16 de dezembro de 2014

Os Melhores Singles de 2014 - Parte 2




Parte 1


40.All About That Bass
Meghan Trainor

"O grande trunfo da canção para o sucesso que está fazendo nos Estados Unidos (onde alcançou o 2° lugar e ainda tem chances de ficar em primeiro) e em vários outros mercados é o fato dela se diferenciar da maioria do pop que está nas paradas. O single é pop retrô com os dois pés no chamado doo-wop, estilo consagrado nos anos '60 que é uma variação do R&B criada por músicos das comunidades negras que tinha como principal base a harmonia vocal entre vários cantores, uma batida minimalista e composições simples."
Resenha

39.I Deserve It (feat. Missy Elliott & Sharaya J)
Faith Evans

"Além de marcar a volta de Faith, I Deserve It também tem como atrativo a presença da sumida Missy Elliott que assina a co-produção da canção. Usando sample da canção To Be Young, Gifted and Black da rainha Aretha Franklin, a canção é trabalho leve, para cima e com uma vibe "feel good" que lembra a sonoridade dos anos '90 de maneira saudosa sem soar perdida no tempo."

38.Anything Goes
Tony Bennett & Lady Gaga

"A primeira é uma regravação de uma das canções mais conhecidas do compositor Cole Porter e segue a mesma da primeira parceria entre Tony e GaGa com uma atmosfera indo de encontro com as "big band" em que, mais que cantores, os dois são anfitriões para o deleite e divertimento do público. Anything Goes funciona perfeitamente, além da ótima produção, devido a química entre Tony e GaGa em dois performances precisas."

37.Dumb (feat. Meek Mill)
Jazmine Sullivan

"Carregando o estandarte de nomes como Mary J. Blide e Lauryn Hill, Dumb é sobre uma mulher forte que decide terminar o relacionamento ao descobrir as traições do amado. A composição responde à altura a intenção de expressar a força dos sentimentos que atingem a narradora, mas ao mesmo tempo entregar um produto divertido e com uma pegada viciante. É impossível não cantar o refrão simples e extremamente eficiente."

36.Don't
Ed Sheeran

"A canção é uma história sobre como uma garota (mais especificamente uma cantora) brincou com os sentimentos de Ed e o traiu com o seu melhor amigo. Segundo boatos, desmentidos por Ed, Don't é sobre Taylor Swift e o tempo que eles andaram juntos. Tirando suposições sobre a musa inspiradora de lado, a composição é um trabalho espetacular tendo a capacidade de contar uma história com começo ao fim, mas sem perder a noção rítmica e adicionando várias referências pessoais com referências pop."

35.Froot
Marina & The Diamonds

"Como se tivesse saído do nada, Marina traz de volta o sabor adocicado e psicodélico da pós-disco em uma canção que pode até não conquistar de primeira, mas vai ficar tocando várias vezes na sua cabeça depois de ouvir pela primeira vez. Longe do soul disco do Daft Punk, Froot demora mais tempo para empolgar e quando consegue a produção o transforma em uma deliciosa música dançante deslocada do seu tempo, mas com um apelo irresistível."

34.Bang Bang (feat. Ariana Grande & Nicki Minaj)
Jessie J

"O single, lançado como primeiro single do próximo álbum de Jessie e inserido na versão deluxe de My Everything da Ariana, é uma mistura bem amarrada de pop com R&B que resulta em uma canção divertida e despretensiosa. Sem querer inovar, a produção encabeçada pelo Max Martin constrói uma batida chiclete e dançante, mas sem precisar recorrer para a "farofa dance" ajudando muito a canção a ganhar pontos por originalidade."

33.Uptown Funk (feat. Bruno Mars)
Mark Ronson

"O single, primeiro do seu próximo álbum, é a consagração máxima da influência soul/funk/pop com base nos anos oitenta que Mark já mostrou em outras oportunidades, mas que encontra aqui o seu ápice. O primeiro acerto da canção é chamar Bruno Mars para ser os vocais em Uptown Funk: o cantor passa a sensualidade, a malandragem e a exata noção de "soul singer" que a canção precisa para ganhar vida."

32.Calling All Hearts (feat. Robin Thicke & Jessie J)
DJ Cassidy

"A canção tem aquela vibe dos sucessos da banda Chic como Le Freak e Good Times. E não é nenhuma coincidência, pois o DJ cita o grupo como uma das suas influências e terá o guitarrista da mesma em seu álbum, o lendário Nile Rodgers. Mesmo com essa grande semelhança, Calling All Hearts consegue ser um trabalho sólido conseguindo caminhas por conta própria com uma batida deliciosa e um trabalho de instrumentalização perfeita."

31.Fancy (feat. Charli XCX)
Iggy Azalea

"O grande trunfo da canção é conseguir imprimir uma identidade bem própria para Azalea ao saber misturar com maestria uma batida mais demarcada puxando para o hip hop com um verniz pop, mas que apenas agrega para canção sem fazer Fancy perder sua personalidade. Devido a isso, a canção ficou viciante daquele tipo que gruda desde a primeira "ouvida". A rapper ainda precisa encontrar seu próprio caminho já que em certos momentos ela soa como outras cantoras/rappers, mas sua performance aqui é poderosa e a boa participação da cantora inglesa Charli XCX ajuda a elevar a canção."

Nenhum comentário: