2 de junho de 2016

Primeiras Impressões - Outros Lançamentos

The Intro
Ruth B



Assim como várias cantoras da novíssima geração, a canadense Ruth B conseguiu o seu contrato com uma grande gravadora depois de colocar os seus vídeos cantando na internet. Entretanto, a história dela é um pouco diferente: primeiro, a jovem de vinte anos ficou conhecida pelos videos no vine (site que permite pequenas gravações) e, em segundo, o seu grande "boom" foi quando postou uma música de sua autoria. Intitulada Lost Boy, a canção foi incluída no seu primeiro EP pela gravadora Columbia e alcançou um bom 30° na Billboard. A canção mostra que, apesar de precisar de algumas aparadas de arestas, Ruth B tem um grande futuro pela frente devido a sua maior qualidade: a sua escrita.

É necessário informar que, até o momento, a sonoridade de Ruth B é basicamente pop vocal com base de piano muito parecido com o que faz Sara Bareilles. Entretanto, ao contrário da veterana cantora, Ruth B ainda precisa incrementar os seus arranjos, encontrando uma maneira de encorpar a sua sonoridade para que as suas canções não parecem versões de outras músicas somente ao piano. Essa característica não é exatamente ruim, principalmente porque a produção do EP é bem correta e a instrumentalização é bonita. Todavia, esse tipo de sonoridade não se sustenta por muito tempo no atual cenário pop e deve cansar bem rápido. O que a cantora precisa é encontrar uma maneira de manter essa qualidade de pureza da sua sonoridade e, ao mesmo tempo, elevar a mesma na procura de um verniz forte e atual. Com tudo isso na mesa, Ruth B é uma joia rara no mundo pop.

A jovem tem um senso lírico único para composições sensíveis e emocionais, mas, por enquanto, ainda não perdeu certa inocência da sua recente adolescência. O EP começa com a romântica 2 Poor Kids em que a cantora discorre sobre o quanto o amor é mais importante que o dinheiro. Pode até ser trivial, mas a construção é madura e de um refinamento impressionante. Claro, ainda precisa de experiência da jovem para fugir de alguns lugares comuns, mas como mostra a próxima canção Ruth está no caminho correto: o single Lost Boy reconta a história de Peter Pan para falar sobre solidão. Um trabalho melancólico com um resultado bem acima da média. Além disso, a voz delicada de Ruth B dá o tom perfeito para a canção. Ainda falta, porém, algumas nuances nas performances da cantora para entregar mais emoções em suas interpretações. O EP continua com a feel good Golden em que a cantora mostra o seu lado Sia em uma canção otimista e com um bom refrão. A última canção é Superficial Love, uma simples e eficiente balada romântica que poderia ter mais força com uma interpretação forte. De qualquer maneira, The Intro é uma boa estréia de uma artista com um futuro que pode ser brilhante.
notas
2 Poor Kids: 7
Lost Boy: 7,5
Golden: 7
Superficial Love: 6,5
Média Geral: 7

Nenhum comentário: