21 de outubro de 2018

Antes Tarde do Que Nunca - Versão Single

Stronger
Britney Spears

Uma das melhores palavras em inglês para designar aquelas canções que deveriam ser melhor reconhecida é overlooked que pode ser traduzido como negligenciado. Uma dos maiores casos de overlooked no mundo pop é Stronger da Britney Spears.

Lançada em 2000 como terceiro single de Oops!...I Did It Again, segundo álbum da cantora, Stronger obteve um bom sucesso ao alcançar o 11° da Billboard e ter um dos melhores clipes da carreira de Britney, mas, infelizmente, passado dezoito anos parece que a canção ficou renegada ao "segundo" escalão da discografia da cantora. Claro, nas sombras de grandes sucessos antigos e mais novos da cantora, Stronger ocupa um lugar menos expressivos, mas, para aqueles fãs de verdade, deveriam perceber que a canção é, sem nenhuma dúvida, uma das melhores que Britney lançou até hoje.

A canção é de um tempo em que a cantora estava, não só no auge de sucesso, mas, também, no pico da forma artísticas em que era rodeada apenas pelos principais nomes em ascensão do pop. Produzido pelo Rami e, aquele que iria virar um dos principais nomes do pop na última década, Max Martin, Stronger é um verdadeiro biscoito fino do pop ao ser uma eletrizante e incomparável dance-pop misturado com teen pop e toque de pop rock que deveria ser lembrada como o verdadeiro marco de começo de transição de amadurecimento da Britney. Obviamente, a canção Oops!...I Did It Again já tinha sido lançada e possui uma imagem vinculada mais adulta. Entretanto, Stronger é, na verdade, muito mais pungente nesse aspecto, pois consegue ter uma autoconsciência sobre a artista que é bem incomum e de uma inteligência notável. Isso acontece quando a composição dispara no refrão: "My loneliness ain't killing me no more". Essa frase é claramente um referência ao primeiro sucesso de Britney, ...Baby One More Time quando a cantora diz o contrário ao declamar "my loneliness is killing me". Pode até parecer sem tanta importância esse momento, mas foi fundamental para a construção da carreira da Britney daí para frente. Todavia, isso não é só o que faz Stronger tão boa.

Além da produção ser uma das melhores da carreira de Britney deixando os trabalhos mais recente comendo poeira na sua totalidade, Stronger é um verdadeiro hino de empoderamento bem antes do tema entra em pauta no pop. Apesar de uma simplicidade de conteúdo, a letra é uma verdadeiro ensino sobre como deve se comportar uma composição de música pop que precisa ser ao mesmo tempo vendável e ter alguma profundidade. Além de ter a sensacional autoconsciência, a letra é divertida, fácil de lembrar e com um refrão certeiro sem precisar cair em repetições de onomatopeias ou qualquer grande clichê do gênero. Além disso, a performance da cantora é ótima, mostrando carisma, domínio, personalidade e força vocal que parece que ficou quase totalmente presa em um passado meio distante. Uma pena. De qualquer forma, Stronger é o tipo de canção que merecia muito mais respeito e reconhecimento por ser uma dos melhores momentos pop da era moderna.
nota: 8 

Um comentário: