14 de novembro de 2019

Coragem

I Feel Love
Sam Smith

Ao resenhar o álbum de covers do Weezer proclamei que "existe uma constante em fazer o cover de uma canção clássica: respeitar a versão original ao alterar o mínimo possível e dando a melhor na parte técnica possível ou reverter tudo em um trabalho completamente desconstruído e surpreendente, dando o seu toque pessoal." E é claro que para toda a regra exista uma exceção. Nesse caso é o fato de existirem canções que não importa qual o caminho que deve ser seguido, a regra é que a mesma não deve ser regravada. Quase nunca essa regra é seguida, pois caso fosse não teríamos versões de I Feel Love como a que foi lançada pela Sam Smith.

Lançada em 1977 no auge da disco pela lendária Donna Summer, I Feel Love não é simplesmente uma ótima música que conseguiu sobreviver ao tempo, mas, sim, uma das mais importantes canções de todos os tempos. Isso se deve ao fato que os produtores Giorgio Moroder e Pete Bellotte criaram o que basicamente seria a primeira canção eletrônica de todos os tempos, originando todo um gênero que se tornaria um dos principais para a música pop como um todo. Se não bastasse isso, I Feel Love é, tecnicamente, uma canção de uma complexidade monstruosa para ser feito um cover. Além da sua instrumentalização atemporal e a frente do seu tempo, a canção apresenta uma composição minimalista, vocais em um tom tão alto como o Everest e, claro, a presença luminosa de Donna Summer. Então, recriar uma canção como I Feel Love é algo impossível, mas, ao menos, Sam Smitth entrega algo decente, principalmente, respeitando o original. 

A versão de Sam é um trabalho rápido, rasteiro e bem intencionado que não chega a envergonhar como poderia acontecer devido ao talento envolvido na sua produção. Começando pelo próprio Sam que entrega uma performance adequada e bastante esforçada para tentar emoldurar o tom e a dinâmica vocal de Donna para a canção. Não tem o mesmo brilho, mas mostra a paixão que o cantor tem pela canção e, também, o seu talento vocal. A produção consegue tirar algum água de pedra ao fazer um produção respeitosa, bem amarrada e até moderninha para a canção. Todavia, o poder de I Feel Love é tão massivo que tudo na nova versão parece soar "achado" e sem graça. De qualquer forma, a canção ganha pontos pela coragem de tentar reproduzir uma obra impossível de se reproduzir, mas espero que o Sam pare por aqui mesmo.
nota: 6

Nenhum comentário: