3 de setembro de 2017

Antes Tarde do Que Nunca - Grandes Álbuns dos Anos '80

Diamond Life
Sade



A década era a de oitenta e uma pequena revolução começava na soul music. Nascido no final dos anos cinquenta nos Estados Unidos, o gênero teria uma das suas principais mudanças influenciada por artistas que nasceram do outro lado do Atlântico, mais precisamente na Inglaterra. Em especial, o ano de 1984 foi de suma importância, pois foi nesse ano que a banda Sade lançou o primeiro álbum: Diamond Life é considerada uma das primeiras obras que podem ser chamadas de "pedras" fundamentais de um novo  sub-gênero que seria denominado, anos mais tarde, de neo-soul.

Capitaneado pela icônica vocalista Helen Folasade Adu, ou melhor, Sade Adu, Diamond Life é uma obra que na sua essência é de soul music, mas que é completamente envolto por uma rica camada de sons que, até então, ainda engatinhavam no soul music. Naquele momento a grande ousadia da banda não foi quebrar as regras, mas enriquecer a sonoridade com toques de outros gêneros e sub-gêneros do jazz, blues e pop, resultando em uma refinadíssima sonoridade que possui aspectos de um gênero que ficou conhecido como quiet storm. Apesar de ter surgido no final dos anos setenta, o quiet storm foi fixado e apurado durante os anos '80 com o surgimento de artistas Luther Vandross e Anita Baker. E também ajudou a ascensão do Sade como é visto claramente na sonoridade em Diamond Life que tem como principal vertente a sua sensualidade comedida e uma cadencia que transita do lento ao animadinho com a mesma simetria sonora. Essa característica é uma das peças principais para a criação do neo-soul. Como um disco de estreia, Diamond Life ainda mostra certa incongruência, apesar de apresentar uma personalidade completamente definida que iria apenas ser melhor trabalhada nos trabalhos seguintes.


O grande trunfo de Diamond Life e, por consequência da banda, não foi ter medo de colocar toda a sua carga emotiva em canções liricamente simples, mas com um trabalho temático profundo e marcante. Qualquer fã ou conhecedor do trabalho deles sabe da capacidade imensa de Sade Adu e Stuart Matthewman, também integrante da banda, em comporem letras românticas como poucos como é o caso do maior sucesso do álbum: a envolvente e marcante Smooth Operator que conta a história de um homem sedutor e a sua vida agitada. Todavia, o álbum também dá espaço para canções com uma temática mais forte como é o caso da linda Sally, mas que ganha ares extremamente tristes quando percebe-se que a letra é sobre o vicio em drogas. Na época do lançamento, Sade tinha apenas 25 anos e já se mostrava a grande cantora quer iria se consolidar anos mais tarde ao ser dona de um voz marcante e profunda e entregando interpretações de uma sensualidade delicada e refinada. Outros momentos marcantes do álbum ficam por conta das faixas Your Love Is King, Cherry Pie e When Am I Going to Make a LivingDiamond Life é uma obra que envelheceu um pouco ao longo dos anos, mas é de um trabalho que marcou futuras gerações, ainda influencia novos artistas e lançou a carreira de uma das bandas mais bem sucedidas de soul de todos os tempos.

Nenhum comentário: