11 de maio de 2009

Do Fundo Do Baú-Dos Tempos Que o Black Eyed Peas Matou o Feminismo

My Humps
Black Eyed Peas


Quando em novembro de 2005 o grupo Black Eyed Peas lançou o single My Humps do álbum Monkey Business,a coisa ficou feia.A crítica e muita gente caiu em cima do grupo devido ao tema da música.My Humps(gíria para definir as "curvas" femininas)narra como uma garota usa seus dotes para conquistar os homens.Mas a coisa vai muito além,a letra é de uma profundidade de uma pedaço de papel e de uma falta de jeito igual a um elefante em uma loja de cristais.Cortesia de Will.I.Am.


"O que você vai fazer com toda essa bunda?
Toda essa bunda dentro desse corpão?
Eu vou te deixar bêbado,
Te deixar bêbado de amor pelos meus seios
O que você vai fazer com toda esse bumbum,
Toda essa bumbum dentro dessa calça jeans?
Eu vou te fazer gritar, te fazer gritar!
Por causa da meu bumbum, meu bumbum, meu bumbum, meu bumbum
Minhas amáveis curvas femininas (olha só)

Eu conheci uma garota na balada
Ela disse oi, oi, oi, vamos embora!
Eu poderia ser sua garota, você poderia ser meu amor
Vamos gastar tempo, não dinheiro
Eu misturo seu leite com meu cacau em pó,
Leite leite, chocolate,
Misturo seu leite com meu cacau em pó, leite leite, é isso aí!"

E para piorar,Fergie ainda tem a honra de nos brindar com essas pérolas:

"Eles dizem que eu sou muito sexy
Os garotos querem fazer sexo comigo
Eles sempre ficam perto de mim
Eles dançam perto de mim
Eles tentam pegar na meu bumbum
Olham para os minhas curvas
Você pode olhar, mas você não pode tocar,
Se você tocar, eu vou fazer um escândalo,
Você não quer escândalo algum
Sem, sem escândalo, sem ,sem, sem, sem escândalo
Então, não pegue na minha mão, garoto
Você não é meu homem, garoto
Eu só estou tentando dançar, garoto
E mexer minha bunda"

Então não é de se espantar que a música é considerada uma das piores do novo milênio.Tirando isso da frente,se olharmos por outro prisma daquele lado que diz "deixa isso para lá,o que tem,eu não to fazendo nada,você também que tal a gente bater um papo assim gostoso com alguém"e pensarmos apenas na diversão,a canção é legal.Ela é dançante na medida certa entre sexy e vulgar.Os vocais são bons.Fergie faz o papel de mulher objeto muito bem.Tem arranjo grudento e produzido corretamente.A letra se for apenas para tirar sarro,faz perfeitamente e até demais.Mas no frigir dos ovos e quando se coloca em questão assuntos sérios,a canção é machista e preconceituoso.E o pior nada se tirou disso.Pelo menos a sua "prima" direta U Can't Touch This do Mc Hammer ajudou a mudar um conceito de beleza nos Estados Unidos.Se for para ser vergonhoso,pelo menos sirva para algo.
nota:7

Nenhum comentário: