7 de julho de 2014

Faixa Por Faixa - Grandes Álbuns

CD: Come Away With Me
Artista: Norah Jones
Gênero: Jazz, pop, country, folk
Vendagem: Cerca de 26 milhões de cópias
Singles/Peak na Billboard: Don't Know Why (30°), Feelin' The Same Way (Não entrou), Come Away With Me (Não entrou), Turn Me On (Não entrou), Nightingale (promocional)

Grammy
Vitórias
2003
Best New Artist
Album of the Year
Best Pop Vocal Album
Best Engineered Album, Non-Classical
Song of The Year, Record of the Year, Best Female Pop Vocal Performance (Don't Know Why)

Ano: 2002




O ano era o de 2002. O mercado fonográfico era o território de cantoras pop loiras, rappers e boys bands. Então, uma jovem de apenas 23 anos sacudiu o mundo da música sem precisa de grandes recursos visuais, conquistando o público e a critica com seu primeiro álbum na carreira. Surgia aí Norah Jones, um dos grandes nomes da música contemporânea. O álbum era Come Away With Me, o responsável por revitalizar o jazz moderno ao se tornar um dos CD's mais vendidos de todos os tempos e levando os prêmios mais importantes do Grammy, inclusive o cobiçado Album of the Year batendo nomes consagrados como Bruce Springsteen e Eminem.


Faixas


1.Don't Know Why: A música que viraria a assinatura da carreira de Norah. A faixa mostra como a simplicidade pode ser um trunfo incomparável. Uma balada pop/jazz em que a narradora está se arrependendo de uma decisão é cantado de uma maneira suave, sonhadora e deliciosa por Norah que transmiti uma sensação de tranquilidade, mas sem perder a emoção. Um clássico moderno.
nota: 10

2.Seven Years: A delicadeza como a canção é conduzida e a escolha por deixar a voz de Norah como se fosse uma gravação acústica faz da faixa uma pequena pérola suave como uma brisa no verão.
nota: 8,5

3.Cold Cold Heart: Regravação do sucesso de 1951 de Hank Williams, Sr., Norah faz sua versão misturando um lado mais jazz em canção simples, mas extremamente bem produzida que mostra a personalidade da cantora sabendo respeitar o original.
nota: 8

4.Feelin' The Same Way: Aumentando o ritmo, mas sem perder a ternura, a cantora entrega uma faixa tão simpática como a sua mensagem de "ame você mesmo".
nota: 8

5.Come Away With Me: Outro grande momento do álbum em que vemos a construção de uma melancólica canção de amor envolta em uma poesia magnifica interpretada com perfeição por Norah.
nota: 10

6.Shoot The Moon: Uma faixa deliciosamente triste que ganha vida com a graça que a cantora coloca e o trabalho inspirado de instrumentalização em uma jazz/pop conservador, mas eficiente.
nota: 8,5

7.Turn Me On: Mostrando seu lado sexy nessa regravação de 1961, Norah entrega uma performance sensacional encovando a sua Aretha interior, apenar de continuar com a mesma delicadeza. Poderosa.
nota: 9

8.Lonestar: Dona de inúmeras influências, Norah mostra aqui outra faceta da sua sonoridade: bluegrass. Em uma canção tocante e reconfortante que faz qualquer um querer pegar uma cerveja e relaxar ouvindo sem ter hora para acabar.
nota: 8,5

9.I've Got To See You Again: Com uma pitada de tango, a faixa traz uma belíssima instrumentalização para combinar com os vocais sedosos e sensuais de Norah.
nota: 8,5

10.Painter Song: Simples, sensível e perfeita. A faixa só tem apenas dois minutos e meio, mas é tão boa que vale por um álbum inteiro.
nota: 9

11.One Flight Down: Uma balada pop mais tradicional, mas não menos inspirada mostra a doce vulnerabilidade de Norah em um trabalho competente.
nota: 8

12.Nightingale: A canção menos inspirada do álbum devido a escolha da produção de deixar a voz de Norah com um "aspecto" de acústica que aqui fica parecendo que é apenas uma demo. Mesmo assim, a faixa tem seus encantos, em especial, a sua composição escrita apenas pela cantora.
nota: 7,5

13.The Long Day Is Over: Não precisa de muito para essa canção emocionar com a sua letra sobre "descansar" que pode ser entendida de outra maneira sendo uma poética metáfora para a morte. Linda.
nota: 9,5

14.The Nearness Of You: O álbum é encerrado por essa maravilhosa regravação que Norah mostra ainda mais sua capacidade de emocionar com uma performance contida e clássica.
nota: 9

Nenhum comentário: