27 de novembro de 2018

New Faces Apresenta: Billie Eilish

when the party's over
Billie Eilish

Com anos de experiência aqui no blog analisando o mundo da música pop/mainstream e aprendendo melhor sobre a sociedade em que vivemos já consigo perceber anomalias que surgem como é o caso da ascensão nos últimos tempos da novata Billie Eilish. Não que estamos diante de algo nunca visto antes, pois cantoras indie pop com ligações com o mundo do hip hop/R&B são bastante comuns. O que chama atenção é o fato que a cantora estar escalando posições nas paradas e chamando atenção de um parte do público fazendo algo muito parecido com o que alguns nomes recentes já fizeram como é o caso de Kelela, Kali Uchis e, principalmente, a sumida FKA twigs.

Em uma clara obervação de quem conhece as cantora citada pode notar um motivo bem explicito sobre o principal motivo que faz a Billie uma grande promessa: o fato dela ser branca. Não é preciso ser um gênio para entender isso rapidamente ao ouvir o single de maior sucesso da cantora até o momento: when the party's over. É necessário dizer que a cantora está longe de ser uma artista sem talento, pois when the party's over mostra que a jovem tem bastante potencial. O problema é, como dito anteriormente, o sucesso dela em detrimento de outras cantoras com a mesma qualidade, estética e talento, mas que não estão dentro do padrão jovem branca e bela que tem uma personalidade/visual alternativo. 

Colando isso de lado para analisar a canção, when the party's over e uma melancólica e minimalista balada indie pop que se utiliza da simplicidade para criar uma viagem de emoções. Flertando levemente com o eletrônico aqui e ali que lembra os trabalhos da Björk, o arranjo tem uma beleza frágil e etéreo que combina bem com a contida composição sobre o fim conturbado de um relacionamento.  É bom no resultado geral, mas ainda parece faltar profundidade verdadeira para dar força emocional para a canção. Além disso, a produção carece de mais nuances para alcançar plenamente pretendida. Isso não impede que a Billie e a sua voz encorpada e "sonhadora" possa dar o tom ideal para  when the party's over. Dito tudo isso, ainda é preciso abrir os olhos para esses fantasmas que rondam a nossa sociedade.
nota: 7,5

Nenhum comentário: