1 de junho de 2015

The Best...So Far 2010 - 2014 (Parte 9)





20.I'm Getting Ready
Michael Kiwanuka

"Sem usar frases de efeito evangelizadoras baratas e nunca perder a qualidade de saber comover, Michael conta uma história de redenção. Vemos um homem em processo de deixar suas amarras e apenas acreditar. Acreditar que exista algo acima de nós. Algo forte e imortal que deveria unir todos em um só coral, mas que pelas "crenças" deturpadas de tantos homens separam a humanidade. Simples, mas com uma profundidade espetacular conseguida pela voz singular e poderosa de Kiwanuka a letra é um trabalho magistral, humano e poderoso."

19.Walk
Foo Fighters

"Apenas uma banda com a capacidade do Foo Fighters poderia fazer uma canção como Walk. Saída do álbum Wasting Light, o single é mais uma constatação da genialidade de Dave Grohl. Poucos artistas, principalmente no rock, têm a capacidade de criar obras tão poderosas como essa. Sim, Walk é rock dos bons com a influência do grunge (tipo, o cara era o baterista do Nirvana, nada mais normal), tem Dave subindo vários níveis nos vocais arrebatadores. Sim, tem guitarras nervosas e bateria feroz combinando em um arranjo perfeito com uma estrutura um pouco conservadora, mas sem perder a pegada ou a qualidade. Sim, tem um público mais especifico que outros gêneros. Porém, Walk consegue ser atemporal. Sua "eternidade" vem do seu tema. Como dito no paragráfo anterior, recomeçar está implícito na vide de todos."

18.I'm Out (feat. Nicki Minaj)
Ciara

"Não precisa de muito tempo de execução para perceber o quanto a canção I'm Out é uma obra simplesmente genial: logo depois da introdução, Nicki entrega um de seus versos mais poderoso, divertido e inspirado que ela já fez para outro artista seja na sua genial performance ou na composição sensacional. Felizmente, as qualidades da canção não se resumem a participação de Nicki. A produção faz um trabalho 
magistral ao pegar a base da sonoridade de Ciara (um mistura de R&B urban com hip hop) desconstruindo para depois remodelar acrescentando um verniz completamente original seja na batida poderosa, na escolha de uma estrutura ousada para a canção e na inclusão de elementos pop. Ciara encara perfeitamente o papel de diva/feminista pop ao cantar a super divertida composição falando sobre como ela encara um fim de um relacionamento sendo um trabalho bem elaborado, com ótimas passagens e um refrão perfeito."



17.
Q.U.E.E.N. (Feat. Erykah Badu)
Janelle Monáe

"Q.U.E.E.N. tem uma das produções mais inspiradas que eu ouvi desde que comecei esse blog: a produção pega uma "imensidade" de influências e desconstrói de uma maneira inovadora, apoteótica, grandiosa e sem comparações. Apresenta em "camadas" ao longo de seus mais de cinco minutos, Q.U.E.E.N. tem a sua parte instrumental em estado de graça. Claro, boas ideias não sobrevivem sem uma execução a altura, mas aqui até acredito que essa parte até superou a concepção original, pois é muita perfeição para uma música só. E que podemos falar da composição? Um manifesto sobre a liberdade de expressão sem usar de melodrama, pieguismos e bobeiras. Janelle é "fierce" da sua maneira e quer que todos saibam disso da melhor maneira: sendo "fierce" elevado a décima potência. Por fim, Monáe domina a canção com o poder de uma diva do soul music sabendo que cantar é um arte de muitas facetas e não apenas alcançar notas altas ou coisa parecida. Já Erykah Badu nos presenteia com uma participação inusitada e deliciosa. Nada mais apropriado do que colocar o nome de rainha para uma canção da Janelle Monáe. Simplesmente perfeita."

16.Video Games
Lana Del Rey

"Video Games é simplesmente uma obra de arte pop que poucas vezes já foi conseguido. A canção consegue transcender paredes e quebrar barreiras entre o comercial e o artistico. Uma poderosa produção por trás da canção que a transformar em dos momentos mais originais nos últimos anos. Delicada, mas sem perder a poder de encantar e maravilhar desde o primeiro acorde. Com um arranjo que navega entre o teatral e o comercial com a beleza de um vôo de um beija-flor, com acordes de harpa e uma vibração quase angelical, mas ao mesmo tempo sombria. Ganhando uma composição brilhante escrita pela própria Lana, Video Games ganha uma atmosfera retrô falando sobre amor de maneira nostálgica e poética. Todavia, o brilhantismo da canção não seria alcançada sem uma interprete à altura. E a melhor surpresa vem justamente daí: Lana Del Rey é fantástica. Sério, não há ninguém que se pode comparar a jovem no mercado atual. Uma voz grave, melódica, poderosa e original. Em Video Games, Lana faz uma performance genial. Contido e um pouco frio, mas cheio de camadas avassaladoras."

15.Bad Girls
M.I.A.

"Bad Girls é um poço de originalidade envolto com temas sociais e políticos. M.I.A que é uma defensora dos direitos humanos volta a falar da opressão enfrentada pelas mulheres mostra uma tentativa de romper com isso iniciando uma espécie de revolta. M.I.A é uma compositora talentosa não só em escrever letras com sentido, mas criar refrões poderosos e viciantes como é o caso de Bad Girls. Definitivamente uma canção fora dos padrões e com uma qualidade preciosa com produção cativante do produtor Danja misturando estilos alternativos para criar o estilo da M.I.A."

14.Acapella
Kelis

"Acapella é uma mudança no seu estilo deixando o R&B com influência de eletrônico para entra de cabeça nesse último. Contando com a produção de David Guetta, a música é ótima.sua mistura de uma batida mais dark e dançante meio cadenciada é perfeita para tocar em boates pelo mundo inteiro. Mas suas principais qualidades estão na letra meio Diana Ross encontra Lasgo e no vocais de Kelis que se diferencia de qualquer cantora do gênero por ser marcante e com um tom muito bonito."

13.Clown
Emeli Sandé

"Quinto single de Our Version of Events da Emeli Sandé, Clown te tira dos eixos. A glória da sua simplicidade pode até não parecer contudente, mas não se deixe levar pelo contido arranjo produzido por Naughty Boy já que nada mais pode ser mais arrasador que uma simples lágrima caída em vez do choro compulsivo. Clown é uma obra capaz de fazer o mais desumano sentir sua composição que pega pelo coração e te joga na parede sem usar de força bruta. Não importa qual o sentido que ela seja compreendida: a da pessoa que a gente ama nos enganando, a indústria da música querendo mudar Emeli como ela mostra no lindo clipe ou qualquer uma que sua alma quiser, pois Clown vai no fundo e vai te deixar sem forças, sem reação, sem chão. Vai bater e ficar. Emeli sabe disso e não deixa por menos: sem em nenhum milésimo de segundo exagerar ou se conter demais, ela entrega a performance de uma vida. Uma atuação fora desse mundo que não importa se é a versão gravada ou em qualquer apresentação ao vivo sempre vai ser perfeita. Acachapante. Visceral. Emocional. Algo que transcende o tempo, a vida, o espaço e até a morte. Poucos podem sentir isso, mas quem sentir será presenteado com um dos momentos mais perfeitos da história da música. Bem vinda a eternidade, Emeli Sandé! E desculpa de não poder definir melhor já que me faltam palavras."

12.Power
Kanye West

"Desde os primeiros segundo de Power já dá para perceber que vem coisa muito boa.E vem.Kanye volta ao estilo que o consagrou como rapper e produtor:o hip hop puro e "sem gelo".Com sample da música "21st Century Schizoid Man" ele faz uma música mais visceral com seu arranjo cheio de texturas indo das mais suaves até as mais poderosas emoldurado por um coro estilo aborígene.Mais cadenciado e mais forte Kanye mostra que ainda continua como um dos melhores rappers da sua geração em um performance vigorosa.Sua metralhadora está afiada metendo o pau em meio mundo e mesmo sendo cada vez mais egocêntrico a letra mostra a genialidade de Kanye em falar o que pensa de maneira primorosa.Ele pode ter todos os defeitos que assola os "superstar" e pode ter certeza que ele tem,mas o cara continua foda no que faz e faz o seu melhor."

11.Rolling In the Deep
Adele

"Primeiro single do segundo álbum dela intitulado 21,a canção é soco no estomago quando se ouve pela primeira vez.Mas não deixe se enganar pela primeira impressão.Rolling In the Deep é um pérola musical que encontra em Adele a sua mais perfeita interprete.Seus vocais estão em estado de perfeição.Há um poder,uma força quase sobrenatural em cada nota.Adele domina a canção como um leão caça sua presa.Essa força para cantar a letra sobre vingança que em nenhum momento entrega um verso fraco ou mesmo bom.Apenas geniais.Uma onda de eletricidade corre nosso cérebro ao ouvir a poderosa composição e seu refrão grandioso.E não há outra palavra para descrever o arranjo:grandioso.A batida cadenciada do soul com toque do pop possibilita Rolling In the Deep elevar ainda.Um grande trabalho de instrumentos fecham com chave de diamante."

Nenhum comentário: