30 de maio de 2019

As 100 Melhores Músicas Que Você Não Deve Conhecer

Para quem viveu eu uma era pré internet sabe muito bem o quanto era complicado ter noticias sobre o mundo da música, principalmente o de fora do país. Se você não morava em uma capital ou não tinha MTV Brasil em casa ou não tinha dinheiro para importar ou comprar revistas especializadas, a tarefa era praticamente impossível. E, queridos leitores, eu caiu exatamente nessa última categoria. Durante muito tempo, as minhas únicas fontes de conhecimento sobre música foram as parcas na TV aberta e ouvindo rádio e, mesmo assim, ainda não era nada suficiente. Por isso, eu só foi conhecer vários nomes por trás de músicas que eu ouvia na rádio depois de muitos anos. No As 100 Melhores Músicas Que Você Não Deve Conhecer de hoje irei relembrar uma das dessas canções que, ao menos para mim, ficou como uma música....



Enjoy the Silence
Depeche Mode



Lançada em 1990, Enjoy the Silence é considerada o maior sucesso e a melhor canção da carreira da banda Depeche Mode. Sucesso mundial, a canção é uma das principais influências para o synth-pop contemporâneo até os dias de hoje. Para mim, porém, a canção marcou uma parte da minha infância/pré-adolescência depois de assistir ao seu emblemático clipe na antiga MTV. Mostrando apenas um homem vestido de rei (o vocalista Dave Gahan) andando em belas paisagens e encontrando lugares para sentar e contemplar a vista. Apesar de naquele tempo não exatamente quem era o Depeche Mode e muito menos sobre o que falava a canção, Enjoy the Silence conseguiu atiçar uma sensação de inquietação devido a sua batida marcante e os vocais sombrios, mesmo que seja uma canção relativamente dançante. E acredito que é nesse momento que a música se mostra em toda a sua plenitude, pois sem saber quase nada sobre o que estava ouvindo consegui ser tocado da forma que a canção parece ter sido feita ao falar sobre assuntos como sentimentos ruins devem ser combatidos com o amor. Enigmática, atemporal e inesquecível, Enjoy the Silence é uma das canções que, de alguma forma, ajudou a construiu o meu amor pela música.

Nenhum comentário: