9 de fevereiro de 2021

2 Por 1 - O Passado e o Presente de Taylor Swift

willow
no body, no crime (feat. Haim)
Taylor Swift


Os dois primeiros singles lançados de Evermore mostram claramente a união da velha Taylor com a nova Taylor. De um lado, a ousada cantora que flerta com o indie rock em willow e, do outro lado, a cantora que busca inspiração no seu passado em no body, no crime.

Canção que atingiu o número um da Billboard no final do passado, willow é uma cuidadosamente bem pensada indie rock com toque de folk que dá para a cantora uma pintura ousada sem precisar, porém, de se aventurar nas águas profundas do alternativo. O verniz pop que é coloca na canção ajuda a canção a manter o brilho comercial enquanto explora novos caminhos para a sonoridade de Taylor. Acredito que a principal razão para isso é a ótima composição, pois a mesma consegue desenhar imagens complexas sem perder o tino comercial, especialmente no seu ótimo refrão. Como dito na resenha do álbum, essa roupagem parece ter um caimento ainda incerto para a Taylor, mas é necessário elogiar que a produção faz a canção dar certo devido ao seu trabalho instrumental excelente. Em no body, no crime, porém, é que tudo funciona da maneira em evidenciar de fato o talento da cantora.

Apesar de ter a presença da banda de indie rock/pop Haim, no body, no crime funciona como uma excepcional, classuda e poderosa mistura de country, folk, rock e indie que cria uma canção ousada e, ao mesmo tempo, familiar para a carreira da Taylor. Lembrando grandes momentos do country feminino, mas com uma dose da sua personalidade, a canção é que conta com a composição mais pungente de todo o álbum. Ao invés de se lamentar por problemas sentimentais, Taylor construí uma sombria, forte e contemporâneo história de vingança que envolve mortes, violência doméstica e uma camada de feminismo que ajuda transforma no body, no crime em pequeno clássico em construção. O único erro da canção é não usar mais a banda Haim de maneira mais destacada, renegando-as para o papel de backvocal de luxo. De qualquer forma, a canção é um acerto e tanto na carreira da Taylor Swift.
notas
Willow: 7,5
no body, no crime: 8

Nenhum comentário: