27 de outubro de 2014

Primeira Impressão

Sound of a Woman
Kiesza



Apesar de grandes e bons sucessos em 2014 até agora não havia aparecido nenhum álbum pop realmente digno de uma reverência calorosa e entusiasmada. A espera, porém, chegou ao fim com o lançamento do primeiro álbum da canadense Kiesza, o extraordinário Sound of a Woman.

Tendo como carro chefe o sucesso internacional do single Hideaway, Kiesza surpreende pelo fato do álbum ir bem além do que a canção poderia transmitir, ou seja, quebra a expectativa de apenas ser um trabalho excepcional pop/eletrônico com fortíssima influência dos anos noventa. Sound of a Woman é uma obra construída a partir de um intercalamento de várias influências que vão se intricando e formam um retunbante manifesto pop em forma de música. Todos os adjetivos que um álbum pop pode receber se aplicam aqui, mas, também, todos os elogios para um álbum artístico se cabem aqui com a mesma intensidade.

O produtor Rami Samir Afuni, responsável por quase todas as músicas, é o pilar central da crianção de Sound of a Woman que, além do imenso cuidado da parte instrumental, consegue transformar o CD em uma jornada dentro do que o pop mundial tem de melhor para oferecer recheando com camadas, nuances e texturas para depois misturar tudo com um acabamento cheio de referências à outros artistas que marcaram época e ajudaram a definir toda uma cultura. Em nenhum momento, contudo, toda essa "multidão" de ideias poderia resultar em um verdadeiro "Frankenstein" sonoro, mas, felizmente, o álbum flui de maneira sublime surpreendendo ao saber dosar o lado frenético das faixas dance com o lado dramático e romântico em baladas pop sensacionais. Outro trunfo da produção é fazer desse pop atemporal ouvido em Sound of a Woman uma sonoridade comercial, mas que também flerta pesadamente com o "conceitual" sem que nenhuma parte seja afetada para mais ou menos. Então, não bastasse ter toda essa qualidade na produção,

Kiesza conta com o seu talento próprio para elevar ainda mais o álbum. Dona de uma voz distintamente revigorante que trabalha genialmente no limite para não soar estridente, a cantora entrega aqui trabalhos vocais impressionantes mostrando muito mais que a capacidade de ser uma "diva dance" ao se adaptar com perfeição em diferentes facetas seja da "diva soul" até mesmo a "diva indie", porém, sem nunca perder o foco. Além de estar construindo a fama de ser uma artista com performances ao vivo inacreditáveis e clipes geniais. Não espere composições avassaladoras no sentido mais puro da palavra, mas, na verdade, espere um trabalho avassalador na elaboração de letras perfeitas para serem hinos pop com qualidades raras de ver ultimamente ao unir inteligência, substância e o fator "diversão" em uma mescla que passa longe do clichê ou repetitivo. Sem precisar de uma versão deluxe com trocentas canções extras e com um total de cinquenta minutos, Sound of a Woman é um trabalho completo que é uma obrigação ouvi-lo do começo ao fim para compreender toda a complexidade que se reside em um trabalho tão brilhante. Não acredito que Sound of a Woman será um sucesso de vendas, mas, para quem possa estar ciente da sua existência, deve ficar claro que Kiesza realmente entregou uma verdadeira obra prima do pop.

Nenhum comentário: