23 de agosto de 2020

A Falta de Respeito

Levitating (The Blessed Madonna Remix) (feat. Madonna and Missy Elliott)
Dua Lipa

Dua Lipa resolveu lançar um álbum de remixes de Future Nostalgia com a participação de grandes nomes do pop. Intitulado Club Future Nostalgia, o álbum conta como primeiro single o remix de Levitating com o featuring da Madonna e da Missy Elliott. Após o lançamento do single notei a grande falta de respeito em torno da canção.

Com uma recepção predominantemente negativa por fãs, Levitating (The Blessed Madonna Remix) parece que está condenada a ser a bomba do ano para muitas pessoas. Felizmente, aqueles que realmente entenderam a ideia pro trás do remix conduzido pela DJ The Blessed Madonna (sim, esse é o nome artístico de Marea Stamper) baseado no trabalho de Koz e StuarPrince podem notar a clara referência a um sub-gênero que teve o seu ápice durante os anos noventa e começo dos dois mil: os remixes de canções que eram vendidos em CDs singles de grandes nomes do pop. Mariah Carey, Jennifer Lopez, Beyoncé, Whitney Houston e, claro, a própria Madonna tem dezenas de canções nessa mesma categoria que transitavam sonoramente entre o club house e o eletrônico. E é nesse nicho que fica a nova versão Levitating, mas muitos "fãs" parecem não ter essa referência clássica do pop e acusaram a canção de "destruir" a versão original. Além disso, parece que esses mesmos críticos parecem não saber qual a definição de o que é um remix.

Ao contrário de vários exemplos recentes, Levitating (The Blessed Madonna Remix) não se limita apenas a colocar um novo verso para incluir uma participação especial. O trabalho aqui é mais profundo e modificador ao alterar a estrutura da versão original, passando de uma electropop/disco com toques de R&B e eletrônico para uma direta electro/club house com boas pinceladas de future bass. A mudança é drástica, mas para aqueles que realmente entendem o conceito é um verdadeiro presente nostálgico de uma era de pop que ainda está vivo na memória de muitos. Poderia ser melhor? Sim. O remix parece não explorar todas as possibilidades que esse sub-gênero apresenta, apesar que a parte final flerta com ideias bem interessantes. Mesmo assim, o remix é um trabalho sólido, divertido e muito bem segurado pela presença das três artistas. Dua perde espaço, mas continua carismática. Madonna está presente na sua melhor canção em anos. E a Missy Elliott mostra para o que veio de forma primorosa. Para aqueles que não gostaram da canção aconselho procurar saber sobre a influência em Levitating (The Blessed Madonna Remix) para depois julgar realmente se achou bom ou ruim. 
notas
Versão Original: 7,5
Versão Remix: 7,5

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