17 de março de 2014

Primeira Impressão

Kiss Me Once
Kylie Minogue


A primeira coisa que você precisa saber sobre o décimo segundo álbum da carreira da Kylie Minogue é simples: Kiss Me Once não vai mudar o cenário pop atual. Colocando esse fato de lado, vamos a boa noticia: Kiss Me Once é um ótimo álbum de pop e, por consequência, um ótimo trabalho da Kylie.

Independentemente do resultado final e geral de qualquer trabalho da Kylie sempre podemos observar uma característica que é intrínseca da cantora australiana: o cuidado em entregar um produto de qualidade. Não importa se você vai gostar ou não do que é mostrado, mas não podemos negar que a cantora se cercou do melhor para construir seu álbum. Ao contrario de jovens estrelas, Kylie não está disposta em fazer um álbum apenas por fazer resultando em um caça níquel barato. Kylie é uma artista e quer mostrar a sua arte da melhor maneira possível. Dito isso, nos concentramos em Kiss Me Once em si.

Kiss Me Once é um álbum pop redondinho e sem nenhuma inovação, mas que entrega o que um CD de pop deve ser: divertido, dançante e despretensioso. Trabalhando com produtores pouco conhecidos (exceto o Pharrell Williams) que tem um grande currículo por trás, Kylie consegue manter intacta sua sonoridade já refinada há anos e ao mesmo tempo dar uma leve envernizada com algo mais "moderninho". Com isso Kiss Me Once ganha uma personalidade que reflete sua dona sem precisar recorrer a lugares comuns ou estratégias safadas para atrair o público. Kylie sabe quem é o seu público e faz para eles. Pena que nem todas as canções funcionam perfeitamente como poderiam como é o caso da faixa que dá nome ao álbum Kiss Me Once (boa, mas não marcante o suficiente) e o Beautiful  que é o dueto com Enrique Inglesias (uma balada bonitinha, mas que não decola em nenhum momento). Quando tudo sai direitinho temo momentos deliciosos como a dançante Million Miles e o ótimo primeiro single Into The Blue. Kylie não é uma cantora com uma grande extensão vocal, mas sempre soube como usar todas as qualidades da sua delicada voz para entregar interpretações perfeitas para cada canção. Sem usar de efeitos vocais em excesso a cantora mostra como uma cantora de pop dever ser sem perder a sua áurea pop. As composições são eficientes e perfeitas para o que um álbum pop pretende ser: uma coleção de letras contagiosas, descontraídas e bem construídas, especialmente nos refrões em que reside a alma de uma canção pop. Dentro de Kiss Me Once há quatro momentos que condensam de uma vez só todas as qualidades de Kylie: a sensacional Sexercize, a viciante Les Sex, o "tributo" sensacional à Marilyn Monroe em Mr. President (tudo o que Work Bitch deveria ser) e a linda mid-tempo balada Sleeping With the Enemy (essas duas são parte da versão deluxe do álbum). O resultado final de Kiss Me Once é simples e direto: Kylie Minogue continua sendo a Kylie Minogue, ou seja, uma diva pop de verdade.

Nenhum comentário: