10 de abril de 2011

Parada Estratégica

Devido ao meu trabalho e ao fato de fazer parte do Cartas para Pi, ultimamente não tenho tido tempo para atualizar o SoSingles. Então resolvi dá uma parada no blog até normalizar meus horários. Para quem acompanha o blog peço desculpas e aviso que o SoSingles não acabou. Volto em Maio. Muito obrigado à todos!

4 de abril de 2011

A Original, Por Favor

Aftermath
Aftermath (Billboard Remix)
Adam Lambert

Não sei o porquê de certos artistas lançarem uma música como single diferente do que está no CD. Esse é o caso da música do Adam Lambert, Aftermath.

Na versão do álbum, a canção é uma das melhores de For Your Entertainment. Adam mostra sua gigantesca versatilidade ao fazer um pop rock primoroso. Não há nenhum vocalista de qualquer banda moderna que consegue um desempenho tão fantástico em uma música pop rock. Para falar a verdade, não há nenhuma banda atual capaz de fazer um pop rock clássico decente. Adam coloca força em vocais sensacionais. Talvez devido ao fato da música ter um tema tão pessoa ajuda a interpretação. Aftermath fala claramente sobre a aceitação própria sobre a sexualidade. Mas isso pode ser encarado de outras maneiras, já que a letra foi tão bem escrita que não se restringir a apenas essa característica. Um trabalho sensacional. O que fez perder um pouco o brilho é que a canção foi lançada como single em uma versão remix para apoiar a campanha "It Gets Better" contra a homofóbia e o bullyng nos Estados Unidos. Essa versão faz a música parecer mais uma na multidão dos pop/eletrônico mesmo com toda a mensagem por trás. Mesmo com por uma boa causa, eu ainda fico com a original.
nota
Original: 8,5
Remix: 6,5

A Linda Menina Que é a Rebecca Black

Friday
Rebecca Black

Um oi para você que é uma periquete safadíssima que mesmo tendo sendo a Garota Felina, ter sensualizado para um site de safadeza em uma webcam, ter corrido atrás do Sid da Era do Gelo depois que esse te deu um fora em rede nacional por causa de uma guenga transexual que te acusou de ser puta de verdade e depois ficou com um o médico dos sonhos das sogras e mesmo assim venceu o BBB (Big Bundões Brasil). Caso você esteja lendo esse post, ele é dedicado para você gatha. Apesar de ter quase passado um ano (em tempo da internet), finalmente darei meu veredicto ao uma guenguinha, que assim com a Maria, está sendo bullynada por ser quem é: tosca, amadora, estranha e muito, mais muito diva. Vocês já sabem de quem eu estou falando, né?


2 de abril de 2011

5 Contra 1

P!nk


O Topo

1° I Don't Believe You

A melhor música da carreira da P!nk é umas das mais triste e linda canções da década.

2° Sober

Letra forte, dramática, sem sentimentalismo barato e emocionante. A segunda parte da música associada ao fantástico refrão beira a perfeição.

3° Who Knew

P!nk consegue falar de assuntos sentimentais sem cair no lugar comum ou no brega.Além disso sua ambigüidade é fantástica.

4° God Is a DJ

A canção mais subestimada da fase mais subestimada da carreira da P!nk. Música perfeita para se acabar na pista de dança.

5° Don't Let Me Get Me

O primeiro grito de protesto de P!nk mostrando a força de roqueira se libertando.

O Fundo do Poço

Leave Me Alone (I'm Lonely)


Um pop rock redondinho com letra divertida que apesar de certos palavrões seria a salvação de cantoras pop de segunda como a Miley Cyrus.Com a P!nk fica fraca e esquecível.

A Dupla Dimâmica

H•A•M
Kanye West & Jay-Z

Vamos ser um pouco nerd? No universo dos quadrinhos há uma certa guerra entre os fãs do super heróis assim com é no mundo da música. Cada lado sempre defende seu preferido ressaltando suas qualidades e metendo pau nos outros. Claro, que é tudo em menor escala já que é comum os fãs terem mais de um "ídolo". Porém existe uma forte tendência em não aceitar quando dois heróis independentes se unem em alguma história. O caso mais famoso é do Batman com o Superman. São dois personagens completamente distintos como água e óleo. Enquanto o Batman é o herói humano, sem poderes, cheio de defeitos e que sua principal motivação em virar herói foi por vingança, o Superman é indestrutível, imortal, com poderes extraordinários e, mesmo não sendo humano, é a mais perfeita representação do que seria o homem perfeito. A principal critica quando se trata da união dos dois em alguma aventura é que os dois são tão diferentes que é impossível crer que algum momento os dois poderiam se unir para fazer qualquer coisa. Assim também é a base da união do Kanye West e do Jay-Z.

Normalmente, os dois maiores rappers da atualidade sempre então em lado opostos em uma música. Kanye na produção e Jay-Z a frente da música. Quando os dois estão juntos em uma mesma música, sempre há um terceiro contraponto (um ou mais rapperes)  para equilibrar a equação. Acontece que os dois resolveram lançar um álbum de parceria ainda esse ano intitulado Watch the Throne e como primeiro single foi escolhida a canção H•A•M. A canção é realmente o que poderíamos esperar de uma música entre os dois: épica, classuda e completamente diferente de qualquer coisa que tem por aí. Mas algo não dá certo aqui. Produzida pelo desconhecido Lex Luger, a canção não consegue equilibrar as forças dos dois. Os versos "cantados" pelos dois estão totalmente fora de prumo não se encaixando nem entre si nem com a batida da música. Intencional ou não, acontece que não deu certo. E poderia ter virado uma música genial já o arranjo é fantástico. Uma batida esquisita com atmosfera meio metálica que depois da parte dos dois rappers termina começa numa espiral alucinante envolvendo vozes em estilo lírico em uma quase opera hip hop. Perfeito e de arrepiar. Se tivesse tudo misturado em harmonia teríamos a música de 2011. Uma pena. Mas como os dois são tão fodões, há ainda esperança. Quem sabe eles não chamam a Liga da Justiça do hip hop para balancear os poderes de ambos?
nota:6,5

1 de abril de 2011

Os Holofotes de Kanye

All of the Lights (featuring Rihanna, Alicia Keys, Fergie, The-Dream, Ryan Leslie, Elton John, Charlie Wilson, Kid Cudi, John Legend, Tony Williams & Elly Jackson)
Kanye West


Sabe qual é a coisa que mais me deixa triste em relação da carreira do Kanye West? É que as pessoas não conseguem desassociar a imagem do homem do artista. Como pessoa, o rapper já deu indícios de ser um "mané" várias vezes. Isso é caso encerrado. Mas como artista, ele tem muito para oferecer do que aparenta. E mesmo assim as pessoas preferem criticar as músicas do Kayne apenas por serem dele. Uma pena já que eles perdem a oportunidade de ver o maior defeito dele ganhando vida e ser tornando "ouro" na canção All of the Lights.

Kanye West é megalomaníaco. All of the Lights é a melhor representação disso. Começa por todos envolvidos na construção da canção. Como fiz questão de ressaltar são 11 featurings em uma canção de apenas cinco minutos. Kanye quer mostrar o poder que ele tem em recrutar nomes tão diferentes e importantes como Sir Elton John para fazer uma "pontinha" em uma música. Isso poderia criar uma canção sem direção com cada um tentando mostrar serviço ou sendo ofuscado por outros. Isso não acontece devido a mão forte de Kanye na produção conseguindo unir as pontas perfeitamente. Claro que muitos que participaram da música não fizeram mais do que backvocal e seria muito mais interessante ver o Elton Jonh em parceria solo com o rapper, mas tudo se encaixa perfeitamente que a gente esquece quando ouve a música.

All of the Lights é essencialmente uma canção pop. Mais isso não limita a criação de Kanye. A grande qualidade da canção é a sua instrumentação. Não há ninguém que consiga criar um arranjo tão meticuloso e classudo com o rapper nos dias de hoje. Ele mistura a batida pop com hip hop e coloca na mistura toques de música clássica e muita influência de R&B e do próprio Elton John. Tudo isso é possível ouvir em cada mudança de instrumento e em cada nuance dada a música. Um mistura perfeita e genial. Para provar a genialidade do artista de Kanye, a composição que poderia ser sobre "festejar" como a maiorias dos rappers fazem, fala sobre as dificuldades de quem vive na periferia. Violência domestica, pobreza, criação dos filhos e outros problemas são colocados de forma dramática e poética. Kanye é o principal "cantor" da música seguido pelos competentes vocais da Rihanna cantando o ótimo refrão. Também tem o verso cantado pela Fergie (que foi cortada no clipe), tem o Kid Cudi em outro verso, Sir Elton John no finzinho deixando gosto de quero mais e Alicia soltando uns gritinhos. Tudo muito bem produzido e costurado como disse antes. No final das contas o que deve restar para um artista é o que ele faz "em cima do palco". O que ele faz fora é outra categoria.
nota:8,5