12 de outubro de 2021

2 Por 1 - Arca

Incendio
Arca

Born Yesterday
Arca & Sia

Apesar de ter apenas trinta e um anos, a DL/produtora/cantora espanhola Arca se tornou um dos nomes de importância única dentro do meio eletrônico devido aos trabalhos ao lado de nomes como Björk, Kanye West, FKA twigs, Kelela e Frank Ocean. Além disso, o lançamento de trabalhos solos também ajudou a artista a se transforma em uma força artística realmente impressionante. Tudo fica claro com os dois singles lançados: Incendio e Born Yesterday.

Acredito que não teria melhor nomes para Incendio, pois a canção é uma verdadeira explosão incendiaria de potencial altíssima. É complicado delimitar qual seria o gênero que melhor se adequa para a canção já que em cerca de dois minutos e quarenta é nítido ouvirmos uma gama grande de influencia que a Arca se utilizou para construir a canção. Provavelmente, o que mais se encaixa aqui é uma desconstrução de eletrônico misturado com house, EDM e electropop com toques poderosos de latin music, mas apesar dessa adjetivação é ainda difícil entender Incendio sem ouvir.

Na verdade, quem ouve ainda tem dificuldades de entender a magnitude sonora que está presenciando devido a inteligência apurada de Arca em produção uma canção cheia de camadas que se interligam de forma fluida e azeitada para criar essa apoteótica peça de arte. A cereja em cima do bolo é a performance acachapante de Arca que ajuda a dar ainda mais personalidade para a canção. Em Born Yesterday, Arca entrega uma canção mais acessível ao remixar uma demo da Sia. O problema aqui está fora das linhas da canção.

Cancelada depois do desastre que foi a recepção de seu filme Music e completamente equivocada representação do autismo, Sia é o tipo de artista que você ama ou odeia, mas deve reconhecer o seu imenso tamanho. Se conseguir superar os recentes eventos de maneira a apreciar o que é ouvido em Born Yesterday irá poder encontrar uma suculenta e pomposa power balada eletrônica com uma produção realmente sofisticada. Ouvir a união das ideias da Arca com os vocais característicos da Sai é a constatação que essa última passou muito tempo trabalhando com produtores/DJs farofentos que não sabiam de fato fazer com a sua voz e, principalmente, as suas composições. E a escolha da canção para abrir os trabalhos do álbum Kick II mostra que Arca é uma artista corajosa também publicamente ao confiar basicamente que a qualidade da canção ser capaz de “esconder” percepções de decisões tomadas pela Sia. E isso é basicamente talento.
notas
Incendio: 9
Born Yesterday: 8,5



Nenhum comentário: