18 de fevereiro de 2024

Os Melhores Singles de 2023 -Parte IV

 



Parte I
Parte II

20. Pearls
Jessie Ware



"Emoldurando a sua melhor Diana Ross interna, a cantora entrega a sua mais inspirada performance ao alinhar unir a sua costumeira e deliciosa voz aveludada e elegante com uma explosão vocal em que a mesma mostra todo o seu alcance ao subir o tom para expressar todo a excitação da canção, especialmente no seu eletrizante refrão."

19. Ice Cream Man.
RAYE



"A canção narra a história de quando a cantora foi assediada sexual por um produtor. A maneira direta, desconcertante e real como a cantora narra tudo o que aconteceu e como isso repetiu na sua vida encontra ressonância nas histórias de mulheres que já vivenciaram esse tipo de abuso. Entretanto, Ice Cream Man soa mais positiva que negativa, pois existe uma clara força liberatória e um brilho de esperança na maneira como Raye entoa cada verso, mostrando que a canção é um dos momentos de maior expiação do álbum."


18. Black Eye
Allie X


"A ideia é bastante interessante: uma dark synth-pop mistura com post-disco que emoldura os anos oitenta de maneira a ficar na linha entre a nostalgia e a parodia. E é exatamente isso que acontece, pois Black Eye termina deliciosa, sombria, cativante e totalmente dentro da sua intenção."

17. A Night To Remember
beabadoobee & Laufey


"Parceria com a sensação indie pop Laufey, a canção é elegante, inspirada e aveludada mistura de indie pop e bossa nova que funciona bem melhor que a gente pode imagina. Existe um cuidado minucioso pela produção de fazer o gênero brasileiro soar verdadeiro e natural, mesmo sendo de uma artista filipina/britânica com a participação de uma islandesa/chinesa."

16. Tears can be so soft
Christine and the Queens



"O meu álbum preferido da rainha do pop, Bedtime Stories é uma linda reflexão intima e uma exploração atemporal do pop/R&B. E assim é Tears can be so soft também segue na sua construção slow burn, delicada, sentimental e inspirada que mistura alt-pop, trip hop e R&B contemporâneo."

15. Silent Assassin
Tkay Maidza & Flume


"Produzido pelo DJ Flume, a canção é uma pesadona mistura de hip hop, eletrônico e industrial que cria uma sombria, ruidosa e devastadora batida. Diferente do que a rapper fez até o momento, mas coerente com a sua sonoridade, Silent Assassin é o tipo de canção que gruda na cabeça de maneira quase impossível de ser retirada devido a sua batida marcante, áspera e completamente imprevisível."

14. It Must Change
ANOHNI and The Johnsons


"Uma grandiosa e épica soul/neo-soul/R&B que está perfeitamente no limiar entre o vintage e o atual, It Must Change apresenta uma força emocional que reduz até os corações mais peludos ao choro sem precisar soar piegas ou parecer se apoiar no sentimentalismo."

13. Tiny Garden (​feat.duendita)
Jamila Woods




"Sonoramente, Tiny Garden é uma colorida e iluminada neo-soul/ R&B que é capaz de tirar um sorriso do rosto até de quem é mais carrancudo. Existe uma áurea de uma sensibilidade impar que emana exatamente essa doçura que a composição busca traduzir em palavras. Esse refinamento passa também para a maneira deliciosa como Woods carrega a canção em todas as suas nuances, sendo elevado pela presença inspirada do verso cantado pela artista Duendita que quebra de forma inesperada."

12. Nothing's Free
Angel Olsen


"A canção é uma aula como fazer uma canção simples e emocionante. A composição é substancialmente contida, mas é perfeita ao expor os mais profundos sentimentos ao narrar o momento que se percebe o fim de um relacionamento. Alcançar isso é algo que pode parecer fácil aos olhos menos cuidadosos, sendo, na verdade, um exercício complexo para não ser simplistas demais ou abusar de frases feitas."

11. Fly Girl (feat. Missy Elliott)
FLO


"Além de capturar com perfeição toda a atmosfera do pop/R&B do final dos noventa/começo dos dois mim, a produção de LiTek, MNEK e WhyJay impressiona devido ao genial uso do sample/ interpolate da canção Work It da Missy Elliott. Costurado o sucesso da rapper da maneira que a canção se torna parte primordial de Fly Girl, mas sem ser apenas uma reconstrução de uma canção popular, o resultado é excitante, viciante, maduro e com um fator viciante impecável. E o toque de gênio é que a Missy não apenas está presente pelo sample, mas com um original verso que a mesma faz referências a canção sample como também adiciona substância para Fly Girl."

Nenhum comentário: