13 de fevereiro de 2020

Um Boom Cultural

Black Swan
BTS

Não sou nem de perto um conhecedor a fundo do k-pop, mas posso dizer que, ao contrário de outros fenômenos musicais, o k-pop é um fenômeno cultural. E, por causa disso, não deve desaparecer tão fácil como outras ondas que atingiram o mercado fonográfico ao longo da história. O que não consigo entender como "crítico" de música é a massificação que é o gênero esteticamente. E isso fica à mostra em Black Swan do BTS, principal nome dessa geração.

A característica principal da sonoridade do k-pop é, ao que parece, fazer um caldeirão de gêneros já estabelecidos no ocidente como, por exemplo, R&B e hip hop, criando uma espécie de novo subgênero que parece ter virado um gênero. Entretanto, não existe nada de novo de verdade aqui, mas apenas uma mistureba regada a visuais cativantes em clipes grandiosos. Resumindo: a forma é espetacular, mas o conteúdo é bem capenga. Na minha opinião, o grande erro é o k-pop, ao menos o que chega para a grande massa, é não incorporar a música mais tradicional coreana na construção da sonoridade. Não que esperasse algo que fosse estilo Rosalía, mas um aceno aqui e ali seria primordial para elevação do k-pop. Black Swanc deixa isso claro ao ser um mediano R&B com toques de hip hop que apenas tem alguma forma devido a primorosa qualidade técnica e a força e carisma dos integrantes da banda. Obviamente, gostar ou não de k-pop não irá fazer dessa onda ir embora, pois a mesma tem raízes bem mais fundas que o normal. O que não tira o fato que poderia melhorar e muito o que é entregue.
nota: 6

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