11 de junho de 2015

The Best...So Far 2010 - 2014 (Final)





10.Losing You
Solange

"A canção é uma deliciosa e "matadora" neo soul com toques de pop, funk e new wave onde a produção investe na valorização da canção pela canção apenas. Nada aqui foi feito para fazer tocar na rádio ou vender no iTunes. O arranjo é uma pérola cheio de nuances, texturas, cores, sons e batidas que parecem até simples, mas carregam toda uma gereção de maneira graciosa. E não para por aí: a simples e linda composição mostra que escrever é uma arte que poucos conseguem expor tanta emoção em tão sucinta letra. Sabe aquelas canções que te pegam pelo coração e não saem mais da cabeça? Losing You deixa essa sensação seja pela genial batida ou pelo refrão contagiante. Contudo, o melhor são os vocais de Solange em uma performance inspirada, emotiva, doce, sexy, suave e ao mesmo tempo emotiva, triste e bittersweet. Uma canção vinda de outro tempo para mostrar o que as desse tempo estão fazendo errado."

9.Ride
Lana Del Rey

"A melhor característica é que mesmo parecendo com as músicas anteriores de Lana, Ride tem algo a mais. Talvez isso venha do lendário produtor Rick Rubin que dá para o single uma atmosfera mais refinada ao elaborar um arranjo forte e pomposo só que ao contrário de outras canções aqui Lana é despida da capa de "bad ass cool sad girl" e mostra um lado mais humano e com uma melancolia esperançosa que ela não tinha mostrado nesse nível. Ajudada pela belíssima composição que fala de redenção da maneira mais poderosa possível: deixar-se levar apenas pelas ondas da vida."

8.Pretty Hurts
Beyoncé


"Mesmo sendo oferecida inicialmente para a Katy Perry e, depois, para a Rihanna, Pretty Hurts encontra em Beyoncé a sua interpreta perfeita. Apesar de não sabermos como seria a versão para as cantoras citadas, a versão feita por Ammo e a própria Bey só poderia ser cantada por uma cantora com a capacidade vocal da esposa de Jay-Z. Não apenas pela parte técnica, mas, especialmente, pela capacidade da cantora de dar a emoção necessária para expressar toda a força que a faixa precisa. O poder vocal dela é colocado em teste e Bey não nega fogo em nenhum momento mostrando que está um nível acima das demais cantoras do pop. Como disse anteriormente, a produção faz de Pretty Hurts uma power balad que poderia cair no lugar comum, mas ganhou vida e uma força impressionante devida a criação de uma batida marcante, dramática e cheia de nuances que realmente fazem a diferença. Finalizando, Pretty Hurts tem uma letra arrasadoramente inteligente que toca com classe em um assunto delicado: a valorização da perfeição estética. Assim com a canção: perfeição."

7.Shake It Out
Florence + The Machine


"Em Shake It Out, segundo single de Ceremonials, a banda joga uma luz sobre a escuridão que domina a terra. Chegando a lugares mais altos que os mais altos cumes da face da terra, Shake It Out é um hino de esperança para os corações em aflição. Falando em libertação dos medos e elevação da alma para um lugar superior, a canção busca arrancar todos os sentimentos possíveis e imagináveis da alma. Composição devastadora faz de Shake It Out o grande momento de Ceremonials e também do ano. Indo do soul, passando pelo gospel, o pop em sua base mais profunda e por fim no rock a produção da canção busca o céu em uma viagem que a cada momento tenta se elevar mais e mais. Uma viagem sem escalas e paradas. E Florence se torna uma pastora do velho testamento em busca da salvação de seu rebanho. Não há nada mais genial que o trabalho vocal em Shake It Out, seja o de Florence e o dos vocais adicionais em perfeita harmonia. Uma canção para mudar vidas. Uma canção para mudar uma geração, mesmo que seja aos poucos. Uma canção para iluminar a escuridão."

6.Saturday Night 
Natalia Kills

"Esqueça qualquer esquema da música pop que você tem ouvido nos últimos anos, pois Saturday Night consegue quebrar todos paradigmas que o mundo pop constrói. Tudo começa pela acachapante produção Jeff Bhasker que transforma a canção, lançada como primeiro single do álbum Trouble, em uma viagem perturbadora, angustiante, sombria e, de uma maneira estranha, viciante. A mistura genial de pop com pop rock conduzida por maestria em uma instrumentalização revigorante que encontra na performance estupenda de Natalia o mais perfeito aliado para passar toda a atmosfera pesada e ao mesmo tempo libertadora de Saturday Night. Contudo, o ponto alto da canção é sua composição: poucas vezes vi uma artista pop se abrir de uma maneira tão sincera revelando os seus demônios mais sombrios. Chamado pela própria Natalia como "tema da minha vida", Saturday Night fala sobre violência domestica, abuso de drogas e a (des) esperança de uma garota que se viu sozinha em um mundo tão frio e desumano. Visceral. Magistral. Genial. Acachapante. Resumidamente: Natalia entrou para o hall da eternidade pop com a obra Saturday Night."

5.Iron Sky
Paolo Nutini

"Iron Sky resgata a tradição de usar a música como forma de protesto e que não quase estranheza vindo de Paolo, pois a sua sonoridade é retirada dos soul/rock que se fazia durante os anos sessenta e setenta em que se proliferou canções com o intuito de contestar a sociedade. Porém, nada nos prepara para o "tour de force" em que Paolo nos leva em Iron Sky. O extraordinário arranjo se transforma em uma especie de mantra poderoso que consegue carregar a consciência de quem ouve em uma viagem acachapante ao arrancar os sentimentos mais viscerais. Não há como não ouvir a canção e não sair mexido em todos os sentidos. Não bastasse a excelência do arranjo, Paolo entrega a performance da sua vida usando todas as qualidade da sua voz para simplesmente ser o grito de quem clama por uma vida melhor. Finalmente, a composição não precisa escolher um alvo especifico para ser um trabalho simplesmente genial ao afirmar que o poder ainda está nas mãos do povo e, apenas ele, tem a capacidade de se erguer contra o "mal" que os domina. Apesar de uma qualidade inigualável, Iron Sky só tem o impacto tão fulminante que possui devido ao uso de um pedaço do discurso feito por Charlie Chaplin em O Grande Ditador colocado estrategicamente antes do "clímax" final. O poder emocional que essa escolha traz é algo avassalador em todos os sentidos e faz a gente abrir os olhos para o quanto não evoluímos em mais de setenta anos quando o filme foi lançado. Iron Sky ainda se faz necessário em um mundo que precisa mudar a partir da revolução pessoal de cada um."

4.Poetic Justice (Feat. Drake)
Kendrick Lamar

"Há tantas possibilidades de como em posso enfocar essa resenha ressaltando as várias qualidades que fazem a canção uma obra de arte do hip hop. Posso falar da produção que não tenho nem palavras que possam expressar exatamente o quanto genial é a criação da batida monumental que mistura uma gama de variantes, mas que em nenhum segundo perde o foco e acaba uma "mistureba" sem propósito. Bem longe disso já que Poetic Justice é a celebração máxima que o hip hop é mais complexo que as pessoas podem imaginar. O ponto mais alto disso que falo é a inclusão do sample da canção Any Time, Any Place da Janet Jackson que resulta na mistura ideal elevando a canção e mantendo intacta a essência das duas músicas. Usando outra "obra" de Janet como base (o filme Poetic Justice de 1993), a canção é uma bela, ousada e diferente história de amor. Saindo completamente da caixa (apesar de em certos momentos haver um pouco de ressonância de clichês), Kendrick mostra capacidade criativa como poucos no atual mercado e marca seu nome entre os grandes nomes do hip hop. Mesmo reinando soberano na canção, a participação do rapper Drake manda muito bem mostrando seu talento real. Enfim, uma canção para entrar na memória para sempre."

3.212 (feat. Lazy Jay)
Azealia Banks

"O single 212, podemos comprovar o talento de Azealia em uma canção genial. Seu talento para o rap é assustador. Disparando "mil palavras" por segundo em uma letra magistral, Azealia também é uma cantora talentosa. Aqui o fator "dançabilidade" não vai para o "lado pop da força", 212 mantêm sua integridade musical em batida poderosa."

2.Thinkin Bout You
Frank Ocean

"Frank Ocean constrói um R&B minimalista, mas de um poder assustador. Thinkin Bout You fala sobre a dor de quando a pessoa que a gente ama não corresponde a esse sentimento. A dor da rejeição impressa na canção é um sentimento tão poderoso que a forma magistral que Frank fez uma composição atemporal capaz de se comunicar com qualquer pessoa de diferentes raças, crenças, sexos, sexualidades, idades. Aqui vemos ele se declarar no primeiro verso ainda meio sem jeito, no segundo ele tenta não transparecer a importância desse sentimento o transformando em algo mais carnal e por fim deixando se levar abrindo o coração de maneira mais aberta imaginável. Porém, a composição vai bem mais longe quando se lê nas entrelinhas."

1.Monster [feat. Jay-Z, Rick Ross, Nicki Minaj & Bon Iver]
Kanye West

"A canção não é apenas um bom hip hop que mostra o talento de Kanye como produtor,o de Jay-Z como rapper e é uma ponte para a novata Nicki Minaj e para os desconhecidos Rick Ross e Justin Vernon.E muito mais que isso.É uma obra de arte do hip hop que se coloca num novo patamar que eu pessoalmente não consigo listar mais que quatro ou cinco música com esse nível.Começa pela pareceria com o grupo indie Bon Iver.Essa união é um passeio genial entre dois mundos tão diferentes,mas que se fundem de maneira lindíssima sem um brilhar mais que o outro.Kanye como o "maestro" disso tudo mostra força,inteligência e criatividade ao montar um arranjo que reune tudo que ele sabe fazer de melhor.Dark,indie,um pouco sintético e street.A batida consegue unir tudo isso numa montanha russa que tem nuances suaves,mas essenciais que capta a essência de cada participante sem tirar a sua própria.Cada um dos participantes entrega momentos precisos para a composição e execução de Monster memoráveis.A banda Bon Iver fica com as partes mais "cantadas" que ajudam a emoldurar o clima dark/indie da música;Rick coloca sua voz rouca no primeiros versos,mesmo que em pouco tempo;West abre a música com o primeiro solo rap de maneira perfeita e ainda faz o avassalador refrão;Jay-Z faz seu trabalho acima da média como sempre que mesmo rápida é precisa e mostra que ele sabe deixar brilhar os companheiros e Nicki simplesmente "mata a pau".Parece até super proteção aqui do blog,mas fazer o que se ela está em estado de graça.É dela a melhor parte da canção seja a sua inspirada e criativa performance ou a letra.Escrita por ela em uma viagem de avião,Nicki eleva tudo ao novo estagio com rimas sensacionais e referencias pop de tirar o chapéu.A letra que fala "o quanto eles são fodões" mostra que é sim mais que possível sair do circulo vicioso de versos batido e de baixo escalão.São seis minutos de genialidade."

Nenhum comentário: