10 de novembro de 2020

Antes Tarde do Que Nunca - Versão Single

In the Air Tonight
Phil Collins

O que faz uma canção ser atemporal? Vários fatores contribuem, mas acredito que nenhuma música possa realmente ser atemporal se não conseguir sobreviver de alguma forma aos intempéries do passar do tempo. E por isso irei falar sobre uma canção que, após quarenta anos do seu lançamento, pode ser considerada um viral moderno, um exemplo de como construir uma atmosfera em uma canção, uma lenda urbana, um dos primeiros grandes sucessos quando os clipes começaram a virar uma parte da cultura musical, uma das principais músicas do rock e dos anos oitenta e uma aula de como quebrar as expectativas. Essa canção é a genial In the Air Tonight do Phil Collins.

Lançada em 1981 como primeiro single solo do Phil Collins após ter feito carreira como vocalista do Genesis, In the Air Tonight se tornou uma das assinaturas da discografia do artista desde o momento que o seu legado começou a ser desenvolvido. Além do sucesso comercial quando foi lançada, especialmente ao redor do mundo, a canção continua a performar muito bem ao longo dos anos. Um dos primeiros fatores para isso é a imensa qualidade de produção ao costurar uma memorável e impressionante balada rock épica que gira tudo em torno da construção de uma atmosfera para ser tudo quebrado em um momento que se tornou algo atemporal. 


Para aqueles que não sabem sobre o que estou falando é o seguinte: In the Air Tonight mantem em cerca de três minutos e quarenta uma atmosfera sombria, low key, climática, densa e dramática a base de guitarra e sintetizadores que parece que vai ser assim durante toda a sua duração para tudo ser jogado para a estratosfera com uma das maiores quebras de expectativas da história da música. E qual essa quebra? Uma falsamente simples introdução de tambores que é acentuado pela técnica de gated reverb que acentua a instrumentalização de maneira impressionante. O efeito causado é uma mudança de ritmo e cadencia que complementa de maneira genial toda a construção climática que foi desenvolvida ao longo de boa parte da canção. Ousado, inesperado e genial são apenas alguns dos adjetivos que podem ser usados para definir a produção em In the Air Tonight. Todavia, o legado da canção vai além da sua produção, pois existe uma verdadeira lenda urbana criada em torno. 

A composição escrita por Phil narra brilhantemente um confronto entre uma pessoa contra aquela que, por algum motivo, traiu a sua confiança de forma mortal. Apesar do cantor não nunca ter afirmado que letra teria significado especifico é claro perceber que a letra se trata sobre sentir raiva sobre as atitudes e quer, no mínimo, algum tipo de vingança que seja literal ou não: 

Well, if you told me you were drowning 
I would not lend a hand 
I've seen your face before my friend 
But I don't know if you know who I am 
Well, I was there and I saw what you did 
I saw it with my own two eyes 
So you can wipe off that grin, 
I know where you've been 
It's all been a pack of lies 

Acontece que essa não confirmação sobre o que realmente se trata a canção gerou uma lenda urbana que pendurou durante anos que In the Air Tonight sobre o momento em que Phill teria visto alguém não socorrer uma pessoa que estaria se afogando. Algumas variações dizem, por exemplo, que o artista teria reconhecido essa pessoa em dos seus concertos anos depois, mas a lenda tem basicamente essa mesma base. Claro, tudo isso passa de apenas uma famosa fanfic bem antes de existir o termo. O que importa é a profundidade que a composição consegue alcançar de maneira direta, seca e de uma força emocional quase tocável que combina perfeitamente com a sua produção. Dona de um dos primeiros clipes que ajudaram a consolidar a era da MTV, In the Air Tonight voltou aos holofotes quando dois jovens irmãos gravaram um vídeo de reação escutando pela primeira vez e se surpreendendo com a mudança instrumental, gerando milhares de visualizações e repercussão com a mídia. E é por todos esses motivos que In the Air Tonight é uma das melhores canções de todos os tempos.
nota: 10

Nenhum comentário: