22 de março de 2014

Faixa Por Faixa

CD: Who You Are
Artista: Jessie J
Gênero: R&B, pop
Vendagem: Mais de 2,2 milhões de cópias
Singles/Peak na Billboard: Do It Like a Dude (UK: 2°), Price Tag (UK: 1°, US: 23°), Nobody's Perfect (UK: 9°), Who's Laughing Now (UK: 16°), Domino (UK: 1°, US: 6°), Who You Are (UK: 8°) e Laser Light (UK: 5°),
Ano: 2011









A vencedora da última enquete para a escolha do álbum para ser analisado no Faixa Por Faixa foi o debut da inglesa Jessie J, Who You Are. Ele venceu o debut da carreira solo a Gwen Stefani (Love, Angel, Music, Baby).

A cantora começou a gravar o álbum em 2005, mas só depois que ela foi escolhida como a grande promessa pelo conceituado Critics Choice no começo de 2011 que o álbum realmente saiu do papel. Ajudado pelo sucesso dos singles Do It Like a Dude e, principalmente, Price Tag o trabalho vendeu mais de 100 mil cópias na primeira semana na Inglaterra. Jessie viu sua popularidade aumentar quando o single Domino (lançado na versão deluxe) alcançou o top 10 da Billboard. Além disso, Jessie se tornou a primeira cantora britânica a colocar seis canções de um mesmo álbum no top 10 da parada inglesa.


Faixas


1.Price Tag (feat. B.o.B):  "A canção tem uma pegada meio pop com reggae e hip hop completamente viciante em todos os aspectos. Produzida por Dr. Luke mostrando que têm muitas outras facetas que ele já mostrou. Tem cadencia sensual e dançante, mas se precisar de velhos clichês como auto tune e etc. Tem inteligência, ao ajudar a compor uma música com uma mensagem que não seja apenas "se divirta" e "dance muito". E tem tino para o inusitado ao fazer o rapper B.o.B dar sua ótima contribuição. Mas quem brilha mesmo é Jessie. Sua voz é acima da média, lotada de personalidade com um tom diferente e original."

2.Nobody's Perfect: "O single lançado como terceiro single do álbum Who You Are tem um grande defeito: Jessie parece estar sendo morta e está chamando por socorro em certos momentos. Grita tanto que quase estoura os tímpanos. Ok. Mas existe algo em Nobody's Perfect que consegue derrubar esse problema e se torna viciante. Até mesmo os vocais ganham outra dimensão se você analisar com mais calma. Jessie, mesmo exagerando, mostra que como uma cantora pop ela pode ir além vocalmente que a maioria das cantoras de hoje expressando personalidade com maestria. Só precisa maneirar um pouco. Nos outros aspectos, Nobody's Perfect é uma balada completamente diferente e original. Nada de sentimentalismos barato na produção do arranjo com uma pegada bem mais forte e cadenciada que encaixa perfeitamente com a letra pessoal e direta. É imperfeita, mas é sensacional dentro de suas limitações."
nota: 7,5
 
3.Abracadabra: Uma canção adorável misturando pop com R&B, mas que não chega a ser um momento marcante do álbum por ser "certinha" demais.
nota: 6,5

4.Big White Room (Live): Colocar uma canção gravada ao vivo no meio de um álbum de faixas em estúdio é bastante arriscado, mas aqui Jessie tem a sua escolha bem paga por dois motivos: primeiro, a faixa é extremamente pessoal já que a cantora fala retrata sobre o período que passou no hospital aos onze anos devido a problemas cardíacos e segundo, Jessie mostra todo o seu potencial vocal em uma interpretação comovente, mesmo com alguns cacoetes ao longo da faixa.
nota: 7,5

5.Casualty of Love: Não há como negar que a influencia de nomes como Mariah Carey  e outras cantoras de R&B dos anos '90 desde a produção até mesmo a letra romântica só que sem muito à adicionar para o estilo.
nota: 6,5

6. Rainbow: Uma faixa completamente confusa em uma batida esquisita que não decide o que é de verdade com vocais de Jessie extrapolando o uso dos seus cacoetes e um letra de autoajuda bastante clichê.
nota:4,5

7.Who's Laughing Now: "A canção é um ótimo pop com pitadas de sarcasmo, humor e ironia sem perder a essência. A canção, em tom autobiográfica, narra como a Jessie era tratada quando criança. Sofrendo bullying por ser diferente, ela dá volta por cima e agora todos querem ser seus amigos. Ligada com que é "moda", Jessie passa uma ótima mensagem de superação sem precisa ser piegas com pitadas de humor na medida certa. O pacote se completa com a produção inspirada acima da média misturando pop com batidas de hip hop e Jessie mostrando personalidade ao máximo."
nota: 7,5

8.Do It Like a Dude: O primeiro sucesso da cantora é uma inusitada, original e eficiente pop urban com uma letra feminista bem ousada e nada piegas. Jessie entrega uma performance incrível mostrando a sua sensacional versatilidade vocal.
nota: 8  

9.Mamma Knows Best: A faixa tenta fazer uma mistura de pop com big band, mas na verdade sua utilidade aqui é apenas para mostrar a capacidade vocal de Jessie que é impressionante, mas acaba exagerando em vários momentos o que acaba deixando a música um pouco arrastada.
nota: 6

10.L.O.V.E.: Mais uma faixa simpática, mas que peca bastante pela falta de criatividade da produção que não consegue criar uma batida mais interessante e original.
nota: 5

11.Stand Up: A mensagem de autoestima é até boa, mas, novamente, a produção erra ao entregar uma faixa que navega entre o pop e o R&B sem mostrar para que veio de verdade.
nota: 5,5

12.I Need This: Melhor que suas antecessoras, essa balada quase chega a empolgar em especial pela boa presença de Jessie, mas cai sua composição caí em lugares comuns sem muito o que mostrar de verdade.
nota: 6

13.Who You Are: "Escolhido como sexto single do álbum e que também leva o nome do álbum, Who You Are mostra o quanto boa é a voz da Jessie. Diferente, cheia de personalidade e capacidade técnica. Ela é capaz de segura só no "gogó" uma canção que nem é tão boa. Who You Are é pop com mensagem bonitinha, mas batida: "Seja você mesmo". Além do arranjo pouco inspirado. Contudo, Jessie mostra como uma cantora deve se portar dominando a canção e, não, ao contrário."
nota: 6,5


Deluxe Edition

14.Domino: "Um pop bobo, sem graça em que nenhum momento destaque o talento de Jessie. O produtor Dr. Luke faz a sua produção mais sem imaginação até agora. Não é comercial, não é divertida, não é horrível. Tem o mesmo sabor que picolé de chuchu sem açúcar. Para cantar a canção, com composição razoável, poderia ter sido escalado qualquer cantora com algum talento. Jessie perde tempo atirando para longe do alvo."
nota: 5

15.My Shadow: Uma baladinha mid-tempo bonitinha que ao menos não é um tiro no pé.
nota: 6,5

16.Laser Light (feat. David Guetta): LaserLight é a parceria de Jessie J com o produtor/DJ que foi lançada na versão especial do álbum Who You Are e virou o sétimo single. Tudo que é bom em Titanium ele repete aqui: seja a a produção caprichada que ajuda a refinar transformando a canção em um eletropop grandioso, vocais poderosos e interpretação impecável de uma Jessie inspirada e uma letra simples, mas cativante. Só que o déjà vu faz com a canção perca um pouco da força que teria se você única ou lançada primeiro. É uma continuação que peca apenas por querer ser tão boa como a original.
nota: 8

Nenhum comentário: