27 de outubro de 2015

Faixa Por Faixa

CD: Loud
Artista: Rihanna
Gênero: Dance pop/ R&B
Vendagem: cerca de 8 milhões de cópias
Singles: Only Girl (In The World), What's My Name?, Raining Men, S&M, Man Down, California King Bed e Cheers (Drink To That).
Grammy:
Vitórias

Only Girl (In The World) - Best Dance Recording

Indicações

Loud - Album of the Year/Best Pop Vocal Album
What's My Name? - Best Rap/Sung Collaboration

Ano: 2010




Após o  lançamento do sombrio e pesado de Rated R em 2009, Rihanna estava decidida em sair dessa "fossa" com um trabalho mais alegre, dançante e, principalmente, extremamente divertido. O resultado disso foi o melhor álbum comercial da cantora até o momento: Loud é uma uma máquina mortífera de hits um atrás do outro. Produzido por uma equipe sensacional, o álbum ajudou a carreira de Rihanna a se estabelecer como a gigantesca pop star que é hoje em dia redefinindo várias regras do mainstream do mundo pop. 



Faixas


1.S&M: "O tom dado na música é tão divertido, sexy e descontraída que lembra muito os tempos de Girl Just Want To Have Fun. Contagiante desde os primeiros "na na na na come on", S&M mostra uma Rihanna leve e safadinha com um vocal correto, mas delicioso. Como já se sabe, a letra de S&M fala de sexo, especificamente do sadomasoquismo."
nota: 8

2.What's My Name? (feat. Drake): "Essa mistura de reggae com R&B resulta em uma canção sexy e deliciosa de ouvir. Tudo muito bem orquestrado pelo produtor Stargate. RiRi dá uma arrastada no sotaque para deixar algumas palavras com uma pronúncia provocante como "body". Vocalmente, ela não precisar se esforçar muito para entregar uma performance sólida e precisa. A escolha de colocar a parte do rap já no começo é bem vinda, apesar de Drake não representar nada realmente especial para a canção, pois é em RiRi o seu grande alicerce. A composição poderia ter mais "corpo"."
nota: 7,5

3. Cheers (Drink to That): "A canção usa como sample parte da canção I'm With You da Avril Lavigne. Usa-se a canção lenta para criar uma dançante com toques de reggae com pop e rock. O resultado é divertido, mas bem além do que poderia se esperar. A letra de "vamos nos divertir" quase cai no lugar comum sem agregar nada ao repertório de RiRi. Apenas mais uma música de festejar no mercado. Já os vocais cheios de personalidade de Rihanna ajudam a canção ter um rumo, mesmo não sendo seu melhor trabalho."
nota: 7

4.Fading: Apesar da ótima ideia de utilizar a música One by One da Enya e a boa produção, a faixa erra com o vocais medianos da Rihanna e a composição sem apelo realmente emocional mesmo sendo uma letra de fim de relacionamento.
nota: 6,5

5.Only Girl (In The World): "Indo completamente contra o que mostrou em Rated R, Rihanna aparece em Only Girl (In the World) descontraída, dançante e muito divertida. A parceria com o produtor Stargate parece continuar rendendo bons frutos e ao que parece vai ser o terceiro hit deles depois Don't Stop the Music e Rude Boy. E seguindo essa primeira está a base de Only Girl: um pop dançante de primeira qualidade. A batida feita perfeitamente para as pistas é a grande qualidade da música. Mesmo parecendo seguir a tendência, a canção caminha por uma direção mais orgânica pegando influencias claras do eurodance tradicional e colocando numa panela ainda mais pop. Vemos uma evolução técnica na voz de Rihanna que aos poucos vai me surpreendendo. Em certos momentos ela quase gritando sua voz não irrita. Além disso,o efeito auto-tune parece ser usado com cautela o que resulta num performance mais natural."
nota: 8

6. California King Bed: "Em California King Bed ela mostra seu lado mais pop rock romântico, gênero tão em falta hoje em dia. A canção seria a sua "I Will Always Love You" ou a sua "Vision of Love" e não duvido muito que quando esse post for publicado ela possa estar no topo da parada Billboard ou muito perto disso. California King Bed tem todas as qualidade de virar o "love hit" do ano. Começa com Rihanna simplesmente arrasando nos vocais. Ela alcança notas altíssimas com facilidade, mas não esquece dos momentos mais delicados e calmos. Ambos com o mesmo brilhantismo. Com produção da dupla The Runners, o arranjo é um ótimo trabalho mesclando com perfeição o lado mais doce da canção com o mais dramático. A guitarra que permea todo o arranjo é um achado genial. Mesmo sendo uma canção romântica em sua essência, California King Bed é uma canção sobre separação. Ou que leva a ela. RiRi canta "que mesmo dormindo ao lado do amor da sua vida todos os dias, ela se sente como se estivesse a milhas e mais milhas de distância um do outro". Tema ousado para uma canção de amor, ainda mais com tantas metáforas diferentes."
nota: 8,5

7.Man Down: "A canção é, até agora, o trabalho mais refinado que a RiRi já fez encarnado uma versão feminina de Bob Marley. A canção é um reggae de primeira qualidade que consegue apresentar um lado novo e muito bem vindo da cantora. Não há concessão na produção da canção em colocar pitadas de pop ou outro estilo já usado por ela. É reggae 100% na veia. Uma produção primorosa do desconhecido Shama "Sham" Joseph que consegue tirar esse sabor caribenho de Rihanna em seu melhor estado. E ela não decepciona. RiRi está em estado de graça nos vocais genais. Nenhum esforço para conseguir o tom certo para a música, inclusive, colocando sotaque mais forte em certos momentos. Mas isso seria diminuído se a letra não fosse tão boa. Mas ela é, e muito melhor. Nada de "vamos dançar até o fim do mundo", RiRi conta a história de como assassinou um homem. Sem frescuras. Sem meios termos. E isso dá a letra um toque meio sombrio que apenas erriquece a canção. E como o creme em cima do bolo tem o poderoso e avassalador clipe para arrematar com chave de ouro."
nota: 8,5

8.Raining Men (feat. Nicki Minaj): Apesar de não ser do mesmo nível das três últimas canções, a faixa é uma despretensiosa e divertida mistura de hi hop com pop que se beneficia pela ótima química da Rihanna com a Nicki Minaj.
nota: 7,5

9.Complicated: O que impede esse dance R&B/pop de ser uma faixa sensacional é o fato dos vocais de Rihanna estarem em várias momentos exagerado parecendo que a cantora está gritando.
nota: 6,5

10.Skin: Longa demais e com um tom dark que não combina com o resto do álbum, a faixa poderia estar no álbum anterior da cantora que funcionaria muito melhor.
nota: 6,5

11.Love The Way You Lie (Part II) [feat. Eminem]: Versão lenta do sucesso em que a cantora participou ao lado do rapper Enimem, a nova versão adiciona uma dramaticidade nova a canção ao ser a visão feminina da história de amor e ódio. A participação de Eminem é outro ponto positivo, pois os seus versos são novos e bem elaborados.
nota: 8

2 comentários:

christine blog disse...

Skin é incrível. Ela é longa, mas nem dá pra sentir, pq ela é envolvente. E Complicated também adoro, não me incomoda o tom alto da voz. Alem de todas as outras.

Unknown disse...

Excelente resenha! De todas as faixas do "Loud", a que eu menos gosto é "Complicated". Os vocais parecem gritados demais. E embora eu goste de "Skin", acho que ela se encaixaria melhor em "Rated R".