5 de fevereiro de 2017

Primeira Impressão

"Awaken, My Love!"
Childish Gambino




Acredito que existe um momento na carreira de todos os artistas que a sua capacidade de criação esteja no seu ápice, resultando em quantidade ou/e qualidade. Claro, alguns artistas têm vários momentos desses durante a carreira, aqueles que podemos considerar como os gênios/lendas. Ainda é muito cedo para determinar o futuro do rapper Childish Gambino, mas já é certo que o ano de 2017 será dele. Mas, você deve se perguntar, quem é Childish Gambino? Então, senta que lá vem história. 

Childish Gambino é o pseudônimo musical do ator/roteirista Donald Grover que está em pleno processo de consagração artística.  Depois de ser contratado para ser roteirista pela Tina Fey da série 30 Rock com apenas 23 anos, Donald ganhou um papel na cultuada sitcom Community. Com o fim da mesma em 2015, o ator emplacou a sua criação no canal FX: Atlanta, que relata sobre a vida da comunidade negra nos Estados Unidos, foi uma das mais elogiadas do ano passado, levando o Globo de Ouro de Melhor Comédia e o de melhor ator para Donald. E mais: o ator foi escalado para ser Lando Calrissian jovem em um novo filme do Star Wars e terá um papel de destaque no próximo filme do Homem-Aranha. Nada mal para um ator em começo de carreira. Paralelamente, Donald mantém o seu o seu projeto musical sob o nome de Childish Gambino, chegando no finalzinho do ano passado ao seu terceiro álbum. E mesmo que ainda não tenha chegado ao ápice do seu talento musical, "Awaken, My Love!"  é uma maravilhosa amostra do que o artista pode fazer.

"Awaken, My Love!" não é exatamente um álbum de rap, mas uma mistura fina e interessante de soul rock, funk, psychedelic soul e psychedelic rock. É bom deixar claro que o álbum não é exatamente a reinvenção de qualquer um desses gêneros. Na verdade, Childish parece muito mais interessando em prestar uma reverência a grandes nomes como James Brown, Jimi Hendrix, Nina Simone e toda uma sonoridade soul/rock dos anos sessenta/setenta e, ao mesmo tempo, dar um ar de modernidade para a sonoridade ao adicionar nuances e texturas de eletrônico e neo soul e, principalmente,  construções inesperadas para cada uma das onze faixas que fazem parte do álbum. Nenhuma música se parece com a outra aqui e, mesmo assim, todas parecem estar lingadas por uma mesma corrente que dá uma aparência sólida e coesa para "Awaken, My Love!". Claro que não é um trabalho para todos os públicos, ainda mais que o próprio Childish Gambino parece esta se descobrindo como artista. Todavia, o álbum é uma viagem que vale pena ser ouvida por aqueles que não têm de experimentar sons diferentes do que está no grande mainstream normalmente. Mesmo como faixa ótimas como Me And Your Mama, Boogieman, Redbone e California, o grande destaque do álbum é gospel/neo soul/rock soul Stand Tall. Donald Grover/Childish Gambino ainda não é um grande nome do show business americano e, talvez, esse nem seja o seu grande propósito, mas podem apostar que ainda iremos ouvir muito do artistas nos próximos anos.


Nenhum comentário: