7 de abril de 2024

Primeira Impressão - Outros Lançamentos

GUTS (spilled)
Olivia Rodrigo



O relançamento da versão deluxe de GUTS da Olivia Rodrigo não altera muito o que já era interessante no álbum, apresentado novamente “uma coleção realmente impressionante de composição que conseguem ser um raio de criatividade, inteligência, acidez e apuramento técnico impressionante”. Todavia, as cinco canções mostram é a que a cantora este cada vez mais solidificando a sua sonoridade.

A maioria das canções não são novidades, pois faziam parte de uma versão vinil do álbum como bônus sendo que apenas So American é totalmente inédita. E é por isso que esse EP/apêndice parece ser uma continuação direta do álbum, mas é interessante notar que também adiciona substancia para a persona da Olivia. Fica ainda mais claro que estamos diante de uma artista nascida para ser roqueira. Claro, uma roqueira mainstream com pesadas pincelas de pop que a faz ser vendável. Isso não quer dizer, porém, que artista não possa sustentar com louvor essa vertente, especialmente quando entrega uma canção tão inspirada como Obsessed. Uma pop rock com injeções de grunge, alternativo e punk pop, a canção é uma explosão vigorosa, enérgica e deliciosamente divertida que transita lindamente entre o artístico e comercial. Entretanto, o que faz a canção ser tão boa é a sua ácida e irônica composição que a Olivia revela descaradamente a sua opção pela namorada do ex. Essa qualidade lírica também é possível ser notada entre todas as canções demonstrando o amadurecimento da artista e o refinamento da sua parceria principal com o Dan Nigro.

Outro grande momento vai para uma canção escrita apenas pela artista na folk pop stranger em que a jovem mostra quando descobriu que era melhor sozinha que em um relacionamento toxico. Os dois primeiros versos do refrão são devastadores de tão simples e sinceros em que a cantora declara: “'Cause I was half myself without you and now I feel so complete/ And I can't even remember what made me lose all that sleep”. Na delicada balada pop rock scared of my guitar é possível perceber o controle vocal de Olivia ao entregar uma performance delicada que valoriza o seu timbre e a emoção sincera que a mesma entrega. Finalizando o EP/apêndice, Olivia ainda mostra versatilidade ao entoar pop punk com uma leva influencia de new wave como mesma graça e estilo que todas as outras canções. O único momento menor aqui é girl i’ve always been, mas que ainda acaba sendo um filler de qualidade e acima da média. GUTS (spilled) pode até não abrir novas portas para a carreira da Olivia Rodrigo, mas transforma as que já foram abertas em caminhos totalmente solidificados.
notas
Obsessed: 8
Girl I've Always Been: 7,5
scared of my guitar: 7,9
stranger 8,1
so american: 7,9
Média Geral: 7,8

Nenhum comentário: