19 de agosto de 2022

Uma Segunda Chance Para: Obsessed

Obsessed
Mariah Carey

Apesar de estar vivendo em um loop natalino ano após ano, a Mariah Carey ainda tem uma bagagem imensa para ser apreciada, contando até mesmo os momentos “menores” da sua discografia. E um desses momentos que precisam ser reanalisados é a curiosa Obsessed.

Lançada como primeiro single de Memoirs of an Imperfect Angel de 2009, a canção é um dos pontos fora da curva na carreira da cantora ao ser uma diss track, ou seja, “uma canção criada com o único propósito de expor e insultar uma pessoa ou um grupo de cantores”. Obviamente, Mariah já tinha falado de outras pessoas em suas canções, mas nunca tão notável como em Obsessed. Apesar de nunca ter confirmado, a história por trás dessa história sobre um cara que de tão obcecado pela cantora que inventou toda uma relação que nunca existiu seria sobre o Eminem. Acredito que no álbum Charmbracelet tem a faixa Clown que também seria sobre o rapper e a “relação” entre os dois artistas, mas Obsessed é bem mais conhecida devido ao fato de ter sido single e, principalmente, bem mais incisiva liricamente.

Sempre com um lírica que sempre primou pela delicadeza, sutileza e dramaticidade, a letra da canção é direta, forte e, várias vezes, desconcertantemente agressiva. Os shades que Mariha mandam não são nada sutis, transitando entre o fato de acusar da pessoa que é direcionada a canção ser um drogado, mentiroso, delirante e um stalker. E passado mais de dez anos do seu lançamento ainda é estranho ouvir a cantora disparar tantas frases fortes e que nem sempre acertam o alvo esteticamente. Momentos como “You a mom and pop, I'm a Corporation/ I'm the press conference, you a conversation” é de entrar para a categoria de vergonha alheia mais fácil que pode se imaginar. Entretanto, quando a composição acerta o tom de humor/acidez é um trabalho realmente divertido, especialmente no viciante refrão. Sonoramente, Obsessed é uma canção com a influencia hip hop mais acentuada da sua carreira com uma batida extremamente marcante, cadenciada, radiofônica e sombria. Apesar do uso do auto tune sem precisão, a performance de Mariah funciona pela sua marca distinta do começo ao fim e devido ao fato da cantora parece se divertir ao entoar a canção. Último sucesso comercial contemporâneo até o momento da carreira da Mariah Carey, Obsessed é uma canção que merece um lugarzinho dentro do panteão do pop devido simplesmente a sua estranha existência.
nota: 8

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