30 de dezembro de 2014

Os Melhores Singles de 2014 - Parte 4




Parte 1
Parte 2
Parte 3


20.Let Go for Tonight
Foxes

"A canção é um verdadeiro bálsamo para meus ouvidos cansados por fazer um pop refinado em todos os níveis. As boas decisões da produção começam pela ótima construção do arranjo que abriu mão de artifícios como, por exemplos, o uso de sintetizadores para construir uma batida mais natural através de uma base em um piano. Sem precisar apelas para batidas estereofônicas, Let Go for Tonight se baseia em um pop mais clássico mesmo com elementos de eletropop."

19.Somethin' Bad (with Carrie Underwood)
Miranda Lambert

"Somethin' Bad fala sobre o que são as duas cantoras: mulheres fortes. Porém, aqui, o intuito não é exatamente dos mais, digamos, puro. No melhor estilo Thelma & Louise, as duas estão prontas para fazer as melhores atrocidades em uma jornada de fúria. Claramente inspirada no filme Thelma & Louise, a composição, além de ser um trabalho bem construído, não se furta de ser politicamente incorreto em tempos de chatice. A produção acerta perfeitamente na elaboração do arranjo que faz de Somethin' Bad um country rock/pop poderoso e vibrante."


18.Empire
Shakira

"A canção marca a volta da cantora às suas influências mais rock que é uma das bases de sua sonoridade. E mais que apenas um retorno, Empire mostra toda a força artística da cantora. Produzida pela cantora e por Steve Mac, o single é uma balada rock/pop com um arranjo épico muito bem construida tanto na sua parte técnica quanto na sua sonoridade em que podemos testemunhar toda a exuberância criativa que Shakira é capaz de entregar."

17.Ghost
Ella Henderson

"O que mais chama a atenção em Ghost é que uma garota com apenas 18 anos é capaz de escrever uma letra tão profunda como aqui. Mesmo com a co-autoria de Ryan Tedder, Ghost é uma obra adulta, cativante, emocional e pungente sobre os pesadelos que um amor destrutivo pode trazer na vida de uma pessoa. Ghost mostra a maturidade de uma artista que pode crescer tanto que o mundo poderia se render aos seus pés"

16.Love Me Harder (feat.The Weeknd)
Ariana Grande

"Love Me Harder é pop/R&B dance tradicional, mas que também emana uma atmosfera diferente que ajuda a ir além do esperado para uma canção de uma das artistas em alto no grande maistream americano. A produção dá para o single uma mistura de sensualidade com uma melancolia romântica perfeita para fazer a canção se destacar entre a multidão. Boa parte dessa sensação é devido a surpreende e perfeita escolha para o featuring: o pouco conhecido The Weeknd. Um dos nomes da nova safra do novo R&B, The Weeknd ajuda a dar o tom sombrio da canção mesmo sendo uma canção de amor colocando de cabeça para baixo as expectativas."

15.Drunk in Love (feat. Jay Z)
Beyoncé

"Esqueça as batida fáceis que estamos acostumados quando de trata de uma fusão de hip hop com outros estilos já que Drunk in Love passa longe de ser mainstream. A produção (que tem como produtores o Timbaland e J Roc) faz da canção um impressionante mistura de trap com hip hop ao utilizar uma batida bem cadenciada e sexy dando para a canção uma estrutura minimalista, mas ao mesmo tempo poderosa. Ainda mais com o acréscimo de detalhes que fazer a diferença como a leve influência oriental bem no começo da canção. Beyoncé está "em chamas" em sua performance sensacional cheia de malícia, sensualidade e com um toque de girl power mostrando quem manda ali é ela ainda mais com a participação do maridão Jay-Z em mais um ótimo featuring."

14.Crying for No Reason
Katy B

"Aqui Katy faz um sincero e melancólico pedido de desculpas a quem ela magoou. Só que mais que apenas se desculpar a letra mostra toda a jornada dentro da mente da autora em que releva toda a culpa que sente. Um trabalho realmente tocante. Claro, se a canção fosse uma balada tradicional o efeito da composição poderia ser esvaziado, mas o produtor Geeneus dá para a produção um arranjo surpreende ao saber pesar dosar toda a emoção já estabelecida com um arranjo comovente seja pela força ou por se dançante sem cair em armadilhas como, por exemplo, se tornar uma "farofa"."

13.I'm Not the Only One
Sam Smith

"Carregada na influência de jazz misturado com R&B e gospel, Sam entrega uma canção simples e delicada, mas que funciona perfeitamente ao transmitir a emoção necessária para combinar com o tema da canção. I'm Not the Only One é sobre aquele momento que alguém descobre que está sendo traído. A linda e melancólica composição é como se fosse aquele momento que a pessoa confronta o "infiel" e Sam entrega vocais aveludados de tristeza em uma performance cativante."
Resenha

12.Thinking Out Loud
Ed Sheeran

"Sabe aquelas declarações de amor que casais fazem sobre viver juntos para sempre que para quem não está apaixonado parece uma grande babaquice? Então, Thinking Out Loud segue esse caminho com uma composição fala em envelhecer juntos vivendo esse amor eterno? Então, essa é Thinking Out Loud, mas, felizmente, acaba se tornando em uma das declarações de amor mais lindas e românticas dos últimos tempos por ser uma obra simples, direta e que sabe dosar o pieguismo na medida certa. Ajuda muito a ótima produção que entrega uma balada pop/blues com um arranjo perfeito e com a personalidade perfeita para Ed brilhar com sua aveludada voz."

11.Flawless (Remix) [feat. Nicki Minaj]
Beyoncé

"O que mais gostei na canção foi o fato da canção ser um caça níquel barato. Isso acontece devido a produção não entregar uma canção remix que tem de diferente apenas a adição da parte do featuring. ***Flawless é, sim, um remix de verdade já que da canção original foi tirada toda a estrutura da nova versão e ganhou novas inserções tanto na batida, quanto na letra. Uma das modificações mais importantes foi a exclusão do discurso da escritora Chimamanda Ngozi Adiche que fazia a "ponte" entre a primeira parte e o final da canção original. Essa mudança já tira da canção a atmosfera mais conceitual e dá uma envernizada comercial. Felizmente, essa é a única perda substancial que a canção sofre, pois as outras não afetam o resultado final. A batida crua e bem urban continua perfeita e as suas modulações de cadencias parecem fluir melhor na reestruturação feita. Colocar Nicki com featuring poderia ser um risco: sua personalidade funcionária ao lado de Beyoncé? A resposta é sem dúvidas um grande sim já que a rapper dá conta muito bem da tarefa entregado uma das suas participações mais inspiradas nos últimos tempos."
Resenha

Nenhum comentário: