2 de novembro de 2009

Faixa Por Faixa

CD:I'm Not Dead
Artista:P!nk
Gênero:Pop,Rock
Vendagem:6,5 milhões
Singles/Peak na Billboard:Stupid Girls(13°),Who Knew(9°),U+Ur Hand(9°),Nobody Knows(lançado apenas na Europa e Australia),Dear Mr. President(lançado apenas no Canada,Australia e Europa),Leave Me Alone (I'm Lonely)(lançado apenas na Europa e Australia),'Cuz I Can(lançado apenas na Australia)
Faixas:14 edição normal/18 faixas + 2 remixes + 4 b-sides(outras versões)
Grammy
Nenhuma indicação

Em seu quarto álbum P!nk estava "zangada".Depois que abandonou o estilo R&B e pop dos dois primeiro álbuns(Can't Take Me Home e M!ssundaztood) e se dedicou a rock em Try This as vendagens nos Estados Unidos cairam.De mais de 5 milhões em M!ssundaztood para 700 mil em Try This,a gravadora não gostou da vendagem.Porém Try This vendeu mais de 6 milhões ao redor do mundo.Então para dizer que ela "não estava morta",P!nk lançou "I'm Not Dead" em 2006 mostrando ter personalidade em fazer o que ela queria e não se render aos desejos da gravadoras.Ela conseguiu seu segundo maior sucesso ao alcançar 6,5 milhões de cópias pelo mundo e vários hits.

Faixas

1.Stupid Girls:Já de cara P!nk dispara sua metralhadora.Nessa super divertida crítica,ela discuti tudo sobre o estilo de vida difundido por Paris Hilton,Mary Kate Olsen,Lindsay Lohan e outras.Apesar de em certos momentos P!nk querer parecer séria demais(Desastre está a toda volta/Mundo desesperado),certas tiradas da letra são hilárias(O que aconteceu com os sonhos de uma garota presidente?/Ela está dançando no clipe perto do 50 Cent),além da pegada mais pop contagiante e o sensacional clipe vencedor de um VMA.Primeiro single.
nota:8

2.Who Knew:O segundo single do álbum mostra como P!nk consegue falar de assuntos sentimentais sem cair no lugar comum ou no brega.Além disso sua ambigüidade é fantástica.Escrita sobre uma decepção entre amigos,a canção pode ser interpretada como uma decepção amorosa,entre pai e filho ou qualquer outro tipo de relação.Além disso,a pegada da guitarra que se estende por toda a música é sua marca registrada.Um ótimo momento da carreira dela.
nota:8

3.Long Way To Happy:Indo para o seu lado mais rock,P!nk mostra um pouco da sua potência vocal em uma canção forte e bem produzido mas que fica a uma passo do que poderia ser:genial.Acordes pesados e letra muito bem escrita marcam uma canção que poucas poderiam fazer,mesmo que P!nk fique devendo.
nota:7,5

4.Nobody Knows:Quando se imagina que o álbum se direciona para um lado,P!nk surpreende com essa poderosa balada.Arranjo forte que consegue equilibrar as partes mais calmas e fortes de maneira sensacional,letra muito bem escrita com refrão grandioso.Mas acima de tudo isso a voz dela está perfeita.E no ultimo refrão ao jogar para cimas os clichês de que esse tipo de canção poderia ter um final com grandes acordes e gritos,P!nk brilha de forma delicada e intimista em poucos minutos em uma interpretação que vale por toda a música.
nota:8,5

5.Dear Mr. President:Esqueça a critica política que pode parecer um pouco "conservadora" demais mas na época gerou boicotes e polêmica mesmo que honesta e verdadeira.Esqueça o intimista e poético arranjo com base em violões de primeira categoria(cortesia da dupla Indigo Girls).Esqueça tudo isso e observe cada segundo da voz da P!nk.Isso que é cantar.Isso que é voz.Então antes de você falar que alguma cantora novata tem uma "voz linda",ouça essa música.Se for parecido você pode dizer que essa cantora tem uma "voz linda".Se não,não diga.
nota:9

6.I'm Not Dead:
Mesmo mudando as ordens das coisas(versos pesados e refrão numa pegada mais leve),ela só se acerta no segundo verso para frente.Com frases geniais(Eu sou a flor do inverno desconhecida sempre com sede de uma chuva de verão) e novamente com a porrada que é sua voz,P!nk termina de forma um pouco burocrática a música que dá nome ao álbum.
nota:7

7.'cuz I Can:A anarquia toma conta e P!nk se torna a desvairada mais insana do mundo do pop.Uma insanidade contida mas deliciosa.A letra provocante e pragmática caberia perfeitamente em Funhouse.O arranjo só erra a não jogar tudo para cima no refrão que poderia se tornar o melhor da carreira dela.
nota:8,5

8.Leave Me Alone (I'm Lonely)
:Uma escolha estranha para ficar entre duas músicas com batidas tão pesadas.Um pop rock redondinho com letra divertida que apesar de certos palavrões seria a salvação de cantoras pop de segunda como a Miley Cyrus.Com a P!nk fica fraca e esquecível.
nota:6,5

9.U + Ur Hand:Desde as primeiras batidas já é sabido que a música que vêm é uma "porrada".E é muito mais.Frenética,dançante,contagiante,agressiva e divertida P!nk mostra como se faz um pop rock que ao mesmo tempo realça a sua personalidade consegue ser comercial.Aliado a isso temos o explosivo refrão que bota para quebrar tudo.
nota:9

10.Runaway:Entre bons e fracos momentos ela construiu uma canção que deve agradar fãs e ela mesma mas que se perde na sua tentativa de ser muito mais que conseguiu.Mesmo assim certas partes da letra se salvam mas poderia ser melhor.
nota:6

11.The One That Got Away:Uma grata surpresa.Apenas ao som de um inspirado violão e de sua voz em estado de graça,P!nk constroí uma historia de amor que mas parece ter saído de um filme de Cameron Crowe.
nota:8

12.I Got Money Now:Um pouco depressiva e meio cansativa,a canção não mostra nem um pouco do que poderia ser em uma letra que com duplo sentido (ou não).P!nk não alcança o poder sentimental para dar a música vida.Uma pena.
nota:5,5

13.Conversations With My 13 Year:Aqui sim,ela vai até o último degrau da emoção ao se relatar aos 13 anos de idade.Letra biográfica avassaladora,arranjo orquestrado de forma a criar uma áurea de quase uma peça teatral e voz impecável.P!nk encerra versão normal de uma forma arrebatadora.
nota:9,5

Bônus
14.I Have Seen The Rain:Escrita por seu pai sobre como é estar na guerra do Vietnã,P!nk faz uma versão acústica ao lado de seu pai acompanhando como uma espécie de backvocal.Apesar de parecer faltar um pouco de emoção,a música é forte e mostra de onde ela herdou seu talento.
nota:7,5

B-sides
15.Heartbreaker:B-sides na maiorias das vezes são canções não tão boas que são lançadas como um agrado para os fãs em cd single.Mas aqui não.Heartbreaker é pop rock romântico redondo.Batida robusta,voz sem excessos e letra bonita feita para agradar jovens sem brincar com a sua inteligência.
nota:8,5

16.Centerfold:Outra boa surpresa.Letra divertida e engraçada.Arranjo moderninho.Vocais bons.Não é uma música para entra pata história mas dá para passar um tempo.
nota:7

17.Fingers:Música que fala sobre masturbação e flerta com o eletrônico.Fraca.É igual a ver a grama crescer.
nota:5,5

2 comentários:

Lola disse...

Amei! P!nk é foda, e a sua critica está ótima! parebéns! *-*

Anônimo disse...

P!nk é D++++!!!

Amo ela, sua musicas, estilo de vida, ALL!

Gostei das suas criticas, realmente são verdadeiras mas nada que a "derrube", é impossivel.