4 de setembro de 2022

Primeira Impressão

Un Verano Sin Ti
Bad Bunny



Não há como duvidar que o maior artista mundialmente na atualidade é o porto-riquenho Bad Bunny. Apesar de parte do publico que não embarcou na sua onda não entender o motivo é fato que o sucesso do artista é algo praticamente inédito e de ser comemorando, especialmente ao constatar que todo que alcançou foi sendo exatamente o que é sem nenhuma concessão como, por exemplo, lançar uma música em inglês. Em Un Verano Sin Ti , o seu quarto álbum, Bad Bunny continua a sua dominação com um álbum feito para o imenso público que o conhece em uma imensa jukebox que tem seus altos e baixos, mas resultado em algo bem mais interessante que o esperado.

Vamos ao ponto que é basicamente um verdadeiro elefante na sala: a duração de Un Verano Sin Ti. Com uma enxurrada de vinte e três faixas e uma hora e vinte e um minutos, o álbum é praticamente um longa-metragem que se torna quase impossível repetir a experiência de ouvir o trabalho completo mais que uma vez. Isso quando se tem vontade de ouvir apenas por prazer e, não, quando se precisa para ouvir para resenhar como estou fazendo aqui. Por isso, o álbum se torna mais como uma mistura de jukebox com mixtape que perde certa força como um trabalho único, mas, sim, uma compilação de grandes sucessos do rapper. Apesar disso, Un Verano Sin Ti consegue se sobreviver a essa característica devido a alguns detalhes surpreendente e bem vindos. Primeiro, as melhores canções do álbum estão espalhadas ao longo da sua duração, indo ao contrário do que poderia se esperar de concentrar os momentos de destaque em um bloco especifico e deixando os fillers mais difundidos. Em segundo e, mais importante, Bad Bunny é um talento bem acima da média em comparação aos seus contemporâneos.

Dono de uma persona midiática que é simplesmente única, Benito Antonio Martínez Ocasio, nome de batismo de Bad Bunny, é um artista com uma personalidade única com a sua voz grossa, marcante e uma entrega tão especifica que transita entre o rapper e cantor de forma inteligente. E acredito que o mesmo tenha a noção que não tem uma voz para cantar que seja natural e, por isso, criou a sua maneira de entoar canções que fique dentro do seu limite, usando até bem efeitos vocais para não sobressaírem e roubar a cena. É obvio, porém, que Bad Bunny não é para todos os gostos e nem sempre o rapper acerta, mas é tão interessante ver um artista com tanta presença encontrar o seu porto seguro. Mesmo ocupando todas as frestas possíveis em Un Verano Sin Ti não seria interessante se não tivesse uma produção que mostrasse uma visão apurada sobre a música latina.

Conhecido primordialmente pelo reggaeton e latin trap, Bad Bunny entrega um álbum que se baseia pesadamente nessa linha ao entregar uma compilação radiofônica e com potencial viral que satisfaz exatamente ao seu imenso público. Entretanto, a produção tem lampejos experimentais que mostra uma vontade de ir além do que é esperado para a sonoridade do rapper. Sem exatamente chegar ao nível da Rosalía com Motomami, mas longe de ser mais do mesmo, Un Verano Sin Ti flerta pesadamente com indie pop, eletropop, techno e EDM para incrementar as pinceladas de gêneros latinos como, por exemplo, cumbia, bachata, rumba, reggae, bomba, mambo, entre outros. É um caldeirão efervescente, divertido, delicioso, ousado e que traz um frescor para o álbum, mesmo que a ideia central não seja exatamente de ousar. Quando isso acontece, o álbum brilha fortemente ao mostrar novas facetas de Bad Bunny. Um dos melhores momentos é a ótima Andrea devido a sua batida indie/latin pop/dance pop refinada devido a sublima participação da banda Buscabulla. Outro grande momento é a techno/bomba El Apagón que é uma celebração de Porto Rico. Uma pena que nenhuma dessas duas faixas virou single, felizmente, algumas canções que tem alguma ousadia ganham destaque. Esse é caso da divertidíssima Después de la Playa que começa como uma tradicional latin pop/reggaeton, mas ganha uma sensacional guinada e se transforma em uma tradicional e eletrizante mistura de merengue e mambo que Bad Bunny conduz como uma homenagem aos grandes nomes dos gêneros. Outros momentos que merecem destaque ficam por conta dos sucessos de Moscow Mule que mostra uma reggaeton tradicional feito de maneira correta, a divertida latin trap Tití Me PreguntóLa Corriente com participação de Tony Dize, a indie pop/pop rock Otro Atardecer com vocais da banda the Marías e, por fim, a sensual Un CocoUn Verano Sin Ti é um dos maiores blockbusters da era dos streamings e isso se torna ainda mais impressionante é que é vindo de um artista latino. Gostando ou não do Bad Bunny é necessário reconhece o marco histórico que o mesmo alcançou ao não perder as suas raízes.

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