8 de maio de 2017

Primeira Impressão

More Life
Drake



Drake é o maior rapper da atualidade no quesito comercial. Claro, os números do último álbum do Kendrick Lamar são impressionantes, mas o rapper não alcançou os números de vendas que o canadense sustenta já tem alguns anos. Entretanto, Drake ainda não tinha entregado um trabalho como um todo que pudesse mostrar na integra todo o talento dele. Como vocês leram o verbo utilizado foi no passado, pois Drake, finalmente, apresentou um projeto que está verdadeiramente a altura do seu talento. Entregou, sim, mesmo que não seja exatamente um "álbum".

Intitulado pelo Drake como uma playlist, More Life é de longe o melhor, mais coeso, maduro e interessante da carreira dele. Não que no projeto haja alguma faixa ou faixas que possam ser consideradas geniais, mas todas possuem o mesmo nível de qualidade criativa e técnica. E esse nível é incrivelmente alto. Gravado inteiramente nos momentos entre os projetos oficiais de Drake, More Life tem o equilíbrio perfeito entre o hip hop/rap com o R&B típico feito por ele nos últimos anos. Na verdade, esse último "estilo" parece predominar na playlist, criando uma sonoridade que dá uma personalidade completamente única para o rapper ainda mais com a adição de nuances que passam pela dancehall até mesmo ao simples e puro e direto pop. Um ótimo exemplo disso é a deliciosa Teenage Fever: usando como sample o refrão If You Had My Love da Jennifer Lopez, Drake cria um pequena pérola R&B/rap sobre o processo de transição entre um relacionamento para outro (provavelmente, a composição se refere ao fim do "romance" vai e vem com a Rihanna e o rápido affair dele com a própria J.LO). Interessante, bem produzida e com uma noção de sonoridade refinada, a canção é um ótimo reflexo da atmosfera geral do trabalho. E as qualidades não param apenas aqui.

Se Lamar é o responsável por refletir e repercutir sobre o atual momento sócio-politico da sociedade moderna, Drake encontra o seu verdadeiro nicho ao falar de sentimentos mais pessoais e íntimos. More Life é, então, um álbum sobre amor e suas ramificações. Claro, as composições não ficam limitadas apenas nisso, abrindo espaço para que o rapper divague sobre a sua própria vida, seus medos, sua família, sua carreira e sobre sucesso e suas consequência. Todavia, é quando o rapper fica "romântico" que as coisas realmente encontram o seu lugar e tudo parece fluir perfeitamente como é o caso da dancehall Passionfruit sobre manter um relacionamento a distância. Outros exemplos desse lado romântico dele ficam por contada da faixa Blem (sobre ser verdadeiro em um relacionamento), Nothings Into Somethings (sobre o seu relacionamento com tenista Serena Willians) e Since Way Back (sobre uma disputa amorosa entre Drake e  PARTYNEXTDOOR). Como artista, Dkake ainda está caminhando para cegar ao topo, mas com More Life foi dado um enorme passo para alcançá-lo.

Nenhum comentário: