11 de abril de 2016

O Poder da Palavra

The Sound Of Silence
Disturbed

Considerada com uma das maiores músicas do cancioneiro americano, The Sound Of Silence do duo Simon & Garfunkel já ganhou dezenas de regravações desde o seu lançamento em 1964, até mesmo uma versão nacional pela dupla Leandro & Leonardo intitulada É Por Você que Canto. Entretanto, a canção nunca ganhou uma versão tão distinta como a feita pela banda de heavy metal Disturbed.

Alcançado uma popularidade surpreendente para uma canção do gênero nos dias de hoje, a versão da banda é uma canção épica e poderosa em quantidade, ao contrário da versão original: um contido e melancólico folk com vocais intimista e extremamente contemplativos. Se de um lado temos um clássico atemporal que é a versão original, do outro temos uma versão muito bem conduzida que valoriza o poder dos vocais grandiosos (o maior acerto é o seu começo "suave" que vai crescendo a medida que o arranjo também cresce). Entretanto, o que faz de qualquer versão da canção valer a pena é o que não muda em todas as vezes: a sua letra. A profundidade da letra de Paul Simon é um das obras mais desconcertantes da música mundial. Logo no primeiro verso já somos tragados para um vórtex emocional devastador:

Olá escuridão, minha velha amiga
Eu vim falar com você novamente
Porque a visão suavemente arrepiante
Deixou as sementes enquanto eu dormia
E a visão que foi plantada em minha mente

Ainda continua dentro do som do silêncio

Palavras assim ecoam para sempre, não importando qual seja a embalagem.
nota: 8

Um comentário:

christine blog disse...

Essa versão é arrebatadora. Tem o estilo grandioso de trilhas sonoras compostas para filmes. Adicionando uma voz poderosa. Trouxe a música de volta da melhor forma e ajuda o rock a se destacar também, amém kkk