19 de abril de 2010

Do Fundo Do Baú-Dos Tempos Que a Vanessa Carlton Tinha Uma Música de Sucesso

A Thousand Miles
Vanessa Carlton


Há um tempos atrás começou uma mania de reavivar os anos '80 principalmente sua música.Desde Madonna até Xuxa tocam em festas com esse tema.Além disso,muitos dessa geração consideram o melhor período musical.A questão é:e a nossa geração(que tem entre dezoito até vinte cinco anos)do que nos lembraremos se a nossa década(anos 2000) não foi a mais revolucionaria e criativa de todos os tempos?Eu respondo:muita coisa.Nada muito genial,mas algo que podemos chamar de "isso era da minha época".É o caso do único hit de Vanessa Carlton,A Thousand Miles.
Em seu álbum de estréia Be Not Nobody de 2002,a jovem cantora e pianista Vanessa Lee Carlton era a resposta pop ao sucesso de Norah Jones,apesar de A Thousand Miles ter sido lançada antes de Don't Know Why.As coincidências foram além:as duas músicas foram indicadas as Grammy's de Gravação e Música do Ano,mas quem levou o prêmio foi Norah.Mas parou por ai já que enquanto Norah seguiu a diante com sua bem sucedida carreira,Vanessa foi parar no limbo virando uma cantora de um hit só.
Mas voltando a A Thousand Miles,a música é que podemos considerar de "pop perfeito".Todo ali se encaixa em música simples,boa de ouvir e que de certa forma se torna inesquecível.Começando pelo ótimo arranjo com aquela batida cadenciada com várias nuances diferentes e o delicioso piano acompanhando.A voz delicada e suave de Vanessa é perfeita ao cantar a letra romântica,viciante e linda.Quem nunca se pegou cantando o refrão na parte 'Cause you know I'd walk/A thousand miles/If I could/Just see you.Ícone de uma geração que viu e vê ídolos se formarem e desaparecerem na mesma rapidez de uma invenção tecnológica.
nota:9

3 comentários:

Cláudia disse...

Vanessa Carlton é completa, quase perfeita. Suas composições têm conteúdo, oom arranjos muito bons e arrasa no piano. Não entendo como às vezes parece estar no limbo. Em minha opinião seu melhor CD é Heroes and Thieves. Home (que piano é esse ?!), This Time me envolvem muito sempre que as escuto. O resto do CD tem muito conteúdo também e mesmo galgada em um instrumento considerado mais clássico, seu piano envolve e não compromete a mistura do clássico e Pop. Mesmo em Harmonium ela já mostrou sua capacidade e crescimento. Que música/ letra linda a de Annie entre tantas outras ? Seu trabalho pode não ser do tipo que estoura, que não tem a divulgação e impacto do momento, está mais para concreto, eterno ou quase isso. Aguardo ansiosa o seu quarto CD como tantos outros fãs que ela tem em sua carreira mais para discreta mas com grande impacto e qualidade. Nota 1000 para Vanessa.

Luan Reis disse...

Olha, sinceramente não acho que os anos 80 seja a melhor década da música (eu sei que você não afirmou isso, estou apenas comentando), digo isso porque não vejo muita diferença para os anos 2000.

Acho que os anos 80 ganha em disparada em tendências e modismos, principalmente, com a explosão de Michael, Madonna, Cindy, Queen and others, mas não propriamente em evolução musical.

Para isso deixo os anos 50, só nesse período nasceu dois estilos que influenciaram a música pop, o Rock e a Bossa Nova (É DO BRASILLL!), sem contar os tantos outros ídolos dos anos dourados: Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Miles Davis, Coltrane, Tony Bennett,Frank Sinatra e tantos outros, que apesar de não serem propriamente dido POP, influenciaram e influenciam por demais até hoje!

Jota disse...

Concordo com você,Luan.

E valeu pelo posts
e Voltem sempre