1 de abril de 2011

Os Holofotes de Kanye

All of the Lights (featuring Rihanna, Alicia Keys, Fergie, The-Dream, Ryan Leslie, Elton John, Charlie Wilson, Kid Cudi, John Legend, Tony Williams & Elly Jackson)
Kanye West


Sabe qual é a coisa que mais me deixa triste em relação da carreira do Kanye West? É que as pessoas não conseguem desassociar a imagem do homem do artista. Como pessoa, o rapper já deu indícios de ser um "mané" várias vezes. Isso é caso encerrado. Mas como artista, ele tem muito para oferecer do que aparenta. E mesmo assim as pessoas preferem criticar as músicas do Kayne apenas por serem dele. Uma pena já que eles perdem a oportunidade de ver o maior defeito dele ganhando vida e ser tornando "ouro" na canção All of the Lights.

Kanye West é megalomaníaco. All of the Lights é a melhor representação disso. Começa por todos envolvidos na construção da canção. Como fiz questão de ressaltar são 11 featurings em uma canção de apenas cinco minutos. Kanye quer mostrar o poder que ele tem em recrutar nomes tão diferentes e importantes como Sir Elton John para fazer uma "pontinha" em uma música. Isso poderia criar uma canção sem direção com cada um tentando mostrar serviço ou sendo ofuscado por outros. Isso não acontece devido a mão forte de Kanye na produção conseguindo unir as pontas perfeitamente. Claro que muitos que participaram da música não fizeram mais do que backvocal e seria muito mais interessante ver o Elton Jonh em parceria solo com o rapper, mas tudo se encaixa perfeitamente que a gente esquece quando ouve a música.

All of the Lights é essencialmente uma canção pop. Mais isso não limita a criação de Kanye. A grande qualidade da canção é a sua instrumentação. Não há ninguém que consiga criar um arranjo tão meticuloso e classudo com o rapper nos dias de hoje. Ele mistura a batida pop com hip hop e coloca na mistura toques de música clássica e muita influência de R&B e do próprio Elton John. Tudo isso é possível ouvir em cada mudança de instrumento e em cada nuance dada a música. Um mistura perfeita e genial. Para provar a genialidade do artista de Kanye, a composição que poderia ser sobre "festejar" como a maiorias dos rappers fazem, fala sobre as dificuldades de quem vive na periferia. Violência domestica, pobreza, criação dos filhos e outros problemas são colocados de forma dramática e poética. Kanye é o principal "cantor" da música seguido pelos competentes vocais da Rihanna cantando o ótimo refrão. Também tem o verso cantado pela Fergie (que foi cortada no clipe), tem o Kid Cudi em outro verso, Sir Elton John no finzinho deixando gosto de quero mais e Alicia soltando uns gritinhos. Tudo muito bem produzido e costurado como disse antes. No final das contas o que deve restar para um artista é o que ele faz "em cima do palco". O que ele faz fora é outra categoria.
nota:8,5

8 comentários:

Anônimo disse...

A personalidade faz sim parte do artista, se a personalidade de um artista é péssima ele terá sua imagem abalada assim como sua arte. Ou seja, odeio Kanye West e me recuso a dar audiência as músicas desse idiota. Tem muito artista bom por ai e que possuem uma imagem honesta e limpa, portanto prefiro esses.

Anônimo disse...

E a música não é tão boa assim não!!!

lucas lopes disse...

eu adoro essa música e o clipe é massa!


ps: vai fazer uma resenha sobre a nova do Foo Fighters ou não te interessa?

Jota disse...

Vai sair a resenha do Foo Fighters em breve!

The [CRITICO] disse...

Uma pergunta, como vc resenhou as duas versões de ET, gostaria de saber se vc vai escrever sobre a nova versão de BTW? Ou não pq não é um single.

Jota disse...

The [CRITICO]: não, por que não é single!

Marina Teixeira disse...

Se Kanye é um escroto arrogante, é a personalidade dele, é a megalomania dele. Pra mim, isso não atrapalha nem um pouco a fruição de sua música. Talvez seja esse gênio "ruim" que o faça tão fantástico, porque a minha impressão é que ele tem tanta consciência de que é bom, que se torna impossível pra ele bancar o "humilde" e fingir que é mais um na multidão. O cara é foda e PODE expressar isso - e olhe que nem sou fã do rapper, tem muita burrada dele que eu detestei, mas o som supera tudo isso. Ele põe o hip hop em outro nível, saindo das barreiras do gênero e não apenas flertando, mas mesclando com diversos ritmos.
Prefiro mil Kanyes que fazem pérolas como "All of the Lights" e um "My Beautiful Dark Twisted Fantasy" do que um artista santinho mas absolutamente irrelevante e sem talento.

diego disse...

cara essa musica eh apenas a "MAIS LINDA Q JAH OUVI"