18 de março de 2022

Especial: Oscar

Última premiação da indústria cinematográfica, o Oscar vem perdendo relevância com o público geral nos últimos anos. E uma das categorias que vem mais sofrendo com isso é o de Melhor Canção Original. Tirando as vitórias de Shallow de 2018, Let It Go de 2013 e Skyfall de 2012, a maioria das canções indicadas ou vencedora não tem um grande impacto. Entretanto, esse ano é especial, pois qualquer um dos que vencerem será um feito histórico. Então, vamos as resenhas das canções que ainda não tinham sido feitas e, principalmente, na minha avaliação sobre quem deve vencer a categoria.




Das cinco indicadas, duas canções já tinham sido resenhadas e irei colocar parte desses textos aqui para depois falar sobre as outras três.



No Time To Die
Billie Eilish


O grande acerto da produção do irmão de Billie, Finneas, ao lado de Stephen Lipcomson é equilibrar bem a personalidade da cantora com o lado épico que um tema como precisa ter. De lado está o pop contido de Billie que vai crescendo em uma balda épica, mas sem grandes exageros e respeitando a personalidade da cantora. Com a orquestra do renomado condutor Hans Zimmer, No Time To Die tem uma instrumentalização impecável que consegue fazer a ponto entre esses dois mundos de maneira primorosa. Apesar disso, a canção é realmente boa devido a sua ótima composição. Dando o tom melancólico e quase apocalíptico que o filme deve assumir, a composição aqui é trabalho mais madura e edificante da cantora até o momento. Não o melhor, mas o mais promissor em relação a mostrar qual o alcance que a Billie pode chegar nos anos que estão por vim. Outro ponto importante é a boa performance vocal da cantora que consegue mostrar a beleza delicado do seu timbre e, também, o seu surpreende alcance quando necessário.
nota: 8



Be Alive
Beyoncé



Tema do filme King Richard, estrelado pelo Will Smith e que conta a história do pai de Serena e Venus Williams na busca de fazer as jovens estrelas do tênis, Be Alive é uma interessante e inspiradora canção que a Beyoncé consegue ousar, mas ainda ter o charme que uma canção vencedora do Oscar normalmente pede. Uma fusão potente de R&B e soul, a canção tem nos vocais marcantes de Beyoncé o seu ponto alto, pois a cantora coloca toda a força emocional de maneira avassaladora que cria essa sensação de inspiração que parece ter a mesma vibe do filme. O problema da canção é a sua composição: apesar de boa, a mesma se repete na sua segunda parte e deixa passar um momento que poderia ser a sua elevação.
nota: 7,5



Agora a resenha das outras canções.



Somehow You Do
Reba McEntire


Marcando a décima terceira indicação e a quinta consecutiva, a compositora Diane Warren entrega em Somehow You Do mais um trabalho que tem a cara de vencedora do Oscar. Cantada lindamente pela estrala do country Reba McEntire, a canção tema do filme Four Good Days é uma power balada country com uma composição que beira o clichê, mas tem uma força emocional realmente comovente.
nota: 7,5


Dos Oruguitas
Sebastián Yatra


Parte do filme Encanto, Dos Oruguitas é dos casos raros de uma canção em um idioma diferente de inglês a ser indicada. Composta por Lin-Manuel Miranda, a canção faz parte de um dos momentos mais emocionante do filme e por isso ganha força, especialmente devido a sua tocante composição sobre crescer e escolher caminhos difíceis. Uma balada indie folk, a canção entrega emoção de maneira inesperada e genuína de maneira única.
nota: 8


Down to Joy
Van Morrison



Escrita e cantada pela lenda do rock Van Morrison, Down to Joy é a canção mais descolada e deslocada na categoria. Uma balada rock feel good que consegue casar bem com a atmosfera do filme Belfast que se passa no final dos anos sessenta e, também, se tornar um trabalho atemporal, Down to Joy resulta em um trabalho simpático, leve e despretensioso.
nota: 7,5



A Corrida Para a Estatueta


Como dito anteriormente, qualquer um dos indicados irá fazer história com a sua vitória. Teríamos a consagração de uma estrela do pop com a vitória de Beyoncé? Billie Eilish se tornará uma das mais jovens a vencer o prêmio? Diane Warren finalmente irá ganhar o prêmio? Seria a consagração de Lin-Manuel Miranda que se tornaria um EGOT (pessoa que venceu o Emmy, o Grammy, o Oscar e o Tony? Ou seria a vez do veterano Van Morrison?

Das quatro indicadas, Down to Joy é que acredito que tem as menores possibilidades, mesmo tendo a favor ser a primeira indicação para o Van Morrison e a vitória seria uma consagração da sua carreira. Correndo por fora está Diane Warren. Pouco conhecida, a indicação para a canção parece ser o seu prêmio, especialmente que a campanha do filme Four Good Days foi apenas para essa indicação. O que pode ajudar é o fato dos votantes podem pensar que finalmente seja a hora de premiar a compositora. Um caso especial é a indicação para Dos Oruguitas. Escrita na categoria no começo da temporada, a canção ficou ofuscada pelo sucesso comercial de We Don't Talk About Bruno que alcançou o primeiro lugar na Billboard, a canção perde força por ter sido ofuscada pelo sucesso de outra canção do filme. Isso não impede que a narrativa de premiar o Lin-Manuel Miranda e o sucesso do filme é ajuda a mais para essa campanha. Nesse momento, a favorita é No Time To Die. O hype da Billie e do irmão Finneas, o fato de ser um tema do último filme do Daniel Craig como 007 e a vitória no Globo de Ouro ajudam a campanha para a canção. Os pontos contra são o lançamento da canção em Fevereiro de 2020, pois o filme não tinha sido adiado o lançamento devido a pandemia e o fato da sua concorrente ser a Beyoncé. Nunca conte como fora da disputa a Queen Bee que sempre deixou claro o sonho de vencer um Oscar. Apesar de não ter sido um sucesso comercial, Be Alive tem o fato de ser ajudada pelo favoritismo do Will Smith como Melhor Ator. Ao lado da categoria de Melhor Atriz, o Oscar de Melhor Canção deve ser um dos mais concorridos e surpreendentes do ano em que tudo pode acontecer.

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