23 de maio de 2019

Primeira Impressão - Outros Lançamentos

While We Wait
Kehlani


Nos últimos anos, o R&B voltou a conquistar parte do prestigio comercial que o mesmo tivera nas décadas passadas, especialmente a de noventa. Grande parte desse renascimento deve-se ao trabalho de qualidade de nomes femininos como, por exemplo, SZA, H.E.R., Solange e Kehlani. É desse última que vem um ótimo exemplo da contribuição feminina ao R&B contemporâneo com o lançamento do refinado mixtape While We Wait.

Apesar de ser apenas uma mixtape, While We Wait tem uma produção convivente, sólida e coesa que consegue entregar um trabalho com começo, meio e fim bem definidos e longe de qualquer impressão que poderia ser algo inacabado ou sem o mesmo cuidado de um álbum oficial. E se não bastasse essa qualidade técnica, a produção com alguns nomes importantes (Hit-Boy, Boi-1da, Sir Nolan) ainda construí uma sonoridade sofisticada, bem amarrada e com personalidade suficiente para dar uma identidade própria e original para a Kehlani, mesmo que na pratica a sonoridade ouvida não tenha nada exatamente de novo. É o famoso arroz com feijão muito bem feito. A mixtape já começa em alta com a ótima Footsteps, dando uma ideia perfeita sobre o que a cantora é capaz de entregar. A faixa é um R&B com toques de hip hop que pode até cair no tradicional, mas é dono de uma qualidade bem acima da média e de sinceridade sonora que fica difícil de não se envolver. Lembrando as boas canções do R&B do começo dos anos dois mil, mas com um toque moderno, a faixa ainda conta com a inspirada presença do cantor Musiq Soulchild. Acredito que esteja na hora de tocar em outro ponto importante para se entender a qualidade artística de Kehlani: a compositora de mão cheia que a cantora se mostra ser.

Apesar de vários colaboradores, a marca lirica de Kehlani é facilmente perceptível em cada faixa, pois a mesma tem a capacidade de falar sobre assuntos profundos de forma descomplicada, leve e com uma beleza contida e luminosa. E assim que é a base de Too Deep que apresenta momentos de inspiração surpreendente ao falar sobre as dificuldades de um relacionamento em crise (You just wanna talk, I don't wanna listen/Now I wanna talk, you don't wanna listen). Apesar de perder um pouco em qualidade, a descolada Nunya e a cool vibes Morning Glory continuam a sustentar de forma exemplar o álbum. Uma pena, porém, que a mixtape dá uma quebrada com a boa, mas nada especial, Feels que apresenta o ponto fraco da artista: a sua voz. Delicada e bem intencionada, a voz de Kehlani não tem força suficiente para sustentar sozinha uma canção. Claro, a mesma conta com a sua personalidade artista que a ajuda, mas essa falha não ajuda em canções menores como a já citadas e a lindinha Butterfly. Felizmente, While We Wait é muito mais acertos que erros como o single Nights Like This, a dramática RPG e a fofa Love Language. Mesmo sendo mais um aperitivo que um prato principal, a mixtape é um trabalho ideal para o público ter uma boa noção sobre a suculência do atual R&B. Graças a nomes como a Kehlani que vem revivendo o gênero em sua melhor forma.

notas
Footsteps (feat. Musiq Soulchild): 8
Too Deep: 8
Nunya (feat. Dom Kennedy): 7,5
Morning Glory: 7,5
Feels: 7
Nights Like This (feat. Ty Dolla $ign): 7,5
RPG (feat. 6lack): 7,5
Butterfly: 7
Love Language: 7,5
Média Geral: 7,5

Nenhum comentário: