20 de novembro de 2009

Passando a Limpo-Carrie Underwood

Vencedora da quarta edição do American Idol,Carrie Underwood é o nome um dos nomes mais fortes da música country americana e a mais popular vencedora do reality.Apesar do sucesso de Kelly Clarkson internacionalmente,Carrie em ternos de vendagem é mais bem sucedida.Sem precisar do mercado internacional,a jovem já vendeu mais de 12 milhões de cópias em sua maioria apenas nos Estados Unidos enquanto Kelly tem 10 milhões com um álbum a mais.
Recentemente Carrie lançou seu terceiro CD intitulado Play On que apesar das criticas não muito positivas,ficou em primeiro lugar da Billboard vendendo cerca de 318 mil cópias na primeira semana.Com uma breve mais sucedida carreira,vou analisar os singles lançados por ela.

American Idol

Inside Your Heaven:Como de praxe,após vencer a competição Carrie gravou a "canção do vencedor".Seu único primeiro lugar no hot 100 da Billboard,não é sua música de maior sucesso mas sem dúvida é o melhor primeiro single do vencedor do Idol.Provavelmente por ter sido gravada em estilo country,a canção perde aquele pieguismo natural desse tipo de música e ganha ares de canção romântica.Mesmo com a letra açucarada demais,o belíssimo vocal de Carrie ajuda a elevar a música.Ela foi incluída como bonus track de seu primeiro álbum.
nota:8

CD Some Hearts

De longe o melhor álbum de um vencedor do Idol,Carrie ajudou a por de novo o country no mercado mainstream.Vendendo quase 7 milhões de cópias apenas no Estados Unidos,o sucesso do álbum ajudou ela a vencer três Grammy's:Melhor Performance Vocal Country Feminina e Melhor Música Country para Jesus, Take The Wheel em 2007 e Before He Cheats em 2008 e o tão cobiçado e importante Melhor Novo Artista em 2007.

Singles

Jesus, Take the Wheel:a história de uma mãe que quase bate o carro com seu pequeno filho e pede a Jesus que a ajude é simples,emocionante e se deixa levar pelo breguismo ao apresentar a um novo público a construção de música country mais tradicional que fala de assuntos mais cotidianos e de grande apelo popular.A música além de dos Grammy's conquistados também recebeu uma indicação a Música do Ano.
nota:8
Some Hearts:
regravação de Marshall Crenshaw e com letra de Diana Warren,a canção que dá nome ao álbum é boa mas sua letra é um pouco ingênua demais e seu arranjo apressado demais.Uma balada mais clássica seria melhor.Mesmo assim o empenho de Carrie e sua ótima performance vocal ajuda a música e a eleva muito.
nota:7

Don't Forget To Remember Me:outra canção que caminha no country mais conservador com toques modernos.A história da menina que sai de casa em uma cidade pequena e vai morar na cidade é bem coisa de americano.Aqui o poderia se transformar em quase uma novela mexicana o exagero ao "narrar" a história passa muito longe.Simplicidade é a palavra chave.Nada de grandes loucuras no arranjo ou um gritaria para dar um ar de sofrimento,Carrie entrega uma performance contida mais sensível.
nota:8
Before He Cheats
:um dos seus melhore momentos.Com letra cheia de ótimas idéias ao contar a vingança de um namorado infiel,batida contagiante que casa perfeitamente o country com o pop e vocais ótimos Carrie conquistou seu maior sucesso alcançando o 8° lugar da Billboard.Aclamada pela critica,ela levou mais dois Grammy's e outra indicação a Melhor Música do Ano.
nota:8,5
Wasted:o último single da álbum tem a mais forte e comovente letra.Falando sobre a dependência química e o alcoolismo de forma comovente e otimista em relação a cura.O bom arranjo e a ótima performance de Carrie ajudar a dar o tom certo a canção.
nota:8,5
CD Carnival RideLançado em 2007,o álbum vendeu só na primeira semana mais de 500 mil cópias.Com boas criticas,Carrie venceu outro Grammy de Melhor Performance Vocal Country Feminina para Last Name.Ao total ele vendeu quase 3 milhões de cópias e teve os melhores resultados no geral para os singles.

Singles

So Small
nota:8
All-American Girl:canção bonitinha.arranjo pop country,letra correta e engraçadinha e vocais corretos.Não é a melhor música dela mas não decepciona.
nota:7
Last Name:seguindo os passos de Before He Cheats,a música tem uma batida mais country rock.Letra muito bem escrita,vocais perfeitos e arranjo inspirado.
nota:8,5
Just Dream
nota:9
I Told You So
nota:8,5

CD Play On

Lançado recentemente,o novo trabalho não foi muito bem recebido pela critica.Apesar disso conseguiu o primeiro lugar na Billboard com mais de 300 mil cópias.Ainda é muito cedo para dizer como será o seu desempenho.É aguardar.

Singles


Cowboy Casanova
nota:8
Média:8,08

Nenhum comentário: