23 de abril de 2010

O Melhor de Ana Carolina

Ela consegue gerar amor é ódio no mesmo tamanho.Seja a paixão pelos fãs(que eu pude ver ao vivo quando fui ao show dela e foi encoxado por uma "gordinha" lésbica) e desprezo por grande parte da crítica que não consegue ver nela esse talento todo.Como eu fico no meio consigo dar uma analise mais imparcial sobre a mineira Ana Carolina.Com uma voz potente e compositora de mão cheia,Ana consegui forma uma carreira solida com mais de dez anos arrastando fãs e vendendo milhares de CD's indo contra o mercado em crise.Então por isso a escolhi e resolvi escolher as melhores músicas gravadas ao longo de cinco álbuns solo desde 1999.Aqui estão:

Ana Carolina(1999)
Quando surgiu no final da década de '90,Ana foi ajudada pelo sucesso de cantoras como Cássia Eller e Zélia Duncan que tinham características muito parecidas principalmente a voz forte e canções marcantes.O grande sucesso do álbum foi a música Garganta.Mesmo assim parecia Ana fadada ao "one hit" até seu próximo CD.

As Melhores do Álbum


1.Garganta

Vim parar nessa cidade Por força da circunstância
Sou assim desde criança
Me criei meio sem lar Aprendi a me virar sozinha
E se eu tô te dando linhaÉ pra depois te... Han!

2.Nada Pra Mim

Eu não quero cantar
Pra ninguém a canção Que eu fiz pra você
Que eu guardei pra vocêPra você não esquecer
Que eu tenho um coraçãoE é seu!...

3.Alguém Me Disse


Pouco me importa que tu beijes tantas vezes
E que tu mudes de paixão todos os meses
Se vais beijar como eu bem sei Fazer sonhar como eu sonhei
Mas sem ter nunca amor igual ao que eu te dei.

4.A Canção Tocou Na Hora Errada

A canção tocou na hora errada
E eu que pensei que eu sabia tudo
Mas se é você eu não sei nada
Quando ouvi a canção,
era madrugada Eu vi você, até sentir tua mão
E achei até que me caia bem como uma luva
Mas veio a chuva e ficou tudo tão desigual

Ana Rita Joana Iracema Carolina
(2001)Ganhando mais autonomia e personalidade,Ana conseguiu se impor e colocar sua marca registrada no segundo álbum:suas composições.Das 15 faixas,12 tem autoria dela com parceiros ou sozinha.Grande canções românticas ganham forma na voz dela,além de criar canções com pegada mais brasileira.Apesar disso,o grande sucesso e o que fez Ana se firmar no cenário musical nacional foi a versão da música italiana La Mia Storia Tra Le Dita,Quem De Nós Dois.

As Melhores do Álbum

1.Quem De Nós Dois


E cada vez que eu fujo, eu me aproximo mais E te perder de vista assim é ruim demais
E é por isso que atravesso o teu futuro E faço das lembranças um lugar seguro...
Não é que eu queira reviver nenhum passado
Nem revirar um sentimento revirado
Mas toda vez que eu procuro uma saídaAcabo entrando sem querer na tua vida

2.Pra Terminar


Se eu te encontrar Não me pergunte como eu tô
Não saberia te explicar
Pra mim ainda não terminou Pra começar
Dizer que o amor chegou ao fim Esqueça de me perguntar
Se ainda há amor em mim

3.Ela é bamba

A mestiça é todo gás
Cada braço é uma viga do país
Abre o olho com ela meu rapaz Ela é quase tudo que se diz... Quando compra uma briga
Ela é demais
Vai no grooveE não deixa desandar
Ela é pop, ela é rap
Ela é blues e jazz
E no samba é primeira linha...

4.Eu Nunca Te Amei Idiota

As coisas mudam
E eu esperoQue nada aconteça Mas sempre acontece
Toda vez
Que eu perco a cabeça... Eu digo frases que parecem
Ter saído de uma novela E de repente lá se vai a TV
He!Pela janela... Eu nunca te amei idiota
Eu nunca te amei Lá Rárárárá
Eu nunca te amei idiota
Eu nunca te amei
Lá Rárárárá...

Estampado
(2003)Já consagrada,Ana fez seu melhor trabalho até agora.Estampado é uma coletânea de músicas inesquecíveis que misturam sentimentos que em cada um pode-se notar o talento dela.Letras incríveis e melodias belíssimas.Junta-se a isso a sua voz em estado de graça,temos um dos grandes álbuns nacionais dos últimos dez anos.

As Melhores do Álbum

1.É Magoa


Atirei uma pedra na sua janela
E logo correndo me arrependi
Foi o medo de te acertar
Mas era pra te acertar

E disso eu quase me esqueci
Atirei outra pedra na sua janela
Uma que não fez o menor ruído
Não quebrou, não rachou, não deu em nada
E eu pensei: talvez você tenha me esquecido

2.Vestido Estampado

Acabou
Agora ta tudo acabado
Seu vestido estampado
Dei a quem pudesse servir
Agora que eu não posso mais caber em ti
Não quero te ver, dizem que você não quer mais me olhar
Como velhos desconhecidos se você não me escuta eu não vou te chamar
O amor que eu dei não foi o mesmo que eu vi acabar
O amor só mudou de cor, agora já ta desbotado
Corra lá vem à tristeza atirando pra todos os lados
Pegue o vestido estampado, guarde pro carnaval
Guarde que eu nunca te quis mal Até o feriado quarta feira de cinzas e ta tudo acabado

3.Pra Rua Me Levar

Vou deixar a rua me levar
Ver a cidade se acender
A lua vai banhar esse lugar
E eu vou lembrar você

4.Nua

Eu vou contar pra todo mundo
Eu vou pichar sua rua
Vou bater na sua porta de noite
Completamente nua
Quem sabe então assim
Você repara em mim
Quem sabe então assim
Você repara em mim


Dois Quartos(2007)
Com a carreira estabilizada,Ana correu o risco e lançou um álbum duplo.Apesar de bem sucedido comercialmente,o álbum não vale tanto a pena como um todo.Se o lado um é um ótimo trabalho o lado dois é fraco e sem graça,tirando uma música.Tentando levantar polêmica com sua bissexualidade,Ana esqueceu de fazer um CD coeso.Mesmo assim há grandes músicas e o mais interessante é que a melhor está no lado dois e vale por quase o álbum inteiro.

1.Carvão

O amor em seu carvão
Foi me queimando em brasa num colchão
E me partiu em tantas pelo chão
Me colocou diante de um leão
O amor me consumiu, depois sumiu
E eu até perguntei, mas ninguém viu
E fui fechando o rosto sem sentir
E mesmo atenta, sem me distrair
Não sei quem é você

2.Ruas de Outono

Nas ruas de outono
Os meus passos vão ficar
E todo abandono que eu sentia vai passar
As folhas pelo chão
Que um dia o vento vai levar
Meus olhos só verão que tudo poderá mudar
Eu voltei por entre as flores da estrada
Pra dizer que sem você não há mais nada
Quero ter você bem mais que perto
Com você eu sinto o céu aberto

3.Rosas

Porque eu sou feita pro amor
Da cabeça aos pés
E não faço outra coisa
Do que me doar
Se causei alguma dor
Não foi por querer
Nunca tive a intenção
De te machucar...
Porque eu gosto é de rosas
E rosas e rosas
Acompanhadas de um bilhete
Me deixam nervosa...

4.Aqui

Aqui
Eu nunca disse que iria ser
A pessoa certa pra você
Mas sou eu quem te adora
Se fico um tempo sem te procurar
É pra saudade nos aproximar
E eu já não vejo a hora
Eu não consigo esconder
Certo ou errado, eu quero ter você
Ei, você sabe que eu não sei jogar
Não é meu dom representar

N9VE(2009)
O álbum mais fraco da cantora.N9Ve peca em vários sentidos.Não dá o total destaque ao talento vocal de Ana em músicas mornas e com arranjos chatos em sua maioria,além de não está inspirada como compositora gerando músicas arrastadas e frias.O mais interessante é que a melhor música é um sambinha simples e divertido enquanto as outras não passam da média.

1.Tá rindo, é?


Se der
pra você me emprestar aquele seu vestido azul cor de mar
E se não servir vou tentar perder um quilo e meio até lá
Semana que vem é o tal casamento e eu não tenho o que usar
Se der Ah...
E falando nisso homem bom hoje em dia tá ruim de arranjar
Aquele que eu tinha eu peguei com outra, mandei ele andar
Malandro e folgado comigo não dura mais nem um luar
Tá rindo, é?

2.10 Minutos

Fora, seu silêncio me devora
Algo diz pra eu ir embora
Não entendo os seus sinais
Mas fica com você
A desculpa pra inventar
Quando resolver ligar
Posso não te querer mais

3.8 Estórias

Todas as moças são partes que encontrei em mim
Riem e sonham e querem um grande amor totalmente pra si
Pense em mim, em tudo aquilo que ainda sou eu
Use a coragem não só para dizer adeus
Pense em mim, em tudo aquilo que ainda sou eu
Mentiras, sonhos e perdões que a vida me deu

4.Entreolhares (The Way You’re Looking at Me)(Part. John Legend)

Se ficar assim me olhando
Me querendo, procurando
Não sei não eu vou me apaixonar
Eu não tava nem pensando
Mas você foi pegando
E agora não importa onde vá
Me ganhou, vai ter que me levar
Com você é bom qualquer lugar

Um comentário:

lucas lopes disse...

belissima postagem, não concordo com algumas musicas que vc julga melhor dos cd´s, mas em sintese, é verdade tudo que disse, sobretudo, sobre o n9ve que realmente é um cd chatissimo, porém, faze que é a melhor música dela atá agora: tá rindo é?