26 de janeiro de 2014

Grammy 2014

Como vocês sabem hoje acontece a 56° edição do Grammy. Em um ano em que muitos brilharam, a premiação promete ser a mais surpreende dos últimos anos tanto podendo consagrar um artista quanto podendo distribuir gramofones dourados para todos os lados. Para saber quem são as minhas apostas, as minhas preferências, as surpresas e os esnobados dêem uma conferida nesse especial!



A grande surpresa da premiação foram as nove indicações para o rapper Jay-Z sendo que cinco delas foi para o seu último álbum Magna Carta Holy Grail. Quem acompanha os Grammy sabe que os votantes adoram o marido da Beyoncé, mas quando dessa vez as indicações para a sua música não se justifica já que o seu álbum é o mais fraco da sua carreira. Mesmo assim espere o rapper sair com um ou dois prêmio para fazer companhia com os 17 já em suas mãos.


Enquanto isso Kanye West, que teve o aclamado Yeezus escolhido por boa parte da critica como um dos melhores álbuns de 2013, ficou com apenas duas indicações. Outro esnobado foi Justin Timberlake. Mesmo com suas sete indicações ele ficou de fora das categorias principais para o seu The 20/20 Experience. Uma pena. Quem também não deu as caras esse ano foi a Lady GaGa. Porém, finalmente algumas injustiças foram sanadas. Com o hit Just Give Me a Reason a P!nk finalmente chegou nas principais categorias assim como rap finalmente tem representantes de peso com as indicações mais do que merecidas para Kendrick Lamar e Macklemore & Ryan Lewis. Uma das maiores surpresas foi ver a Sara Bareilles com o simpático The Blessed Unrest ser lembrada em Álbum do Ano.


Nem tanta surpresa foi as múltiplas indicações para o Daft Punk, a cantora novata Lorde, a dupla Macklemore & Ryan Lewis, o já citado Kendrick Lamar e para Blurred Lines do Robin Thicke. Agora vamos analisar as principais categorias da premiação com as minhas apostas.

Record of the Year


Indicados: Get Lucky (feat. Pharrell Williams and Nile Rodgers) - Daft Punk / Radioactive - Imagine Dragons / Royals - Lorde / Locked Out of Heaven - Bruno Mars / Blurred Lines (Ft. T.I. & Pharrell) - Robin Thicke

Avaliação: A categoria mais fraca entre as principais sendo composta por canções que vão de médias para boazinhas apenas. Contudo, louvo a mistura de estilo que vai do art pop até o rock alternativo passando pelo eletrônico.

Quem deve ganhar: Get Lucky. Só que não duvido se Royals for a vencedora.

Quem deveria ganhar: Radioactive já que a melhorzinha entre as indicadas.

Quem eu gostaria: A canção nem foi indicada, mas minha escolha seria Mirrors do Justin Timberlake.




Album of the Year


Indicados: The Blessed Unrest – Sara Bareilles / Random Access Memories – Daft Punk / Good Kid, M.A.A.D City - Kendrick Lamar / The Heist - Macklemore & Ryan Lewis / Red – Taylor Swift

Avaliação: Uma lista até interessante. Devo admitir que fiquei pela indicação para Sara, acho que é cacoete indicar a Taylor, mais que justo a indicação para Kendrick, já era esperado a indicação para o Daft Punk e
Macklemore & Ryan Lewis fazendo história a ser indicado sendo um trabalho independente.

Quem deve ganhar: Se a zebra não foi grande demais o prêmio vai para o duo francês com Random Access Memories.

Quem deveria ganhar: Para mim seria Good Kid, M.A.A.D City que o melhor álbum na lista com anos luz de distância.

Quem eu gostaria: Idem.




Song of the Year


Indicados: Just Give Me a Reason - P!nk / Locked Out of Heaven - Bruno Mars / Roar - Katy Perry / Royals - Lorde / Same Love - Macklemore & Ryan Lewis

Avaliação: Uma categoria bem equilibrada. A lista conseguiu uma seleção de grandes sucessos que também tiveram boas criticas. A surpresa aqui foi para a indicação de Same Love e detrimento de Can't Hold Us ou Thrift Shop.

Quem deve ganhar: Os votantes vão resistir ao charme indie de Lorde? Acho difícil.

Quem deveria ganhar: Just Give Me a Reason pela P!nk e Same Love pela linda mensagem.

Quem eu gostaria: Just Give Me a Reason.



Best New Artist


Indicados: James Blake / Kendrick Lamar / Macklemore & Ryan Lewis / Kacey Musgraves / Ed Sheeran

Avaliação: A melhor categoria entre as principais mostrando o quanto o ano foi bom. Artistas completamente diferentes um do outro e mesmo assim com grande futuro cada um.

Quem deve ganhar: Ficou muito difícil já que todos tem chances, mas eu acho que disputa deve ficar entre James Blake (o menos conhecido e a academia adora premiar esse tipo de artista) e Macklemore & Ryan Lewis. Ainda acho que Ed Sheeran corre por fora com chances.

Quem deveria ganhar: Qualquer um seria interessante, mas é impossível não reconhecer o talento de Macklemore & Ryan Lewis.

Quem eu gostaria: Kendrick Lamar é o meu favorito.


Então, façam suas apostas e comessem as torcidas!

Um comentário:

Unknown disse...

Katy fica sem nada de novo?