subgênero do hip hop que a canção ajudou a popularizar) e a sensualidade do R&B, salpicado pelo apelo comercial do dance pop. O resultado é um trabalho único e completamente diferente que era ouvido no ano do lançamento e, sejamos sinceros, nem anos depois foi lançado algo com a mesma pegada. Yeah! é o tipo de canção que não quer que você dance durante a sua execução, mas, sim, a mesma demanda esse tipo de reação ao primeiro acorde. E a canção se torna tão hipnótica que nem interessa que a mesma esteja falando sobre um encontro sexual em uma boate, pois no final das contas só os yeahs repetidos irão ficar marcados na nossa memória. Felizmente, isso não é um problema já que a composição é um trabalho refinadamente pop, divertido e despretensioso. Até mesmo as inserções vocais do Lil Jon funcionam de forma quase mágica, adicionando elementos icônicos para a canção. No ápice da sua carreira, Usher entrega uma performance avassaladora que o colocou na época como um dos maiores astros pop da geração dois mil. E, claro, o sumido Ludacris também entrega um verso sensacional que fecha com chave de ouro a canção. Como já é sabido, Yeah! foi o ápice criativo e de sucesso do Usher, apesar de ter bons momentos depois, nunca alcançou o mesmo desempenho. E também pudera, pois a canção é um dos ápices do pop.
nota: 9,5

Nenhum comentário: