14 de abril de 2024

Primeira Impressão

Found Heaven
Conan Gray




Ao chegar ao seu terceiro álbum da carreira, Found Heaven, Conan Gray experimenta com uma sonoridade que provavelmente sua fanbase não tem a menor ideia de qual seja. O resultado é melhor que o esperado no instante que é possível notar um amadurecimento artístico, mesmo que exista certa um verniz genérico por cima.

Found Heaven é claramente uma referencia ao pop rock/ new wave/ synth-pop dos anos oitenta com toda a sua efervescia radiante e cafonice inteligente. Ao escutar o álbum foi rápido de criar um link com o trabalho do The Killers, especialmente no ótimo Battle Born. Todavia, o resultado aqui é menos pomposo devido ao principal problema da produção: a falta de personalidade definida. Para um álbum que tem Max Martin, Greg Kurstin e Ilya Salmanzadeh como principais nomes e tem uma ideia tão bem definida, Found Heaven carece de um soco para tirar essa impressão que estamos ouvindo um trabalho que não sabe utilizar exatamente suas influencias distintas para criar algo que possa soar totalmente original. É estranho falar que um trabalho que busca tão diretamente das suas referências, mas é possível criar algo que soe fresco como, por exemplo, é o caso de What's Your Pleasure? da Jessie Ware para citar apenas um. Por causa disso, Conan Gray perde essa áurea de excitação pura, especialmente para aqueles que não entenderem tão bem o ideal por trás. Entretanto e felizmente, o álbum reflete perfeitamente a evolução do artista ao se tratar de teor lírico.

Autor de todo o álbum, sendo algumas faixas que o jovem assina sozinho, Conan mostra uma clara busca para aprofundar sua escrita em composições com estilo certeiro, uma elegância tocante e uma emoção em desenvolvimento. Tenho que admitir que em alguns momentos é ainda preciso um aprimoramento na dinâmica da sua escrita, pois fica parecendo que falta estofo para preencher o tempo das canções. E acredito que Found Heaven seja o álbum mais pessoal da carreira do cantor ao relatar de maneira sentimental, contemplativa, melancólica e intima sobre suas experiências amorosas. Mesmo não se declarando explicitamente sobre a sexualidade, o álbum é recheado de referências que apontam que suas experiências foram e são entrecortas por experiências queers que o construíram. Entretanto, o álbum ganha realmente vida e força devido a magnética performance vocal do Conan que se encaixa nessa vibe, mostrando uma versatilidade imensa desde o primeiro momento. E o melhor momento vocal também acontece na melhor canção do álbum na esplendorosa Alley Rose “tem um instrumental requintado, sólido, maduro e inspirado que a faz ganhar vida aliando-se com uma certeira e emocional composição sobre o fim de uma paixão avassaladora. Essa escolha artística é validada devido a ótima performance vocal de Conan que mostra uma força emocional relativamente contida, mas com um poder sentimental brilhante”. Outro momento importante é logo no começo com a ótima Found Heaven, uma pop rock que parece algo diretamente na mente do Brandon Flowers, que encontra o seu lugar próprio devido a presença parruda do cantor e de um coral edificante. Gosto do timbre grave que o cantor usa para entoar a balada pop Forever With Me, pois dá uma textura interessante para o resultado final do álbum. Outros momentos importantes do álbum ficam por conta de Lonely Dancers que “para quem capta a mensagem/atmosfera é possível facilmente se envolver com essa mid-tempo balada sobre dor de cotovelo curada na pista de dançar. Gosto especialmente da performance vocal do cantor que se mostra versátil e estilizada que quase beira o exagerado, mas sendo salvo pela forma como as mudanças de timbres são bem utilizadas durante a canção”, a balada emocional Winner que “funciona devido a saber adicionar toques inspirados para elevar o material. Primeiro, Conan entrega uma ótima performance que mostra emoção genuína, mesmo que dando uma leve exagerada no uso de efeitos vocais em alguns momentos. Em segundo e, o mais importante, é a marcante composição que foge do clichê ser sobre um relacionamento amoroso para refletir sobre a conturbada relação do cantor com o seu pai”, a graciosa batida synth-rock de Fainted Love e a vibe cinematográfica de Eye Of The NightFound Heaven não é um álbum perfeito, mas diverte e é o momento que podemos ver Conan Gray em busca de algo realmente especial.


Nenhum comentário: