24 de novembro de 2019

Primeira Impressão

MAGDALENE
FKA twigs


O segundo e aguardado segundo álbum da FKA twigs é sem nenhuma sombra de dúvida o álbum mais surpreendente de 2019, mas não pelos motivos que poderia ser esperado. Dona de uma sonoridade e imagem completamente única e ousado em todos os aspectos, FKA twigs coloca tudo isso em segundo plano para fazer de MAGDALENE uma deslumbrante e melancólica jornada emocional em que a artista se deixa exposta em toda a sua glória, dor e empoderamento.

Apesar de ser apontado como sendo sobre o seu término com o ator Robert Pattinson, FKA twigs consegue ultrapassar qualquer rumor ao ter a capacidade poética de criar letras que saem desse microcosmo pessoal para encontrar o ponto perfeito para conectar todos os sentimentos de qualquer pessoa que possa ouvir o álbum. MAGDALENE é sobre feridas abertas. É sobre corações dilacerados pela indiferença. É sobre desejar ser desejado. É sobre términos dolorosos. Sobre solidão. Sobre querer, amar e perder. E, principalmente, é sobre o mais terrível de todos os sentimentos: o amor. Sentimentos esses que praticamente todos já sentiram em algum momento em algum nível. Nas mãos de FKA twigs e de seus colaboradores, esses sentimentos são expressados de uma forma avassaladoramente real e, ao mesmo tempo, de uma beleza poética deslumbrante. Construindo imagens únicas e de uma carga emocional gigantesca, mas sem nunca recorrer ao exagero intelectual ou sendo pretensiosidade elitista, a cantora entrega letras simples e de um senso estético preciso e, algumas vezes, beirando o minimalismo. Entretanto, a "economia" verbal não encontra semelhante na força da construção que alcança em vários momentos a mais pura genialidade.

Cada escolha lírica é feita de forma cirúrgica para que tudo possa ser expressado de forma direta e sem nenhum tipo de rodeios, mesmo que a mensagem pretendida seja de uma complexidade impressionante. Um excelente exemplo é o genial primeiro single cellophane que defini na sua resenha que "mesmo que a composição deixa espaço para uma sensação que poderia ter mais versos, Cellophane é uma crônica cortante e tocante sobre solidão e a dor de entregar tudo para alguém e receber quase nada em troca.". Cada escolha reflete perfeitamente a tenacidade e a inteligência que a artista coloca sobre a construção de todas as faixas. Transitando do melancólico para o empoderado, do coração quebrado para o apaixonado, do esperançoso para o desesperado sem perder o foco criativo e, principalmente, a força emocional, FKA twigs entrega em MAGDALENE um verdadeiro soco no estomago do seu começo ao fim, mexendo com os sentimentos mais doloridos que uma pessoa pode ter. E melhor de tudo é que a maioria das composições é fácil entendimento para qualquer pessoa devido a escolhas semânticas que nunca deixas as letras soarem como algo feito apenas para aqueles com uma compreensão aprofundada, conseguindo conectar de forma direta com o público.  Essa característica fica bem evidenciada na excepcional mirrored heart que, editando algumas partes, poderia fácil ser a composição de uma grande balada pop tradicional. Dilacerante e de uma melancolia desconcertante, a canção entrega um dos melhores versos de todo o álbum:

But I’m never gonna give up
Though I'm probably gonna think about you all the time
And for the lovers who found a mirrored heart
They just remind me I'm without you

A profusão emocional que MAGDALENE não teria a mesma eficiência se não fosse pela entrega de FKA twigs em performances irretocáveis. 

Dona de uma voz que consegue misturar uma delicadeza quase quebrável com uma poder quase hipnótico, um timbre que vai do angelical ao sombrio em questões de segundos e uma técnica impressionante, FKA twigs é a liga que transforma MAGDALENE em uma obra realmente transcende as expectativas. Mesmo que use de artifícios de efeitos vocais em vários momentos, a presença vocal da cantora é tão poderosa e marcante que o ouvinte é atraído e hipnotizado pela suas performances de forma orgânica, conseguindo expressar todos os sentimentos contidos em cada canção de maneira impecável, profunda, inteligente, tecnicamente perfeita e com uma versatilidade única. O melhor momento vocal do álbum fica por conta da épica, avassaladora e empoderada mary magdalene. Outro momento importante vocalmente é na  trap indie pop art holy terrain em que a cantor muda a "chave" e entrega a sua performance mais comercial até o momento. E aqui que chegamos no ponto que, normalmente, deveria ser o ponto alto de MAGDALENE: a sua produção. Longe de ser apenas bom, a produção do álbum é um trabalho eficiente, impressionantemente complexo, original e de uma inteligência apurada que entrega uma sonoridade única e de uma qualidade artística e técnica irreparáveis. Todavia, apesar de toda a qualidade, a sonoridade fica em segundo plano devido ao destaque que os outros elementos do álbum possuem no resultado final. E isso é realmente algo impressionante e, de certa forma, muito bem vindo, pois mostra que nem sempre a forma deve sobressair sobre o teor quando estamos falando de artistas com a capacidade sonora de FKA twigs. O mais interessante que MAGDALENE é uma avassaladora, catártica e revigorante mistura de indie pop/R&B e eletrônico que tem como produção que em fallen alien a faixa melhor agrupa os gêneros em uma produção de tirar o fôlego. Com apenas nove faixa e uma duração que nem chega aos quarenta minutos, MAGDALENE é o álbum mais profundo e impactante álbum de 2019, ajudando a FKA twigs a consolidar a sua imagem como uma das artistas indie de maior importância na atualidade.

Nenhum comentário: