11 de setembro de 2019

2 Por 1 - Camila Cabello

Liar
Shameless
Camila Cabello

Apesar de não ter acredito no começo da sua carreira solo, a Camila Cabello virou uma potência musical considerável que já contabiliza dois números um na Billboard, alguns milhões de cópias vendidas e alguns recordes de streamings e visualizações.  Agora, porém, chegou o momento mais complicado e decisivo da sua recente carreira: o segundo álbum. É nessa era que a cantora irá provar se é capaz de se manter relevante comercialmente e, principalmente, se mostrar amadurecida artisticamente. Os sinais que chegam dos dois primeiros single do álbum Romance, Liar e Shameless, não poderia ser mais contraditórios.

Começo pelos sinais negativos que estão em Shameless. Tentando mostrar que tem mais para oferecer que apenas canções pop como já tinha tentando na Never Be the Same, a cantora entrega uma confusa e estranha mistura de pop rock com eletrônico e toques de punk pop que mais parece alguma canção da Halsey. E, sejamos sinceros, soar como a Halsey não é exatamente uma coisa que ajuda nem a própria Halsey, imagina com a Camila Cabello que não tem a força vocal suficiente para segurar uma canção com tamanho estofo instrumental. Por isso, a performance da cantora soa estridente e, várias vezes, inadequada para o alcançar o nível que a canção precisa. O ponto positivo é a boma e madura composição, mas que se perde no meio de tanta equívocos. Felizmente, Liar se apresenta como um contraponto muito bem vindo. 

Continuando a mostrar as suas origens latinas, Camila mostra que a música latina é muito mais ampla que o que é comum atualmente no maisntream. O single é uma divertida, bem produzida e cativante mistura de latin pop com ska e leves toques de flamenco que remetem diretamente para uma sonoridade popularizada nos anos noventa. Sexy na medida certa e com um refrão viciante, Liar é o tipo de canção que ajuda a Camila a demonstrar de verdade a sua evolução já que a faz de forma orgânica e despretensiosa. A composição poderia ser melhor? Sim, mas é o suficiente para dar a oportunidade da cantora de brilhar vocalmente, deixando o seu delicado timbre dominar a canção de forma natural. Agora é saber como a cantora irá pender para o lançamento do segundo álbum. Acredito que não tenha dúvidas de qual lado prefiro.
notas
Liar: 7
Shameless: 5,5

Nenhum comentário: