3 de maio de 2009

Os Sobreviventes



The Wrestler
Bruce Springsteen


Nada mais perfeito que Bruce Springsteen para compor a música tema do filme de mesmo nome,The Wrestler(O Lutador).Estrelado por Mickey Rourke a trama narra a historia de um lutador de luta livre que conheceu o sucesso durante os anos '80 e agora no fundo do poço prepara sua volta aosringues e ao mesmo tempo tenta se reerguer na vida pessoal.Além do personagem,o filme marca a volta de Mickey ao estrelado depois de ir ao fundo do poço depois do envolvimento com drogas,polêmicas pessoais e também devido ao temperamento difícil que,provavelmente,fez o perder o Oscar para o já recuperado Sean Penn.A canção também marca outro comeback a carreira de Bruce que ganhou o Globo de Ouro de melhor canção(injustamente,não foi nem indicado ao Oscar) e ajudou seu novo CD a ficar em primeiro lugar da Billboard com mais de 200 mil cópias sem nenhum hit nas paradas.
Bruce que já havia ganhado o Oscar pela composição de Streets of Philadelphia do filme Filadélfia em 1993,faz na homonima The Wrestler uma canção uma parte importante do filme.Apesar de não ser tão inesquecível como a de 1993,Bruce novamente faz uma peguena pérola.A letra é simplemente linda de uma profundidade e que retrata toda a complexidade da obra de Darren Aronofsky de uma maneira única e evitando qualquer tipo de cliché e maneirismo do gênero.

"Você já viu um pônei travesso no campo muito feliz e livre?
Se você já viu um pônei travesso, então você me viu
Você já viu um cachorro com uma perna só fazendo o seu caminho pela rua?
Se você já viu um cachorro com uma perna só, então você me viu

Então você me viu, eu venho e paro em cada porta
Então você me viu, eu sempre parto com menos do que eu tinha antes
Então você me viu, aposto que posso fazer você sorrir com o sangue que atinge o chão
Me diga, amigo, você pode pedir por algo mais?
Me diga, você pode pedir por algo mais?"

Os vocais são os sempre eficientes de Bruce que seu tom rouco ajuda na dramatização da música.O arranjo que tem alguns defeitos devido ao começo calmo demais,porém quando a faz a ponte para a parte "cantada" a coisaengrena.Independente de prêmios e reconhecimentos por acadêmicos,o fato que Bruce e Mickey são dois lutadores que só vão desistir quando a luz apagar.E o público agradece.
nota:8,5

Nenhum comentário: