16 de fevereiro de 2012

Passando a Limpo - Whitney Houston Part. I

Ela tinha tudo para se tornar uma estrela. Filha da cantora gospel Cissy Houston, prima de Dionne Warwick e afilhada da grande Aretha Franklin, Whitney Houston começou a carreira com apenas 11 anos quando cantando no coro da igreja da onde sua mãe frequentava. Também fez backvocal para nomes como Chaka Khan e Jermaine Jackson. Aos 16, depois de ser indicada ao contrário do que se fala, ela foi "descoberta" pelo produtor Clive Davi ao cantar em uma boate. Dois anos mais tarde ela lançou seu primeiro álbum.


Whitney Houston
Lançado no começo de 1985, o primeiro álbum de Whitney foi um das maiores sucessos das décadas se tornando o álbum de uma estreante mais vendido até então com cerca de 25 milhões de cópias. Elogiado pela critica, o álbum foi indicado para 5 Grammy's ao total vencendo um para Best Pop Vocal Performance, Female para a canção Saving All My Love for You. Além de três singles em primeiro lugar na Billboard.

Singles

Hold Me (feat. Teddy Pendergrass): diferente do que as pessoas pensam, o primeiro single lançado por Whitne foi um dueto com o cantor Teddy Pendergrass que depois foi incluído no álbum. Um dueto bem característico dos anos oitenta quando falava de soft rock misturando com R&B. Um trabalho bem feito, mas não inesquecível.
nota: 7

Thinking About You: o single faz juz a várias influências de Whitney teve como Chaka Khan. Misturando uma base mais de funk, Whitney começou a mostrar seu poder.
nota: 7,5

You Give Good Love: ela alcança o sucesso ao alcançar o terceiro lugar da Billboard com a primeira de uma série de baladas inesquecíveis. O poder vocal de Whitney impressiona pelo controle.

Saving All My Love For You: primeiro Grammy, primeiro número um na Billboard. A canção é até hoje um dos momentos mais inspirados da carreira de Whiyney. Aqui ela encarna uma amante conformada contando que mesmo com a família e a vida já construída do amante, ela vai continuar a esperar por ele "guardando todo seu amor para ele". Interpretação contida, mas inspirada.
nota: 9


How Will I Know: segundo número um seguido. Aqui ela vai numa onda mais up-tempo fazendo uma canção irresistível e dançante.
nota: 8,5
Greatest Love Of All: considerado um dos grandes momentos da carreira de Whitney, a canção fala sobre a batalha da compositora contra o câncer de mama. Regravado por Whitney, a canção conta uma letra com uma mensagem forte e de esperança que foi imitado ao longo dos anos. Whitney carrega a música como ela apenas e por isso quando alguém faz um "cover" a canção normalmente fica piegas e se torna brega.
nota: 8,5

Nenhum comentário: