17 de julho de 2009

No Máximo Uma Hello Kitty Na Puberdade

She Wolf/Loba
Shakira


Shakira já era uma artista consolidada na America Latina quando meteu o pé na porta do mercado norte americano com o CD Laundry Service e o hit Whenever, Wherever se tornando o maior um artista latino com mais de 20 milhões de cópias ao redor do mundo e cerca de 4 milhões nos Estados Unidos.Mesmo assim não era tão certo a continuação desse sucesso já ídolos latinos vieram e foram facilmente no concorrido mercado do tio Sam.Mas como já era "cobra criada" Shakira resolveu uma manobra arriscada a primeira vista mas se olhada corretamente era a melhor opção para ela na época.
Em 2005 ela lançou dois álbuns:Fijación Oral Vol. 1 em espanhol e Oral Fixation Vol. 2 em inglês.Como já tinha uma carreira solidas nos países latinos Shakira teria mais facilidade em vender o Fijación Oral Vol. 1 nesses países e poderia amenizar os impactos de um fracasso com Oral Fixation Vol. 2.Mas nada disso aconteceu.Para surpresa o Fijación Oral Vol. 1 bateu recordes de vendas na Billboard sendo a maior estréia para um álbum em espanhol(157 mil)ficando em primeiro lugar e bateu a casa dos 2 milhões nos Estados Unidos e cerca de 8 milhões no mundo.Oral Fixation Vol. 2 vendeu bem menos,cerca de 1,4 milhões,mas teve o mega hit número um Hips Don't Lie e conseguiu atingir a incrível marca de 14 milhões pelo mundo.O poderia ser uma manobra kamikaze se tornou um golpe de mestre na recente carreira dela.Esse ano Shakira terá uma nova missão:voltar para o mercado americano e demonstrar seu poder ao lançar o seu novo álbum em inglês,She Wolf.
Como aconteceu em Laundry Service,She Wolf será um álbum basicamente em inglês com faixas em espanhol.Para produzir o novo trabalho ela tem a ajuda de produtores com o Pharell,RedOne e Wyclef Jean.O primeiro single do álbum é o homônima She Wolf(Loba na versão em espanhol).A canção mostra um lado bem mais pop de Shakira deixando lado as influências latinas que sempre permeava seus outros trabalhos.Uma batida mais eletrônica e comum dá o tom da canção que em comparação a outros singles da cantora parece uma canção b-side sendo vazada.Mesmo assim ele teve ter boa aceitação já que tem uma qualidade primorosa:radiofônica.Nos vocais a coisa fica um pouco estranha:enquanto Shakira se mostra sexy e controlada mostrando que já domina sua potente voz e seus velhos hábitos nas estrofes,na introdução e no refrão ela faz um vozinha fina e estranha que chega a ser irritante.Enquanto a letra ela brinca com o tema de mulher "pegadora" como se refere o título,loba.As duas versões se equilibram entre ótimas sacadas,bons momentos e partes de fazer corar de vergonha alheia.Apesar de uma certa decepção em relação ao que esperava-se do primeiro single ainda é muito cedo para afirmar qualquer sobre o novo projeto pois Shakira é artista surpreendente que se deve respeitar igual a uma loba com fome.Apesar de agora parecer um Hello Kitty com raivinha.
nota:7

Nenhum comentário: