29 de outubro de 2021

O Mundo Segundo St. Vincent

The Melting of the Sun
Down
St. Vincent


Se a sonoridade da St. Vincent já tinha uma forte sensação de que a cantora vivia em mundo apenas seu, Daddy's Home veio para comprovar de maneira cabal essa teoria. E isso fica bem claro com os sensacionais singles The Melting of the Sun e Down.

The Melting of the Sun é uma psicodélica mistura de rock e blues que se baseia em uma extraordinária guitarra e os vocais ásperos e sensuais de St. Vincent. Climática e elétrica, a canção emoldura com perfeição toda uma sonoridade vinda direto dos anos setenta sem parece estar copiando, mas, sim, prestando uma homenagem/recriação de maneira extremamente respeitosa e revigorante. Tematicamente, a canção é uma homenagem a mulheres que influenciaram a cantora e que de alguma forma resistiram aos seus “fins do mundo” ao longo da história com uma escrita de um refinamento espetacular. The Melting of the Sun é uma canção espetacular, mas Down dá um paço a mais.

Construída como uma funk, art rock com toques de psicodélico e synthpop, Down é organicamente uma explosão que consegue grudar na nossa cabeça como chiclete emaranhado no cabelo. O explosivo, soulful e empoderado arranjo é construído de forma a conseguir expressar toda uma raiva que a performance de St. Vincent apresenta do seu começo ao fim. E também pudera: Down narra a vingança emocional e física de uma mulher abusada/agredida contra o seu agressor. Sem meias palavras ou com medo de soar politicamente incorreta, a cantora se mantem contida em uma letra surpreendentemente direta, mas com um soco no estomago guardado na sua significação final. E assim embarcar no mundo de St. Vincent é uma aventura sem volta que realmente compensa a jornada.
notas
The Melting of the Sun: 8,5
Down: 9



Nenhum comentário: