14 de abril de 2013

Faixa Por Faixa

CD: Destiny Fulfilled
Artista: Destiny's Child
Gênero: R&B, hip hop soul
Vendagem: Cerca de 7 milhões de cópias
Singles/Peak na Billboard: Lose My Breath (3°); Soldier (3°); Girl (23°) e Cater 2 U (14°).
GrammyIndicações
2005
Best R&B Performance by a Duo or Group with Vocals (Lose My Breath)


2006
Best R&B Performance by a Duo or Group with Vocals e Best R&B Song (Cater 2 U)
Best Rap/Sung Collaboration (Soldier)
Best Contemporary R&B Album

Ano: 2004




Logo após o estouro da carreira solo da Beyoncé com o álbum Dangerously In Love, ela voltou para o grupo que a fez famosa para lançar o último trabalho delas. Na sua formação final e mais conhecida (contando com a presença de Kelly Rowland e Michelle Williams que também já tinham lançado albuns solos), o Destiny's Child lançou o álbum Destiny Fulfilled fechando o ciclo da girl band apesar de sempre haver  rumores de uma um possível volta definitiva. Mesmo não sendo considerado o melhor trabalho delas pela critica especializada, Destiny Fulfilled é o trabalho mais coeso da girl band na mistura precisa de R&B como pop e hip hop. Além disso, o trabalhou rendeu dois grandes hits: Lose My Breath e Soldier.


Faixas


1.Lose My Breath: O álbum já começa com o primeiro single e também a melhor canção do álbum: uma pancada hip hop com R&B que já mostra para que veio logo nos primeiros segundos. A inclusão de uma bateria insana na base principal da canção é um toque de mestre na elaboração do poderoso arranjo. A sexy, "sassy" e viciante composição tem no refrão avassalador se ponto alto e as performances como grupo e individuais da três apenas complementa o pacote com chave de ouro.
nota: 9

2.Soldier (feat. T.I. & Lil' Wayne): A canção mais "street" do grupo. A pegada de fazer carro "tremer" é muito divertida mostrando uma faceta diferente delas. Mesmo com alguns clichês como o uso de rappers em versos espalhados pela canção (um detalhe: Lil' Wayne ainda não tinha estourado no mainstream e a canção deu uma ajudada na carreira dele), a canção tem o ponto forte em mostrar cada uma do trio em suas personalidades e características bem definidas.
nota: 8,5

3.Cater 2 U: A primeira canção R&B de fato do álbum. A balada é uma modernização do estilo das bandas femininas dos anos sessenta sem parecer datada. Contudo, a canção tem uma mensagem, mesmo que romântica, que mostra uma mulher submissa ao desejos do namorado que não combina com a maioria das mensagens feministas do grupo.
nota: 8

4.T-Shirt: Seguindo um pegada mais sexy, a faixa mostra o lado mais sexual do trio ao som de uma batida cadenciada que parece trilha para fazer sexo. Sem abusar demais da "sacanagem", mas sem achar o tom certo para criar uma composição que cative de verdade, a faixa se perde no meio do álbum.
nota: 7

5.Is She the Reason: Outra faixa que se perde é esse down-tempo R&B sobre uma garota que confronta sobre a traição do namorado. Grande demais (quase cinco minutos) a faixa não marca e deixa um gosto de "nada" para o resultado final do álbum.
nota: 6

6.Girl: As coisas começam a melhorar com essa despretensiosa, divertida e viciante conversa entre amigas em forma de canção. A produção acerta ao dar uma atmosfera leve para o arranjo R&B que combina com os vocais contidos do grupo.
nota: 7,5

7.Bad Habit: Com os vocais principais apenas da Kelly, a faixa é uma lembrança de quanto a carreira da própria poderia ter sido bem mais do foi e ainda é. A música é um R&B competente com boa produção, vocais precisos e letra bem feitinha.
nota: 8

8.If: Uma balada onde as três vão se revezando nos vocais mostra que mesmo com vozes completamente diferente elas encontraram o "lugar" perfeito para a harmonização perfeita.
nota: 7,5

9.Free: Mesmo sem a presença das outras canção, a faixa tem uma bela melodia que priva por uma sonoridade cheia de nuances. Além do trabalho vocal diferente na elaboração do refrão e nos versos cantados por Kelly e Michelle.
nota: 7

10.Through with Love: Com uma forte inspiração gospel, mas sem perder a personalidade ou descambar para o piegas, o trio entrega essa poderosa canção com uma batida sensacional, vocais acachapantes e uma composição inspirada.
nota: 9

11.Love: O álbum termina com essa baladinha simples, mas eficiência que combina com o sucinto titulo.
nota: 7,5

International bonus tracks

12.Game Over:  Uma canção legalzinha que dá um toque mais sexy ao álbum sem ser vulgar.
nota: 7

Japanese bonus tracks

12.Gots My Own: A pior canção do álbum. Nada aqui é realmente bom sendo um erro mesmo como bonus.
nota: 5

14.Why You Actin': Ao contrário da música anterior, essa história de traição e confronto com o "traidor" tem vários bons momentos como a estrutura da canção e a composição divertida.
nota: 7,5

Um comentário:

lucas lopes disse...

engraçado que esse é o meu álbum favorito das gurias! não gosto muuito do survivor e TWOTW é o melhor álbum da carreira delas.

girl é minha favorita ever do DF.