17 de novembro de 2014

Faixa Por Faixa

CD: Yours Truly
Artista: Ariana Grande
Gênero: R&B/Pop
Vendagem: Cerca de 600 mil de cópias
Singles/Peak na Billboard: The Way (9°), Baby I (21°), Right There (84°)
Ano: 2013














Mais conhecida até então pelo papel em uma série de TV voltada ao público infanto-juvenil, Ariana Grande teve a primeira chance de mostrar o seu talento como cantora na trilha sonora do show. Logo assinou um contrato com uma grande gravadora e começou a trabalhar em seu primeiro álbum. Até então, cantoras e cantores com esse mesmo histórico sempre apareceram e ganharam destaque devido, principalmente, pelos fãs, digamos, entusiasmados. Poucos desses artistas, porém, chamaram a atenção pelo seu talento. Então, a surpresa com o lançamento da carreira de Ariana foi perceber o quanto talentosa era a jovem sendo dona de uma voz poderosa comparada (nas devidas proporções) à grandes nomes como Mariah Carey e Whitney Houston. E mais surpreendente foi o fato de ver tantos nomes de peso no mundo da música como Babyface e Harmony Samuels "apoiando" a novata. O resultado do seu álbum debut é melhor que os mais otimistas poderiam esperar: um ótimo trabalho R&B/pop que resgata da melhor maneira a sonoridade dos anos '90 sem soar datada e ao mesmo tempo dá para Ariana a plataforma perfeita para mostrar para o mundo o seu imenso talento e potencial. E, desde já, Yours Truly já pode ser considerado um pequeno clássico moderno.

Faixas

1. Honeymoon Avenue: Abrindo o álbum está essa faixa em que Ariana é presenteada como uma canção definidora de carreira e que pode ser considera como uma das melhores produções R&B dos últimos tempos. Embarcando em várias influências do R&B (em especial o que remete a sonoridade das girl bands da Motown misturada com a sonoridade do R&B do meio dos anos '90), a faixa é um delicioso e elegante abra-alas para um álbum tão interessante quanto a faixa em que tudo dá certo: arranjo brilhante, vocais sensacionais e letra viciante. Uma verdadeira pérola.
nota: 8,5

2. Baby I: "A produção capitaneada por Babyface faz do single um excepcional R&B construído perfeitamente em torno da capacidade vocal de Ariana. Baby I tem influência de pop e um pouco de disco na medida certa para dar uma vibe mais comercial para a canção sem perder a refinada construção dada por Babyface. Ariana entrega uma performance poderosa sabendo conduzir todas as mudanças indo da doçura até os agudos mais "mariahanos". Tudo muito bem contido não extrapolando em nenhum segundo qualquer nível de bom senso. A composição é leve, romântica e se encaixa lindamente na figura de Ariana."
nota: 8


3. Right There (Feat. Big Sean): "Right There é praticamente irmã de The Way que foi o primeiro single do álbum Yours Truly da Ariana Grande. Produzidas por Harmony Samuels as duas canções são um R&B/pop com influência da sonoridade dos anos '90e com o featuring de um rapper. Acontece que em vez de ser uma "continuação" inferior Right There é bem melhor que a sua antecessora. O principal fator para essa nítida mudança é que a canção é mais original que The Way sem precisar se escorar nas muletas do uso do sample para construir um divertido e romântico arranjo mid-tempo que se encaixa perfeitamente na sonoridade de Ariana. Outro ponto positivo é a participação redondinha de Big Sean que combinou com a performance carismática da jovem cantora mostrando grande potencial fazendo a gente acredita que no futuro ela pode carregar música bem maiores."
nota: 8

4.Tattooed Heart: Nessa faixa, Ariana é levada em uma nova jornada musical e coloca em uma faixa que moldura perfeitamente o estilo blue-eyed soul das grandes baladas dos anos cinquenta com maestria, delicadeza e sem soar datado. A canção também serve como uma plataforma para Ariana colocar em pratica o seu incrível poder vocal.
nota: 8

5.Lovin' It: Apesar de menos inspirada que outras canções do álbum, a faixa consegue de forma competente "encher o álbum", mas sem perder a qualidade e lembrando a sonoridade da cantora Brandy.
nota: 7

6.Piano: Com uma adorável pegada pop e mostrando a versatilidade de Ariana (o que seria mais usada no seu segundo álbum), a canção é uma adorável canção e complemente despretensiosa.
nota: 7,5

7.Daydreamin': Voltando com o R&B, Ariana encontra novamente no estilo o solo fértil em que pode brilhar em uma produção redondinha e bem estruturada.
nota: 7,5


8. The Way (Feat. Mac Miller): "The Way resgata uma sonoridade que esteve em alta no começo dos anos '00 com nomes como da Jennifer Lopez e da Mariah Carey: R&B/pop com uma vibe cadenciada com featuring de rapper. Sem soar datada, o single é uma canção cativante emoldurada em arranjo bem feitinho que não extrapola ou deixa pontas soltas. O erro da canção é usar o sample da canção A Little Bit of Love da cantora Brenda Russell que já foi usada em uma música com a mesma pegada: I Want You da Thalía com o rapper Fat Joe de 2003. Quando The Way começa quase espero pela mexicana cantar. A canção acerta na composição que mesmo não sendo um trabalho primoroso acerta ao não infantilizar a jovem para atrair o público teen e também não força a barra para mostrar o lado mulher dela. A boa química entre Ariana e o rapper Mac Miller ajuda a dar o tom da canção. Contudo, Ariana é que impressiona por seu uma cantora com um grande potencial ao mostrar um tom comercial, mas diferente das cantoras da mesma faixa etária que conta até com agudos (os famosos gritinhos) que lembram a Mariah."
nota: 7

9. You'll Never Know: Outro trunfo do álbum é conseguir ser equilibrado tanto nas canções com cara de "single" como naquelas consideradas "filles". Essa faixa pop prova essa característica: longe de sensacional, mas tem a capacidade de ser um produto bem finalizado fazendo a ponte para a próxima canção.
nota: 7,5

10. Almost Is Never Enough (Feat. Nathan Sykes): Outro ponto alto do álbum é essa balada pop ao piano com a participação de um dos integrantes do The Wanted. Apesar de tradicional em seu formato, as duas performances dos cantores e a bela instrumentalização ajuda a criar uma música apaixonante.
nota: 8

11.Popular Song (Feat. MIKA): Saída do álbum do Mika e regravada com Ariana, a faixa é uma deliciosa critica sobre as consequências da fama e os aproveitadores de quem fica famoso.
nota: 8

12.Better Left Unsaid: O álbum termina com o único erro do álbum: na tentativa de dar uma cara mais pop/dance que acaba resultando um batidão pouco inspirado.
nota: 6,5

Nenhum comentário: