5 de julho de 2009

Do Fundo Do Baú-Dos Tempos Que Damien Rice Não Precisou De Muito Para Fazer Um Clássico

The Blower's Daughter
Damien Rice


Não é preciso muito para se fazer notar.Voz,um instrumento ou dois e taleto.Apenas isso pode resultar em um produtor simplesmente avassalador.Esse é a caso de The Blower's Daughter do cantor irlandês Damien Rice.Lançado em 2001 a música passaria batida se não fosse pelo diretor Mike Nichols(diretor vencedor de Oscar de clássicos com Quem Tem Medo de Virginia WolF?,A Primeira Noite de Um Homem e Uma Secretária de Futuro)que escolheu a música para a seqüência inicial do seu filme Closer-Perto Demais.A cena mostra em camera lenta a atriz Natalie Portman andando em uma rua enquanto o personagem de Jude Law na direção a observa paralisado.A cena se casa perfeitamente com a canção e se tornou um dos grandes momentos do cinema moderno.
Mas muito disso se deve a composição de Rice.A cada acorde de The Blower's Daughter é de uma poesia tão incrível que chega a ser quase tocável o sentimento expresso por ele.O arranjo que muda de acordo com o sentimento do momento:tristeza,raiva,magoa,conformismo e angustia.Acompanhando esse turbilhão de emoções temos o genial vocal de Rice que é de sensibilidade e verdade tão grande que sem mesmo saber o que ele está falando é fácil de sentir toda a força que ele passa e saber que aquela é uma canção de amor destruído.A letra é simples e que ao mesmo tempo se mostra de uma complexidade incrível e cativante.Mas como nada é realmente é perfeito,para estragar a áurea da canção temos que conviver com a versão medonha em português feita por Ana Carolina e Seu Jorge intitulada,É isso Aí.Mas é se fingir que você tem perda de memória e isso não afeta o brilhantismo da canção.
nota:10

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