10 de dezembro de 2009

Podia Ser

Com a chegada do final do ano é hora de começar a rever o que passou para se preparar para o próximo ano.Começando dando uma geral em algumas músicas de artitas que não foram usadas como single mas deveriam devido a sua ótima qualidade.É claro que alguns ainda podem ser usados,o que seria muito bom,mas enquanto não vamos a elas.

De Volta aos Anos Oitenta
Music Again
Adam Lambert


Com o lançamento de seu primeiro álbum intitulado For Your Entertainment,Adam Lambert vem "causando".Apesar da polêmica da sua apresentação no AMA(ele beijou o tecladista e simulou sexo oral com um dançarino),Adam viu seu CD superar expectativas:além de vender muito mais que o vencedor da sua edição do American Idol onde fui vice(enquanto Adam na primeira semana vendeu cerca de 200 mil cópias,Kris Allen em três semnas vendeu apenas 135 mil cópias),ele teve criticas muito boas-Allen recebeu pessimas avaliações-e pode trabalhar com grandes nomes da música pop.A peimeira música do álbum é uma das canções que mais sintetiza o estilo do cantor além de ser uma ótima canção.
Music Again é um glam rock com bastante influencia dos anos oitenta.Mas não poderia de não ser:produzido por Rob Cavallo,ela tem como compositor o líder da banda The Darkness,Justin Hawkins.Com uma batida forte que mistura guitarras com uma batida mais pop,Music Again ainda conta com a sensacional performance vocal de Adam em todas as nuaces especialmentes nas partes onde o glam rock domina.A letra é boa e com a pegada na medida certa para atualizar o estilo sem perder as suas próprias origens.E viva o glam rock!
nota:8,5

Monte Everest
Higher
Amerie

Apesar da pouca repercussão com o público de seu último álbum,vendendo apenas cerca de 12 mil cópias na semana de lançamento,Amerie ganhou ótimas criticas com o CD In Love & War.E mais que merecido já que o álbum sem dúvida nenhuma é um dos melhores do ano.Com isso,uma das melhores músicas dele ainda não foi escolhida como seingle.
Higher é um pequeno clássico ao misturar com exatidão cirugica R&B e rock de uma maneira surpreender.Ao começar pelo íncrivel arranjo:fazendo referencias ao rock setentista ao inserir guitarras inspiradas em Jimi Hexdrix com boas e sensacionais pitadas de R&B clássico.Junta-se a isso o vocais super competentes e que nenhum momento se deixa levar pelo poderoso arranjo e a letra forte e drmatica e estamos diante de uma das melhores músicas do ano.Amerie coloca a música tão alta que quase ninguem consegue alcançar.
nota:9,5
Dois Lados da Mesma Mulher
Smash into You
Radio
Beyoncé

Será que a enxurada de singles que a Beyoncé lançou esse ano para promover I Am...Sasha Fierce foram as melhores escolhas?Com o sucesso de alguns e outros que não foram tão bem,fique evidente que até aqui mas parece que o resultado foi positivo.Mas se fosse diferente,qual poderia ser as escolhas?Dentro as músicas que não foram singles(poucas por sinal),escolhi duas que poderiam ter sido lançadas como singles no lugar de Ego e Broken-Hearted Girl.
No lugar de Ego seria a eletrizante Radio.Lançada apenas na Alemanha,a música tem a mesma equipe de produção de Sweet Dreams.Por isso é fácil de notar uma grande influencia do hip hop e eletrônico dos anos oitenta.Com um som mais metalizado e uma batida feita para bombar em psitas de danças,Radio mostra uma faceta mais estilizada de Beyoncé voltada ao público mais "club" mas sem perder o seu lado "guetto".A letra mostra de uma maneira ludica a paixão de Beyoncé pela música.Produzida perfeitamente,a voz dela cumpre seu papel sem maiores citações.






No lugar de Broken-Hearted Girl seria a lindissima balada Smash into You.Regravação do cantor e compositor Jon McLaughlin que não foi lanaçado e tinha o nome de Smack into You,a música ganhou um verniz mais elaborado e com a presença perfeita dos vocais de Beyoncé vão do delicado até o forte sem perder o brilho.A letra conta a simplicidade sua maior qualidade,apesar de não ser ter a pegada de Broken-Hearted Girl.Mesmo assim a canção tem o potencial de ser uma nova Halo.Beyoncé sabe como se dividir muito bem em duas cantoras completamente diferente,ela só precisa pensar como uma só quando for lançar músicas.
nota
Smash into To You:8,5
Radio:8




Sentimento

True

Brandy


Sem muito delongas,vamos direito ao ponto:sucesso do final dos anos '90 a cantora Brandy tem um dos mais injustiçados e melhores álbuns dos últimos anos em relação ao R&B.Saído do álbum em questão,Human,temos a ótima True.
Produzida pelo produtor RedOne(!),a excelete balada ganha pela delicadeza e a singelidade em sua composição.A letra tão normar mais de uma beleza e romantismo quase inacreditavel encontra a perfeita interpretação na maravilhosa voz de Brandy de uma forma tão doce e com tanto sentimento que é quase tocavel a emoção transmitida.O arranjo competente monstra que RedOne é bem mais capaz que possa parecer reinando em outro estilo que não seja o eletrônico.Não faz mal o "fracasso" comercial de Brandy.Só de saber que ela fez algo assim já vale por 20 milhões de cópias vendidas.
nota:9


A Monstruosa Fama de Lady GaGa
The Fame

Lady GaGa

Antes de lançar o The Fame Monster eu esperava que Lady GaGa ainda pudesse trabalhar em mais um single do The Fame.Essa música seria a faixa que dá nome ao álbum a divertida The Fame.
A acida critica ao grande facinio que o mundo do famosos causa sobre os simples mortais resulta na sua melhor letra até agora.Até mesmo ela não escapa:

Me dê algo, eu quero ver
Televisão e loiras gostosas em posições estranhas

O arranjo e os vocais estão menos eletronicos e bem mais pop numa batida que gruda na cabeça que não sai mais.Assim como o refrão contagiante.Goste ou não,mas Lady GaGa parece que veio para ficar por muito tempo.
nota:8


Caso de Família

Betcha Gon Know
Mar
iah Carey

Deixando de lado(por enquanto)o fiasco que foi o lançamento de Memoirs Of An Imperfect Angel e falando da cagada comercial que não foi lançar a música Betcha Gon Know após o lançamento do CD quando a canção ficou com apenas as vendas online em 101 na parada da Billboard.Além de ser a melhor música do álbum.
Betcha Gon Know tem umas das melhores letras já cantadas por MC.Mais que um letra a canção parece realmente uma memoria do que deve ter sido a vida dela com o ex-marido ou,pelo menos,um dos episódios que levou a fim do matrimonio:um flagrante de traição.Cheio de ótimas "bricadeiras" e referecias pop,a canção é um moderno R&B mas com classe com uma batida meio balada e com os vocais na medida certa sem nenhum exagero.Mimi minha querida,acorda!
nota:8,5


Duas Vozes
Silencio(feat.Josh Gorban)
Nelly Furtado


Juntar dois artistas de com imensas diferenças pode ser um desastre ou um grande triunfo.Nelly Furtado já foi nos dois extremos:do ruim com James Morrison ou o ótimo na música Silencio com Josh Gorban,uma das melhores faixas do seu álbum em espanhol Mi Plan.
Silencio junta a delicada voz de Nelly com a potencia de Josh em uma canção muito harmonica que deixa brilhar os dois.Mas um pouco Josh devido ao final.A balada pop ainda tem outras qualidades como o refinido e forte arranjo e a letra marcante e bonita.Ás vezes,água e óleo se misturam e formam algo muito interessante.
nota:8
A História de Nós Dois
Mean
P!nk

O que eu posso falar da canção Mean do álbum Funhouse da P!nk?Perfeita.Depois de I Don't Believe You é a música que eu mais rezava para ser single.Não sei se ainda tem chance,mas seria o meu paraiso.
Mean mostra de forma arrebatadora todas as ondas de sentimetos que uma separação leva uma pessoa passar ao narrar uma história tão triste quanto os devastadores vocais de P!nk.Mesmo sendo um pop rock com influencias country(!)é possivel sentir a tristeza na melancolica voz dela.O arranjo ganha de cara com o solo de guitarra e todas as nuences em todas a canção.Mas um vez me rendo a excelencia de P!nk.
nota:9,5


Meu Amor Bandido

Stupid In Love
Rihanna

A grande pergunta para o próximo ano:será que a gravadora da Rihanna vai ter a coragem de lançar a música Stupid In Love mesmo ela sendo tão forte e tão direta sobre uma passagem tão triste e traumatica na vida da cantora?
Para quem não se tocou e não sabe do que se trata do que estou falando deixe que a própria RiRi te faça enterder:

Meu novo apelido é "sua idiota"
Tão idiota
é assim que meus amigos estão me chamando
Quando me vem gritando no telefone
Dizem para deixar ir
Ele não é o unico

Sacou?A letra é de uma franqueza espantosa que é digna de elogios:Rihanna tenta dar o exemplo mostrando que mulheres que de alguma forma são agredidas por seu companheiro devem ter sua voz ouvida e sair dessa relação o quanto antes.Além disso,a letra mostra um pouco com é esse antagonismo de sentimentos entre o amar cegamente mesmo sabendo que aquela relação vai trazer apenas dor e sofrimento.A arranjo é bom mas podia ter mais um aurea mais classuda para enfatizar todos os sentimentos da letra.Técnicamente,a voz de Rihanna está perfeita.Podia ser melhr se arranjo ajudasse como em Russian Roulette.Cada vez mais me dá vontade de colocar a cantora no colo e dizer:"Querida,tudo isso vai passar!"
nota:7,5
Dá Até Para Mexer As Cadeiras
Good Stuff
Shakira


Apesar de todo um novo tom dado ao álbum She Wolf,Shakira ainda é muito influenciada pela música latina e é claro que resulta em música feitas especialmente para dançar.Esse é o exemplo da boa Good Stuff.
Com uma batida com claras influencias de música tradicional da América Latina(principalmente a caribenha) e de música árabe,Shakira construi uma das música mais sexy e dançantes do álbum.A letra é bem moderninha e cheia de referencias pop(Melhor do que velejar sobre o Mar Mediterrâneo/Melhor do que conseguir um vestido chique da Gucci de graça) graças a pareceira dela com o produtor Pharrell Williams.Shakira consegue passar a exata medida entre o sexy e o vulgar em sua voz,mesmo com alguns velhos vicios a mostra.Ainda Shakira sabe mexer.
nota:7,5

Por Amor
Call You Tonight
Whitney Houston


Tenho certeza que a volta de Whitney Houston envolve muito mais coisas que dinheiro:ela trata do amor que a cantora sente por sua filha,por sua carreira,pelo seus fãs,pela música e agora mais do que nunca por ela mesma.Então nada mais justo que terminar essa lista com ela falando de amor na música Call You Tonight.
Um R&B puro e com grande competencia ao administrar o novo tom de voz de Whitney e mesmo dá a ela uma música que parece que apenas ela poderia cantar.Em qualquer colo de outra cantora ela poderia cair no esquecimento,mas Whitney valoriza cada palavra da romantica e pura letra.A afinado arranjo apenas completa o pacote unido de forma magistral com boas pitadas de som radiofônico sem cair no lugar comum.Apenas uma coisa poderia ter salvo Whitney:o amor que ela recebe por todos que a cercam e foi isso que aconteceu.
nota:8

Nenhum comentário: