13 de outubro de 2015

Primeira Impressão

Unbreakable
Janet Jackson


Apesar de sempre ter vivido de certa forma na sombra do legado que o seu irmão Michael Jackson, Janet Jackson já provou por conta própria, quase trinta anos atrás, que tinha direito um lugar ao sol. Além disso, a cantora conquistou o seu espaço na história ao lançar obras, agora, imortais como Control (1986), Janet Jackson's Rhythm Nation 1814 (1989), janet. (1993) e The Velvet Rope (1997) que ajudaram a redefinir o pop/R&B americano e mundial influenciando nove entre dez estrelas contemporâneas. Assim como qualquer grande nome da música, Janet enfrentou um longo período de baixas: os seus últimos quatro álbuns foram recebidos de maneira muito menos calorosa do que os trabalhos anteriores e, por consequência, as vendas foram caído vertiginosamente, houve o "incidente" na apresentação do Super Bowl em 2004, o fim do seu relacionamento com o produtor Jermaine Dupri, os novos problemas que ela enfrentou em relação a sua imagem e, o maior deles, a morte de MJ em 2009. Por causa de tudo isso, Janet Jackson ficou afastada do mundo da música durante um período de sete anos (o seu último álbum foi Discipline de 2008). Então, assim como a fênix que renasce das cinzas, a cantora está fazendo o seu grande retorno e não poderia ser em melhor forma: Unbreakable é o melhor álbum da cantora em quase vinte anos e o trabalho perfeito para ajudar a Janet a colocar seu nome novamente entre os grandes da atualidade.

O grande trunfo de Unbreakable é conseguir unir várias facetas em apenas um trabalho: ao mesmo tempo em que busca agradar os fãs sendo um agradecimento em forma de música, o álbum também mostra a vontade de Janet em atrair uma nova legião de fãs ao se arriscar em novas sonoridades sem perder, porém, a sua personalidade já definida, mas nunca repetindo o que ela já fez. Ou seja: Janet Jackson faz praticamente o impossível ao ter a capacidade de agradar a gregos e a troianos. Obviamente, o responsável por isso é a produção: Janet volta a trabalhar com a dupla de produtores Jimmy Jam & Terry Lewis. Ao lado deles, a cantora teve em mãos os seus maiores sucessos ao longo da carreira e conquistou dois Grammys ao longo das últimas décadas. Sem trabalhar com eles desde 2006, a reunião em 2015 não poderia ser de melhor resultado: Unbreakable é uma sólida obra de R&B contemporâneo com grandes pitadas de pop e dance music que ao mesmo tempo reflete a sua personalidade também injeta uma vibrante lufada de ar fresco. Uma das artistas que consagrou o estilo R&B slow-tempo misturado com outros gêneros, Janet Jackson, que também assina como produtora, não tem medo de ousar ao introduzir na sua sonoridade novas texturas e sabores para atualizar a sua persona musical. Tudo é feito com um cuidado invejável e uma inteligencia muito acima da média entregando um álbum que beira a perfeição técnica em vários sentidos, pois Unbreakable é coerente, coeso, fluido e, mais importante, empolgante do começo ao fim. Há momentos menos inspirados e outros mais inspirados, mas, não há como negar, Janet imprimi a sua marca de maneira graciosa. 

Sem nunca ter sido reconhecida pela voz poderosa, a cantora mostra que não há a necessidade de alcançar grandes notas para dar o seu recado. Assim como Madonna e Kylie Minougue, Janet usa as melhores qualidades da sua voz para carregar, não apenas as canções dançantes, mas, principalmente, as faixas mais lentas mostrando o seu belo e delicado timbre. Em vários momentos, Janet lembra muito os vocais do finado Michael Jackson e bate uma sensação de saudade e melancolia. O que impossibilita Unbreakable de ser uma obra genial são as suas composições: apesar de da vibe positiva refletindo o bom momento pessoal que a cantora passa, Unbreakable precisava de um apuro linguístico para elevar os sentimentos expostos nas letras. O trabalho feito não é ruim, mas, na maioria dos casos, o resultado é apenas correto deixando um abismo entre a produção o conteúdo lírico que poderia ter sido evitado. Não é uma característica que chegue a afetar drasticamente o resultado final, pois Unbreakable têm faixas Dammn Baby, After You Fall, Night, The Great Forever, o single Unbreakable e, a melhor do álbum, BURNITUP! em que a rapper Missy Elliott dá as caras mostrando a falta que faz no mundo musical. Como já coloquei antes, Janet Jackson mostra o quanto a sua presença ainda é importante para a música e Unbreakable não poderia ter um nome melhor para definir o talento da cantora.

Um comentário:

Anônimo disse...

Além das músicas, a capa TAMBÉM está fantástica... Esse cabelo é LINDO! E foi #1 na hot 200 e nem teve taaaaanta divulgação.